domingo, 6 de setembro de 2020

Cuidado Com Os Olhos

 Por Angela Vauthier


"Sansão, porém, disse ao pai: 'Consiga-a para mim. É ela que agrada aos meus olhos'." 

(Juízes 14:3b) 👁️❤️





Todos nós temos a preferência pelo que é belo, seja uma paisagem, uma canção, um quadro, um rosto. O belo nos encanta. Atualmente a estética tem sido o foco principal de muitas pessoas  e a cada dia, novos procedimentos surgem, sejam na cosmética ou na área cirúrgica. Muitos procuram a "perfeição" estética por causa dos olhares de terceiros, para se sentirem bem, não consigo mesmos, mas com a opinião de quem lhe segue nas redes sociais. Precisam agradar aos olhos de quem lhe acompanha, sobrevivem de likes e comentários.

Sansão, apesar de ter sido escolhido por Deus para liderar o povo de Israel e vencer os inimigos através da força sobrenatural que recebera, tinha um ponto fraco: ele se deixava encantar pelo que via. A sua esposa foi escolhida por ele porque lhe agradava aos olhos, embora seus pais não concordassem com esse casamento. Mas ele insistiu e o casamento foi um fiasco, houve confusão na festa, morte na região e ele enfurecido foi embora para casa de seus pais. A sua esposa foi dada para o seu amigo e por causa disso mais tragédia aconteceu, pois Sansão incendiou as plantações daquele lugar e em atitude de vingança, as pessoas queimaram a sua esposa e o pai dela.

Depois Sansão se encantou por Dalila, e essa mulher foi a sua destruição moral e espiritual. Aos olhos de Sansão, ela era uma mulher confiável a quem ele podia contar todos os seus segredos mais íntimos. Apesar de guiar seus sentimentos pelos olhos, ele estava "cego de paixão" por ela. Ele abriu o seu coração por completo, mas os seus olhos não conseguiam enxergar a cilada que ela estava preparando. 

De tanto viver pelo que lhe agradava aos olhos, seu castigo foi ficar cego. Perfuraram seus olhos e cortaram seus cabelos. Com o tempo, seus cabelos cresceram novamente, mas tornou-se um homem comum, sem a força sobrenatural. Ele nunca mais pode ver o raiar do dia. A escuridão passou a ser a sua companheira até o dia de sua morte.

Precisamos olhar além das aparências, precisamos ver o essencial. Deus não atenta para o nosso exterior, Ele vê o nosso coração e os sentimentos que alimentamos nele. Que não sejamos como Sansão, que não vivamos somente pelo que agrada aos nossos olhos, mas que possamos viver na direção de Deus e enxergar o que Ele tem preparado para nós. A beleza é agradável, mas um dia ela passa, por isso, cuide de sua alma, ela é que vai voltar para Deus. Pense nisso!

Nenhum comentário: