segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Dorcas e Suas Boas Obras

 Por Angela Vauthier

E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto. (Atos 9.36,37)🧵👗❤️✝️




Atos 9.36-42

Dorcas era uma mulher cristã, que se dedicava a fazer boas obras e dar esmolas. A Bíblia não fala da sua condição social, se era jovem ou velha, mas fala da grandeza do seu coração. Não diz se tinha marido e filhos, mas fala dos amigos que a amavam e que pranteavam a sua morte. As viúvas que ali estavam chorando, mostravam as roupas que Dorcas quando em vida havia costurado para elas. Não era fácil naquela época ser viúva, principalmente se não tivesse filhos. 

Provavelmente Dorcas foi a mulher mais procurada naquela região, a cada viúva que recebia a sua ajuda, trazia mais uma consigo e nenhuma delas saía de sua casa com as mãos vazias. Quantas conversas não surgiram entre uma costura e outra? Quantos desabafos e choros daquelas mulheres que não tinham mais perspectiva de futuro? Mas além das costuras, Dorcas lhes dedicava atenção, emprestava os seus ouvidos e lhes oferecia um ombro amigo. Talvez o choro daquelas mulheres não fosse pela perda da "costureira", mas sim, pela perda da amiga, da conselheira, da intercessora, do porto seguro onde podiam ancorar quando as águas do mar da vida estavam balançando demais o barco. Deus restituiu a vida de Dorcas, o pranto saiu de cena e a alegria reinou naquela casa.

O que deixaremos como herança? Assim como foi com Dorcas, as pessoas sentirão nossa falta e lamentarão, ou sentirão alívio? Apresentarão nossas boas obras, ou estarão com as mãos vazias porque deixamos de ajudar? Lembrando que as boas obras não nos garantem a  salvação, porém quem é salvo, as pratica.

Dorcas apenas com uma agulha e linha costurou roupas para os necessitados, deu testemunho de sua fé, uniu um povo num só propósito e tornou-se um milagre para a glória de Deus. O que ela tinha em suas mãos era um objeto muito simples, mas a grandeza do seu coração fez algo extraordinário. E você, o que tem feito? 


Nenhum comentário: