sexta-feira, 9 de maio de 2014

Família, Lugar de Reconciliação



(Transcrito)


LEIA Gn 33.1-20


“Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram.” Gn 33.4

A família é a instituição mais antiga do mundo. Preexiste à igreja e ao Estado. É a base de toda a estrutura social. Nela se desenrolam as relações mais profundas. Às vezes, os relacionamentos ficam estremecidos dentro do lar. Filhos se levantam contra pais e pais contra filhos. Irmãos declaram guerra a seus próprios irmãos, e assim, a família se torna um campo de guerra. 

A família de Isaque e Rebeca lança luz sobre o assunto. Esse casal teve Esaú e Jacó, dois filhos gêmeos. Representavam duas nações. Seus pais, por falta de habilidade, cavaram abismos no relacionamento deles, em vez de construir pontes de amizade entre eles. Isaque tinha predileção por Esaú e Rebeca por Jacó. Os filhos separaram os pais e os pais jogaram um filho contra o outro. A mentira e os arranjos tramados nos bastidores só agravaram a relação já estremecida dos irmãos.

Jacó roubou astuciosamente a bênção de primogenitura. Esaú, furioso, resolve matar seu irmão. Jacó foge de casa e nessa fuga passa mais de vinte anos fora. Só depois de constituir família e voltar à sua terra é que Jacó tem um encontro com seu irmão. Deus aplainou o caminho e eles se abraçaram, choraram e se perdoaram. A reconciliação deles trouxe paz para a família na terra e glória para Deus no céu.



Nenhum comentário: