quarta-feira, 29 de abril de 2015

Caminhos do Senhor e o Amor




(Transcrito)

LEIA  Deuteronômio 10.12-19

“Por isso amareis o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.” Dt 10.19

Qual o significado de andar nos caminhos do Senhor? A princípio, a resposta é oferecida em termos genéricos. O amor condescendente de Deus em escolher Abraão para ser um veículo especial de bênçãos (Dt 10.14,15). Diante disso, uma resposta de amor e humildade é requerida do povo (Dt 10.16). Mas finalmente a passagem tece mais detalhes sobre o significado de andar nos caminhos do Senhor.

Andar nos caminhos do Senhor, aqui, significa fazer pelos outros o que Deus deseja que lhes seja feito. Mais particularmente, fazer para os outros o que Deus já fez por você (no caso de Israel, em sua experiência de libertação do Egito e provisão de roupa e comida no deserto). Andar nos caminhos do Senhor é espelhar o seu caráter, seguir seus passos.

Andar nos caminhos do Senhor significa, em suma, amar como Deus ama. A lição é simples, quem não ama, quem nutre ódio, quem despreza a justiça social, quem rejeita o oprimido, quem fecha os olhos ao necessitado, quem tampa os ouvidos ao clamor de quem sofre, está afastado dos caminhos do Senhor e do Evangelho; ainda que seja membro assíduo das reuniões de uma comunidade cristã ou ocupe domingo após domingo os bancos de uma Igreja Evangélica.



Nenhum comentário: