segunda-feira, 16 de junho de 2014

O Diferente Faz a Diferença




(Transcrito)


LEIA Gn 6.1-22


“Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus.” Gn 6.9

O mundo pós-queda é marcado pela incredulidade, pela injustiça, pela falta de integridade e pelo abandono de Deus. Os dias de Noé foram difíceis por causa dos estigmas provocados pelas mazelas do pecado, os quais permeavam toda a sociedade. A maldade humana era generalizada, multiplicada e contínua. Era ainda, e, sobretudo, uma maldade planejada. A terra estava corrompida à vista de Deus. Estava cheia da violência dos homens.

Naqueles dias imperava a injustiça, não havia integridade e os homens haviam abandonado os valores do reino. Não havia espaço para o exercício da justiça, para vivenciar a retidão e nem para o deleite na presença de Deus. A correnteza das águas corria com ímpeto na direção contrária àquilo que é justo, bom, reto e santo. 

Todavia, as distorções morais e éticas não impediram que a graça se manifestasse sobre Noé. Ele estava inserido no meio desse caos moral, mas por causa da graça foi diferente. A situação conspirava contra a virtude, porém, Noé fez a diferença por ser diferente. Ele surgiu como um luzeiro para fazer a diferença entre a sua geração. As marcas daqueles que fazem a diferença numa sociedade corrompida devem ser evidenciadas. A graça fez de você uma pessoa diferente, para ser candeia no meio da escuridão.




Nenhum comentário: