segunda-feira, 18 de abril de 2011

Deus, Ainda Que...!


(Transcrito)



“ Todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3.18)



Segundo o profeta Habacuque um dos grandes desafios da fé em tempos difíceis é vivermos na fronteira entre o “ainda que” e o “todavia” (3.17,18). Ou seja, mesmo que as colheitas fossem escassas e os rebanhos não se reproduzissem e a sociedade fosse levada a tempos de fome e penúria, a expectativa confiante do profeta não seria frustrada.



A verdadeira fé sabe enfrentar as dificuldades da vida. A verdadeira fé não significa conformismo, mas o enfrentamento da história em nome de Deus, numa perspectiva da vitória daquele que está acima das circunstâncias temporais da vida. Nossa fé deve fundamentar-se em Deus e não nas circunstâncias. Por isso a fé não exige resposta de Deus, mas sabe esperar (sem inércia) a solução que vem de seu trono de graça. O profeta nos ensina que, apesar das lutas, podemos declarar: “todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação”. A nossa segurança decorre da fé em Deus e não das circunstâncias.


Nenhum comentário: