segunda-feira, 22 de setembro de 2014

A Superioridade do Amor




(Transcrito)


LEIA I Coríntios 13.1-3



“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa...” I Co 13.1

Depois de tratar dos dons espirituais, Paulo aborda um caminho sobremodo excelente. Em I Coríntios 13.1-3, fala da superioridade do amor sobre os dons espirituais. O que caracteriza a verdadeira espiritualidade é o amor e não os dons. A Igreja de Corinto tinha todos os dons, mas era imatura espiritualmente. Conhecemos um cristão maduro pelo fruto do Espírito e não pelos dons do Espírito. No texto, Paulo diz que o amor é superior ao dom de variedade de línguas (ICo 13.1), ao dom de profecia (ICo 13.2), ao dom de conhecimento (ICo 13.2), ao dom da fé (ICo 13.2), ao dom de contribuição (ICo 13.3) e até mesmo ao martírio (ICo 13.3).

Sem amor os dons podem ser um festival de competição em vez de ser uma plataforma de serviço. Sem amor nossas palavras, por mais eloquentes, produzem um som confuso e incerto. Sem amor, mesmo que ostentando os dons mais excelentes como profecia, conhecimento e fé, nada seremos.

Sem amor nossas ofertas podem ser egoístas, visando apenas nosso engrandecimento em vez da glória de Deus e o bem do próximo. Sem amor nossos gestos mais extremos de abnegação, como o próprio martírio, de nada nos aproveitarão. O amor dá sentido à vida e direção à caminhada. Quem ama vive na luz, conhece a Deus e se torna conhecido como discípulo de Jesus.




Nenhum comentário: