sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A Igreja é a Luz do Mundo



(Transcrito)


LEIA Mateus 5.1-48

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte” Mt 5.14

A Igreja foi chamada das trevas para a luz para ser luz neste mundo tenebroso. Porque Cristo é a luz que ilumina todo homem, e porque a Igreja segue a Cristo, ela é a luz do mundo. A luz foi feita para brilhar e, onde brilha, as trevas são dissipadas. A Igreja não pode ficar escondida, assim como uma cidade sobre um monte não pode ficar oculta. Assim como não podemos acender uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire (recipiente que servia para medir grãos ou líquidos), também não podemos esconder nossa luz dentro de estruturas humanas.

A Igreja não pode isolar-se do mundo; precisa estar presente nele para ser a luz da vida. Não pode esconder-se em mosteiros nem alienar-se. A Igreja é a luz do mundo e isso significa que a Igreja precisa dar direção aos que andam errantes. A luz é símbolo de pureza e isso significa que a Igreja é uma contracultura numa cultura decadente. A luz é símbolo do conhecimento e isso significa que a Igreja proclama a verdade num mundo cheio de enganos.

A luz é símbolo de alegria e isso significa que a Igreja esparge plenitude de alegria num mundo atormentado pela tristeza. Não fazemos missões nos afastando geograficamente do mundo nem imitando a ele. Somos relevantes no mundo quando estamos no mundo, sem sermos do mundo, para sermos a luz do mundo.

  

Nenhum comentário: