quarta-feira, 11 de junho de 2014

Fruto do Arrependimento



(Transcrito)


LEIA Mt 21.1-46


“Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: não quero; depois; arrependido, foi.” Mt 21.30

Jesus conta uma parábola: “Um homem tinha dois filhos. Chegando-se ao primeiro, disse: filho, vai hoje trabalhar na vinha. Ele respondeu: sim, senhor; porém não foi. Dirigindo-se ao segundo, disse-lhe a mesma coisa. Mas este respondeu: não quero; depois, arrependido, foi” (Mt 21. 28-30). Ela versa sobre dois filhos e um só pedido. A solicitação é igual, mas as respostas são distintas. Note que a resposta do primeiro filho foi dada com prontidão, porém não foi executada.

Entenda uma coisa, Deus não se impressiona com a nossa promessa de obediência. Ele deseja ver a nossa ação. Uma solicitação e dois filhos, porém, dois resultados inconfundíveis. O segundo filho comprova o arrependimento pela obediência. A parábola é pequena em tamanho, mas grande em conteúdo. Ela é concisa, porém poderosa em seu alcance. Sua mensagem toca a mente, alcança o coração e muda a conduta.

Efetua mudança no intelecto, cujo efeito é percebido pela alteração da atitude. O arrependimento não é aferido pelas palavras, mas pelos atos que o comprovam. Testa o arrependimento não pelo que é dito nem pela compreensão doutrinária, mas pelo estilo de vida que atesta uma mudança da mente, a qual é percebida por aquilo que é feito. Portanto, a obediência é filha da fé e do arrependimento.



Nenhum comentário: