quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O Evangelho nos Convida a Crer


(Transcrito)


“Porque no Evangelho é revelada a justiça de Deus... como está escrito: ‘o justo viverá pela fé’.” Rm 1. 17

Deus não nos convida a ver, mas a crer. Nos convida a ter fé. Bem sabemos que a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a Palavra de Cristo (Rm 1. 17), portanto não há nada mais poderoso do que a Palavra, que gera fé no coração mais duro, na nação mais cética e no homem mais ímpio.

“O justo viverá pela fé” foi inicialmente citada em Habacuque 2.4, proferida em meio a um tempo de dores e sofrimento. Paulo a repetiu 600 anos depois e Lutero a teve como lema no século 16. Nos dias de Habacuque o povo enfrentava perseguição, morte e dor. Buscaram a Deus pedindo libertação imediata, mas a resposta do Senhor foi outra. Deus não desejava apenas livrar o Seu povo da dor, mas convidá-lo a crer. Não queria produzir um efeito temporário, mas eterno.

O convite do Senhor é um convite para crer. Não somos convidados apenas a seguir um conjunto de práticas ao longo da vida, mas para, de coração, crer. A fé nos leva a caminhar mais perto de Deus, dá paz à alma e constrói a expectativa de que, em Deus, coisas boas e novas podem acontecer.

Nenhum comentário: