sábado, 7 de novembro de 2020

Beleza X Jornada

 Por Angela Vauthier

"Ora, Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o da mais nova, Raquel. Lia tinha olhos meigos, mas Raquel era bonita e atraente. Como Jacó gostava muito de Raquel, disse: 'Trabalharei sete anos em troca de Raquel, sua filha mais nova'."
(Gênesis 29:16-18)
💍💐❤️





Jacó não escolheu Lia para ser a sua esposa, ela não teve o direito de dizer SIM por amor, mas o disse por obediência ao seu pai que a entregou no lugar de sua irmã como parte de um plano sujo e cruel, ela foi negociada como uma mercadoria. Ao perceber que foi enganado, Jacó foi reclamar ao seu sogro que havia recebido a mulher errada. Quanta humilhação! Além de não ser a noiva escolhida, ainda correu o risco de ser devolvida. Jacó ficou com ela por obrigação moral.

Raquel era o amor da vida de Jacó, foram 14 anos de trabalho gratuito para tê-la como esposa. Mas esse amor não foi plenamente vivido. Raquel era estéril e por ver que a sua irmã Lia dava filhos a Jacó passou a ter inveja dela a ponto de cobrar do seu marido que a engravidasse ou ela morreria. Não estava nas mãos de Jacó o poder de lhe curar da esterilidade, mas o seu desespero lhe fazia culpá-lo por isso. Ela tinha o amor do seu marido, o coração dele lhe pertencia, mas isso não lhe era suficiente.

 Apesar de ser bonita e atraente, Raquel era uma mulher insegura: queria ser mãe a todo custo para provar para sua irmã que também era capaz de gerar. Morreu pelo caminho, dando à luz ao seu segundo filho. O nome escolhido por ela, Benoni, era o reflexo de sua vida de casada: "filho da minha aflição", pois ao competir com sua irmã esqueceu de viver o amor que era exclusivamente seu e agora seu esposo e filhos ficaram sob os cuidados daquela que sempre ficou em segundo plano: sua irmã Lia.

Lia nunca foi a escolha de Jacó, mas foi ela quem esteve ao seu lado nos seus momentos de angústia e dor. Deus a honrou, lhe deu  07 filhos, lhe permitiu chegar em Canaã e quando faleceu foi sepultada no mesmo sepulcro da família de seus sogros. A desprezada foi reconhecida como alguém importante e do seu filho Judá descende Jesus Cristo!

Não se entristeça se você não é a escolha de alguém, porque vê apenas a beleza exterior, como também não faça escolhas com o mesmo critério. Lembre-se: a beleza nos atrai, mas o importante é quem vai completar a jornada conosco.

Nenhum comentário: