quarta-feira, 18 de junho de 2014

Coloque Roupa da Humildade




(Transcrito)


LEIA I Pe 5.1-22

“... porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a Sua graça.”
 I Pe 5.5

Os gregos não viam a humildade como uma qualidade a ser buscada. Ela denotava degradação pessoal ou declínio. Era tida, na visão grega, como sinônimo de fraqueza. A Escritura tem um ensino bem diferente da concepção grega, pois coloca a humildade em alto relevo. Ela é uma virtude que precisa ser desejada. O imperativo apostólico não é seletivo quanto à classe específica de crente nem faixa etária. Ele ordena a todos os cristãos a se cingirem com o avental da humildade.

Pedro usa a metáfora de vestir uma roupa. A figura usada pelo apóstolo diz respeito ao que o escravo colocava para servir o seu senhor. O avental era uma marca cultural que distinguia os escravos. A palavra traz a ideia de uma faixa que era amarrada com um nó bem apertado, para não cair, porque se caísse seria um vexame. O crente precisa adornar a sua vida com a humildade. A propósito, você é humilde?

O evangelista norte-americano Dwight L. Moody disse: um homem pode fingir que ama, pode fingir ter fé, pode fingir ter esperança, mas dificilmente fingirá ter humildade. Santo Agostinho disse: a humildade é o vaso de todas as demais graças. A humildade é o recipiente de todas as graças. E a palavra de Deus fala: “porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a Sua graça”.



Nenhum comentário: