domingo, 24 de maio de 2020

Decisão Própria X Direção de Deus

Por Angela Vauthier
"E dia após dia ela insistia de tal forma que, não podendo aguentar aquilo mais tempo, ele lhe disse o seu segredo. 'O meu cabelo nunca foi cortado', confessou, 'porque tenho sido um nazireu de Deus, desde o meu nascimento. Se o meu cabelo fosse cortado, perderia a força e tornar-me-ia igual a qualquer outro'.
Dalila viu bem que desta vez ele lhe dizia a verdade, por isso mandou chamar os chefes dos filisteus: 'Venham já, só mais esta vez, porque agora é que me disse tudo'. "
(Juízes 16:16-18a)💇🏻‍♂️✂️✝️





Quando estamos passando por dificuldades, a primeira coisa que vem à nossa mente é se Deus não está nos vendo e se não irá nos livrar dessa situação. Mas o que precisamos nos lembrar é que muitas vezes somos nós mesmos que procuramos essas situações complicadas e queremos que Deus dê a solução.
 
Foi assim com Sansão, um homem a quem Deus havia dado uma força extraordinária para vencer os inimigos de Israel, mas que se deixou levar por sua autoconfiança e assim, cedeu aos caprichos sedutores de Dalila. Somente ele e seus pais sabiam do segredo de sua força, Deus havia determinado antes de seu nascimento que não deveria passar navalha alguma em seus cabelos. 

Mas Sansão, assim como muitos de nós, acreditou que tinha o controle da situação e brincou com o perigo, envolvendo-se num jogo onde somente ele estava entregue por inteiro. Cego pela paixão, acreditou que Dalila estivesse de fato o amando com sinceridade, e após várias tentativas, ele abre o seu coração e conta toda a verdade. 

Ele se sentia tão dono da situação, que não percebeu que tinha algo errado acontecendo, pois todas as maneiras que ele havia dito antes a Dalila que poderiam derrotá-lo ela pôs em prática. Se não estivesse tão cheio de si, teria se livrado da grande tragédia que foi ter sido por fim, capturado, ter seus olhos arrancados e se tornado motivo de zombaria por parte dos seus inimigos. Zombavam dele e de Deus. 

A força de Sansão não estava em seus cabelos, mas na sua obediência em manter o acordo com Deus. Após clamar ao Senhor que lhe restituísse a força, mesmo que fosse pela última vez, ele destruiu todos os seus inimigos que estavam reunidos naquele lugar para lhe humilhar e ao seu Deus. Que final trágico para alguém que antes era um guerreiro imbatível.
 
Quando somos desobedientes e tomamos as decisões por conta própria, não podemos culpar a Deus por nossas escolhas. O que devemos fazer é seguir na direção que Deus nos preparou e assim seremos vitoriosos! Creia!

Nenhum comentário: