quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Quem Sou Eu?




(Transcrito)


LEIA Salmo 115

“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” Sl 51.17

A humildade é a condição de Deus para ouvir nossas orações. O Senhor “resiste aos soberbos” (I Pe 5.5), “derruba a casa do orgulhoso” (Pv 15.25a), “não tolera o homem de olhos arrogantes e de coração orgulhoso” (Sl 101.5), “detesta os orgulhosos de coração” (Pv 16.5), “tem um dia reservado para todos os orgulhosos e altivos, para tudo o que é exaltado para que eles sejam humilhados” (Is 2.12).

Antes de aceitar o desafio de libertar o povo hebreu do Egito, Moisés disse ao Senhor: “Quem sou eu?”. Antes das diversas vitórias de Davi, o grande rei de Israel, declarou: “Quem sou eu, Senhor Deus?” (I Cr 17.16). Antes de construir o Templo de Jerusalém, Salomão falou: “Quem sou eu para lhe edificar a casa?” (2 Cr 2.5-6). 

Jesus legou-nos o maior de todos os exemplos. Num ato emblemático e didático, lavou os pés dos discípulos e requereu o mesmo espírito humilde de Seus amigos.
Disse que veio para servir e não para ser servido (Mt 20.28). Ensinou que se é grande quando se é pequeno (Lc 22.26). Mostrou aos Seus seguidores que envergadura espiritual se mede de joelhos. Portanto, ao invés de afirmar: “Eu sou!” esteja pronto a indagar: “Quem sou eu?”. Deus não rejeita a oração do humilde de espírito.




Nenhum comentário: