quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Jabez e a Oração Que Mudou a Sua Vida

Por Angela Vauthier

"Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: 'Com muitas dores o dei à luz'. Jabez orou ao Deus de Israel: 'Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a Tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores'. E Deus atendeu ao seu pedido".

(I Crônicas 4:9,10)🙇🏻‍♂️✝️



Quando a mulher descobre que está grávida começa a sonhar como será o seu bebê: com quem vai ser parecido, qual a cor dos olhos e dos cabelos. Durante a gestação já consegue saber o sexo do bebê e com ele um dilema: qual o nome a ser escolhido? Muitos pais pensam num nome de pronúncia e escrita mais simples, outros num nome que favoreça o futuro profissional do filho; há aqueles que resolvem fazer homenagem para alguém da família, ou ainda os mais fanáticos que fazem homenagem para o seu artista ou jogador de futebol favorito. E também existem aqueles que preferem colocar um nome bíblico.

Nos tempos bíblicos, geralmente o nome era dado a um filho de acordo com a situação no momento do seu nascimento. Ele não era dado apenas para o identificar como cidadão, mas para lembrar a razão de tê-lo recebido, por exemplo, Samuel (Eu pedi ao Senhor). Com Jabez não foi diferente, o seu nome significa: "com muitas dores o dei à luz". 

Como deve ter sido difícil passar uma vida inteira carregando um nome que o lembrava ser o causador de sofrimento para a sua mãe! Seu nome não trazia nenhuma promessa, nem era motivo de felicidade para os seus pais, era uma marca negativa que poderia influenciar o seu futuro para sempre. Quem sabe ele poderia ter se tornado um homem recluso, pois assim evitaria de falar seu nome para as pessoas.

Mas Jabez não passou a vida inteira se lamentando pelo nome recebido, não quis que isso se tornasse uma sentença. Ele orou a Deus e pediu que o abençoasse em todas as áreas, principalmente em suas emoções, pois pediu que Deus lhe livrasse das dores. Ele precisava se livrar das dores da alma que o seu nome lhe causava. Deus atendeu ao seu pedido e Jabez foi o homem mais respeitado da sua família. 

A história de Jabez nos mostra que, às vezes o nosso nascimento pode não ter sido razão de felicidade para a família, tenha até causado dores, mas isso não quer dizer que iremos passar a vida inteira sem a bênção de Deus. Precisamos deixar de nos tornar vítimas e passar a ser protagonistas da nossa história, ir em busca de nossas escolhas, mas sempre pedindo a bênção de Deus para executá-las.

Nenhum comentário: