terça-feira, 3 de abril de 2012

Para a Nossa Alegria! Para a Alegria de Quem Mesmo?


Por Angela Vauthier

“Exaltai ao Senhor nosso Deus e adorai-O no Seu santo monte, porque o Senhor nosso Deus É Santo”. Salmo 99.9

Parece que não tem como se esgotar postagens e comentários a respeito dessa família que numa ascensão meteórica conseguiu impregnar nas mentes a frase: para a nooooooooossa alegria!

Cresci ouvindo e cantando essa canção, que na verdade chama-se Galhos Secos, que é de uma inspiração incrível a letra e a interpretação belíssima que o Grupo Som Maior deu a ela (originalmente foi gravada pela Banda Êxodo, a quem pertence a autoria).

Muitas pessoas eram tocadas pelo Espírito Santo ao ouvi-la, vidas foram transformadas ao entender que por pior fosse a sua situação, por mais que estivesse em decadência, mesmo que ninguém acreditasse que o quadro pudesse mudar, o Senhor Deus via além do que os olhos humanos pudessem enxergar e para Ele nada é impossível! Mesmo num galho seco, pode brotar uma flor, provando que há vida onde todos imaginam que a morte esteja imperando. Com o passar dos anos, foram surgindo vários grupos e cantores com outros ritmos, outras formas de compor e essa canção foi caindo no esquecimento. Porém, para a surpresa de todos, ela ressuscita de maneira inesperada e cômica.

Não sou contra o humor, e acredito que o cristão deve ser alegre, espontâneo, mas o que me leva a criticar esse vídeo é o resultado que ele produziu. Uma canção inspirada pelo Espírito Santo para transformar vidas, virou chacota, até mesmo escárnio, na boca de pessoas que não tem nenhum compromisso com Cristo. Paródias apelativas, repletas de palavrões, charges com todo tipo de gozação, fotos contendo imagens de time de futebol e bebidas alcoólicas, todas acompanhadas da frase: para a noooooooossa alegria!

Talvez os protagonistas desse vídeo não imaginassem que esse simples vídeo fosse resultar nessa “febre” que hoje está espalhada pelas redes sociais. Mas com certeza a intenção de ter sido postado foi em busca da fama, porque hoje tudo o que é engraçado, inusitado, faz sucesso na internet. Em tão pouco tempo já participaram de vários programas de TV e são tratados como celebridades, distribuindo autógrafos e sendo fotografados junto com seus “fãs”.

Se analisarmos bem, o sucesso do vídeo não é pela “qualidade vocal excelente” dos que estão cantando, mas justamente o contrário. Como não cantam nada, nenhum dos três, o que sobressai é o sorriso enorme do Jefferson (até que toca bem), as caras e bocas (sem falar da voz esquisita) da Suellen e a revolta da mãe depois do grito do filho e da risada histérica da filha. Pronto, ingredientes infalíveis para fazer sucesso na internet.

Agora, o mais absurdo de tudo isso: foram contratados por uma gravadora pra lançar um CD em breve! Olha aqui a matéria:


Aconteceu, pegou, espalhou, virou jargão: “Para nossa alegria”. Tudo começou com um vídeo caseiro postado em um canal do youtube e que arrancou gargalhadas pelo mundo à fora e correu pelas redes sociais numa velocidade absurda. “Para nossa alegria”, título da versão para a tradicional canção gospel “Galhos Secos” (Osny e Osvayr Agreste) interpretada pelos irmãos Jefferson e Suellen Barbosa de uma forma pra lá de engraçada e que virou fenômeno da internet, acumulando a um total de mais de 30 milhões de visualizações em menos de 15 dias. O vídeo atraiu Celebridades como Jair Rodrigues, Luciana Mello, Jair de Oliveira, Marcelo Adnet, Fernanda Takai e Thiaguinho, que fizeram as suas próprias versões do vídeo inspirados na dupla. Além deles, o ex-jogador Neto, o apresentador Ratinho, Marcos Mion, Ana Maria Braga e Programa Pânico na Band, também fizeram menções ao vídeo.


Senhoras e senhores. É com imenso prazer que a gravadora Salluz Productions anuncia sua nova contratação: A dupla “Para nossa alegria”. O CD dos irmãos Jefferson e Suellen já tem previsão de lançamento; Entre o fim de Maio e início de Junho e o grande público pode esperar um trabalho muito divertido com canções que irão alegrar os ouvintes de todas as idades e classes sociais. Aguardem!

Hoje, dia 03/04 a dupla “Para nossa alegria” esteve ao vivo na Rede Tv, no programa “Manhã Maior”. Em seguida gravarão uma participação no “Programa da Eliana”, no SBT, que deverá ir ao ar nas próximas semanas.
Contatos: Tel.: (11) 2093-4122
Email: contato@nossaalegria.com.br
Site: www.portalsalluz.com.br
A pergunta que não quer calar: ONDE ESTÁ O TALENTO? Enquanto esses aspirantes a celebridade são contratados, tantos talentos estão à espera de uma oportunidade nesse Brasilzão que é um verdadeiro celeiro musical. Conheço tanta gente que só precisa de um bom produtor, uma boa gravadora e ainda não teve uma chance. Lamentável! Com certeza a gravadora está visando um bom lucro com a fama alcançada por eles.

O interessante é saber que o CD será “divertido”. Com isso eu me pergunto se essa é a função do louvor, já que os exemplos bíblicos que temos são bem diferentes.

Quando Saul estava sofrendo a opressão de um espírito maligno foi aconselhado a convocar alguém que pudesse tocar harpa e o espírito maligno seria expulso. Davi foi o escolhido para tocar e olha só as características para essa escolha: “E respondeu um dos mancebos, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar, e é valente e animoso, e homem de guerra e sisudo em palavras e de gentil presença; o Senhor é com ele”. ( I Samuel 16.18).

Saul estava sendo oprimido. Logo, a angústia e o desespero tomavam conta do seu espírito. Por que não foram procurar um palhaço (nos palácios, chamados de bobo-da-corte)? Porque quando o assunto é espiritual a coisa é séria! E não chamaram qualquer um, não chamaram um “gaiato”, um humorista e muito menos um amador. Não! Chamaram um profissional na área, sério (comprometido) e que Deus se revelava através do seu cântico. Se assim não fosse, o espírito maligno não teria deixado de atormentar Saul. Davi não brincava de louvar a Deus, não tocava pra agradar Saul, mas para libertá-lo, porque o louvor tem poder!

Hoje as pessoas estão brincando com o louvor. Tem estilo pra tudo quanto é gosto, porque na verdade muitos em busca do sucesso não compõem algo que seja para adorar a Deus, mas compõem o que é comercial, que agrade ao público e traga retorno financeiro. O louvor, a adoração é para agradar a Deus e não as pessoas.

Não acredito que esse sucesso meteórico tenha sido um plano de Deus, como muitos podem achar. Pode ter sido permitido por Ele, mas não planejado, porque não aconteceu com a exibição de um vídeo sério, mas foi fruto de uma chacota com uma canção de louvor a Deus.

Confira a música original na voz do Grupo Som Maior e veja a grande diferença:

Um comentário:

Micheline Gomes disse...

Tornou-se banalização e escárnio ao mesmo tempo.

Paz!