quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O Amor Que Cobre Transgressões


(Transcrito)


LEIA Provérbios 10.1-32


“O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões” Pv 10.12

O amor não é uma emoção, mas uma atitude. O amor não é o que diz, mas o que faz. O amor enaltece as virtudes do próximo e, ao mesmo tempo, encobre suas transgressões. O amor confronta o amigo pessoalmente e o defende publicamente. O amor não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Quem ama não expõe a pessoa amada ao ridículo. Quem ama não vulnerabiliza o relacionamento, desnudando a pessoa amada, mas esforça-se para cobri-la com o seu cuidado protetor.

Cão, filho de Noé, ao ver a nudez de seu pai não a cobriu e por isso sofreu amargamente as consequências desse ato. Ele agiu na contramão do amor. O amor cobre multidão de pecados. O amor não se alegra com o fracasso do outro, antes, protege o outro do vexame. O amor não espalha notícias desabonadoras, mas é uma caixa de ressonância do bem.

O marido precisa proteger a esposa e a esposa precisa proteger o marido. Os pais precisam proteger os filhos e os filhos precisam proteger os pais. A família precisa ser refúgio para os feridos. A Igreja precisa ser abrigo para os aflitos e cansados. Numa comunidade onde reina o amor, os erros são tratados com discrição e as virtudes são divulgadas com profusão. Onde o amor reina, prevalece o cuidado, fortalecem-se os vínculos e pereniza-se a devoção.



Nenhum comentário: