segunda-feira, 2 de junho de 2014

As Obras Comprovam a Fé




(Transcrito)


Leia Tg 2.1-26



“Mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.” Tg 2.18

A história comprova uma diferença colossal entre aqueles que sabem e aqueles que sabem e fazem o que sabem. Tiago, quando trata da matéria da fé, tendo como medidor as obras, faz uma pergunta que remete ao assunto aqui abordado: “Crês, tu, que Deus é um só?” (Tg 2. 19). Uma pergunta dessa natureza, dentro de um ambiente cristão, tem uma resposta óbvia. Ele diz: “Fazes bem” (Tg 2. 19).

Para Tiago, tal assertiva não é novidade nem é incomum, pois: “Até os demônios creem e tremem” (Tg 2. 19). Temos aqui uma afirmação teológica correta. Crer que Deus é único demonstra uma construção teológica estritamente ortodoxa. Porém, não basta ter informação ortodoxa sobre a pessoa de Deus. Teologia, conhecimento e fé, que não encontram ecos práticos, igualam-se à fé de demônios. Parabéns àqueles que creem que Deus é um só. Teologia correta.

Entretanto, isso não basta, porque “até os demônios creem e tremem” (Tg 2. 19). Tenha cuidado para que a verdade não seja apenas mero assentimento intelectual em sua vida. Precisamos conhecer para crer, mas, também precisamos fazer para comprovar aquilo que cremos. Com as obras autenticamos a nossa fé salvadora. Portanto, seja mais que um conhecedor, permita que a sua fé seja conhecida pelas boas obras.



Nenhum comentário: