quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Igreja - Quente, Fria ou Morna




(Transcrito)

“Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente.” Ap 3.15

Para entendermos essa afirmação, precisamos lembrar que Laodicéia se localizava entre outras duas grandes e conhecidas cidades. Ao norte, Hierápolis, e ao sul, Colossos. 

Colossos era conhecida pelas fontes de águas frias. Era uma espécie de oásis no verão para onde as multidões afluíam. Segundo Orgeon, à entrada da cidade havia uma inscrição com os dizeres: “Lugar de Refrigério”.

Hierápolis era mais conhecida pelas suas fontes de águas quentes, sobre as quais se dizia possuírem poderes medicinais e terapêuticos. As águas eram usadas por pessoas com problemas ósseos, reumáticos, respiratórios e outros. Um lugar de cura e terapia do corpo. 

Quando o Senhor afirmou à Igreja: “que nem és frio nem quente”, poderíamos parafrasear: Que nem possuis função de causar refrigério às vidas dos que os procuram como as águas de Colossos; como também perdestes a função terapêutica de alívio aos aflitos à semelhança das águas de Hierápolis. Como sois mornos (e águas mornas não possuem função) estou a ponto de vomitar-te da minha boca. 

Que o Senhor nos livre de sermos mornos, inúteis e infrutíferos.


Nenhum comentário: