terça-feira, 15 de abril de 2014

Uma Conversa no Espelho





(Transcrito)


LEIA Sl 116.1-19


“Volta, minha alma, ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo” 
Sl 116.7

A pessoa mais difícil de lidar na vida é aquela que vemos diante do espelho. O discurso mais árduo de pronunciar é aquele que dirigimos à nossa própria alma. A exortação mais urgente deve ser dirigida à nossa própria alma. A introspecção é uma viagem difícil de fazer. Olhar para dentro é mais difícil do que olhar para fora. É mais fácil falar para uma multidão do que conversar com a sua própria alma. É mais fácil exortar os outros do que exortar a nós mesmos. É mais fácil consolar os aflitos, do que encorajar-nos a nós mesmos.

Não é fácil conversar com aquele que vemos diante do espelho. O salmista um dia estava muito triste e percebeu que precisava endereçar sua voz não para fora, mas para dentro. Então disse: “Por que estás abatida ó minha alma, espera em Deus, pois ainda O louvarei”.

A tristeza não vai durar para sempre. Devemos levantar nossos olhos e saber que Deus está no controle da situação, ainda que agora isso não seja percebido. O louvor e não o gemido; a alegria e não o choro é que nos espera pela frente. Podemos, então, dizer como o salmista: “Volta minha alma ao teu sossego, pois o Senhor tem sido generoso para contigo”. Não alarme os outros com suas angústias, console a você mesmo com as mesmas consolações que vêm de Deus.



Nenhum comentário: