quarta-feira, 9 de setembro de 2020

O Poder das Palavras

Por Angela Vauthier

Davi disse a Abigail: "Bendito seja o Senhor, o Deus de Israel, que hoje a enviou ao meu encontro.
Seja você abençoada pelo seu bom senso e por evitar que eu hoje derrame sangue e me vingue com minhas próprias mãos". 
(I Samuel 25:32,33)🤝🏻✝️





Quantas vezes numa discussão nós não alteramos o nosso tom de voz? E normalmente dizemos que é impossível não fazê-lo, pois "o sangue ferveu" e perdemos o controle. O resultado é sempre prejudicial, pois no calor da discussão, falamos sem pensar e magoamos com nossas palavras duras e nem sempre conseguimos reverter a situação. 

Davi quando estava fugindo de Saul, pois este queria matá-lo, foi para o deserto e na cidade do Carmelo havia um homem muito rico chamado Nabal a quem ele pediu ajuda. Porém a maneira como Nabal respondeu ao pedido foi áspera demais. Ele além de negar a ajuda, humilhou a Davi fazendo pouco caso de sua pessoa. 

Isso gerou uma revolta muito grande em Davi, pois tempos atrás, os pastores de Nabal foram protegidos por ele e seus valentes, e agora o "pagamento" que receberam foi esse. A reação de Davi foi ordenar aos seus valentes a se armarem com suas espadas para irem ao encontro de Nabal e matar a todos de sua casa. 

Mas um dos empregados de Nabal contou o que aconteceu para Abigail, esposa de dele, e ela como uma mulher inteligente, resolveu 
interferir na situação. Sem que o seu esposo soubesse, Abigail enviou seus empregados com comida e água para entregar a Davi e logo em seguida foi ao seu encontro. Sabiamente, ela assumiu a culpa de seu esposo e ainda o qualificou como insensato, pediu desculpas a Davi, proferiu palavras de bênçãos sobre a sua vida e ainda o reconheceu como futuro rei de Israel. Declarou que ele não deveria assumir um reino com as mãos sujas de sangue, mas que deixasse a vingança nas mãos de Deus. 

Com essa atitude, ela conseguiu trazer Davi à razão e acalmou os ânimos. Ele a elogia pelo seu bom senso, declara que a sua atitude evitou uma tragédia e lhe despede com a promessa  de que atenderá às suas palavras. 

Porém, mais sábia do que a sua atitude com Davi, foi com o seu esposo. Ela não falou nada para Nabal antes de sair de casa, pois provavelmente ele a impediria e a tragédia com certeza iria acontecer e só revelou o que houve, quando ele estava sóbrio e podia lhe ouvir atentamente, já que Nabal estava em festa com seus empregados enquanto Abigail conversava com Davi. 

Abigail apesar de ter um marido ignorante e perverso, era uma mulher doce e sábia. Suas palavras conseguiam transformar situações, pois se assim não fosse, o empregado não a teria procurado para contar o que havia acontecido. 

Que aprendamos com Abigail a elevar as palavras e não o tom da voz. Que tenhamos sabedoria para falar no momento certo e com as palavras exatas, pois palavras mal proferidas matam a alma, a confiança e as relações. 

Nenhum comentário: