quinta-feira, 22 de maio de 2014

Família, Lugar de Obediência aos Pais

 

                                                


(Transcrito)


LEIA Pv 13.1-25

 
“O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão.” Pv 13.1
 
É na família que aprendemos a dar os primeiros passos rumo à obediência. A obediência aos pais é o caminho mais seguro para a felicidade e a rota mais certa para a prosperidade. É ordem de Deus: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá (Ex 20.12). O apóstolo Paulo disse que este é o primeiro mandamento com promessa. A obediência aos pais é uma atitude justa, um princípio universal.

Sua ausência é sinal de decadência da sociedade. O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão. Quem não escuta conselhos, escutará: coitado! Quem não ouve a voz da repreensão, oferecerá as costas aos açoites. Muitas tragédias acontecem, ainda hoje na família, porque os filhos se recusam os escutar o conselho dos pais. Muitos casamentos errados acontecem porque os filhos não escutam os pais.

Muitos acidentes ocorrem porque os filhos são rebeldes aos ensinamentos dos pais. As cadeias e os hospitais estão cheios de filhos rebeldes; os cemitérios estão povoados por jovens que foram ceifados precocemente, porque não deram atenção à orientação dos pais. Cabe aos pais amar a Deus e inculcar nos filhos a boa Palavra de Deus; compete aos filhos, acolhê-la com mansidão.
 
 

 

Nenhum comentário: