segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Um Pregador na Terra dos Deuses




(Transcrito)


LEIA Atos 17.1-34

“Porque passando... encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO...” At 17.23

O apóstolo Paulo acabara de chegar em Atenas, a capital intelectual do mundo. Ao percorrer a cidade ficou revoltado com a idolatria reinante ali. Atenas tinha mais de trinta mil estátuas dedicadas aos deuses. Para cada divindade pagã havia um altar. Como esses deuses eram vingativos, na concepção dos atenienses, ergueram, também, um altar ao DEUS DESCONHECIDO, com medo de que alguma divindade tivesse sido esquecida.

Paulo utiliza essa conexão para anunciar aos atenienses o Deus verdadeiro que eles não conheciam. O Deus verdadeiro é o Deus criador, que fez o mundo e tudo o que nele existe (At 17.24), que de um só fez toda a raça humana (At 17.26). O Deus verdadeiro é o Deus da providência, pois Ele é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais (At 17.25), uma vez que nEle vivemos, e nos movemos, e existimos (At 17.28).

O Deus verdadeiro é Deus que se fez carne, viveu entre nós, morreu por nós e ressuscitou para a nossa justificação (At 17.18). O Deus verdadeiro é o Senhor. Ele é o Senhor do céu e da terra (At 17.24). O Deus verdadeiro não pode ser representado por um ídolo nem por imagem de escultura (At 17.24,29). O Deus verdadeiro é o Deus que exige arrependimento (At 17.30) e que julgará o mundo com justiça (At 17.31). Você conhece este Deus?



Nenhum comentário: