quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Soberba X Sinceridade

 Por Angela Vauthier

"Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’." (Lucas 18:13)🙇🏻‍♂️✝️



Quem nunca se sentiu envergonhado em orar em voz alta numa reunião, por achar que não irá conseguir usar palavras adequadas ou bonitas? Ou ainda, recebeu um pedido de oração de alguém que lhe disse que não sabia como falar com Deus? O que  esquecemos é que para falar com Deus é muito simples.

A Bíblia nos conta que certa vez foram ao Templo para orar um fariseu e um publicano. O fariseu fazia parte de uma classe de religiosos que se achavam superiores, por cumprirem a Lei de Moisés e ainda iam além do que a Lei determinava. O publicano era de uma classe odiada pelo povo, pois eles eram os responsáveis pela cobrança dos impostos para Roma e para o povo, eles eram traidores.

 A postura do fariseu no Templo foi de uma completa soberba. De pé, ele não estava orando a Deus, mas declarando quase que diretamente para o publicano as suas ações, que aos seus olhos eram superiores. Sua oração mais parecia uma apresentação de um currículo que impediria qualquer outro candidato a uma vaga conseguir superá-lo.

O publicano, também de pé, mas longe do fariseu, fazia a sua oração de cabeça baixa. Ele não se achava digno de levantar os olhos aos céus, e apenas batia em seu peito pedindo a Deus que tivesse misericórdia. O seu currículo não era vasto, mas a sua sinceridade diante de Deus foi mais do que suficiente para que ele voltasse para casa com o seu coração em paz.

Quando orarmos, não devemos nos preocupar com o uso das palavras eruditas, mas sim, em rasgar o nosso coração diante de um Pai que nos conhece profundamente. Ele não está preocupado com a nossa graduação, nem com os nossos ritos litúrgicos, o que de fato importa é a nossa sinceridade e reconhecimento de que não somos nada sem Ele.

Que tenhamos a mesma atitude do publicano, que possamos sempre pedir a Deus por Sua misericórdia. Que nossas orações sejam sinceras e que a verdadeira beleza dela seja a verdade contida em cada palavra. Pense nisso!


Nenhum comentário: