terça-feira, 1 de junho de 2010

Aprendendo com as perdas


Por
Philip Polo (Nairóbi-Quênia)

" Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!" Jó 1.21


A alegria e a empolgação de minha visita aos Estados Unidos ficaram toldadas, de repente, pela ansiedade. Duas de minhas malas de viagem tinham sido perdidas. Estava tomado pela preocupação e tornando-me prisioneiro dela, o que não era saudável nem para mim nem para as pessoas à minha volta.


Então, a declaração de Jó, no versículo acima, veio-me à mente. Jó tinha perdido todos os bens que possuía e sua família fora destruída. Apenas podia imaginar o tumulto emocional em que ele devia estar. No entanto, mesmo depois de ter enfrentado tanto sofrimento, Jó ainda conseguia louvar a Deus.


Compreendi que também tinha chegado a este mundo sem nada e partirei sem nada. Ao contrário de Jó, tinha perdido apenas duas malas e os objetos no seu interior. Minha família está bem e saudável. Tenho recebido muitas bênçãos de Deus pelas quais devo ser grato. Esse pensamento trouxe-me a alegria, a paz de espírito e o conforto de que precisava. Refletir sobre o sofrimento de Jó, o servo de Deus, e sua resposta colocou meu pequeno sofrimento em perspectiva.



"Em vez de nos preocupar com o pouco que talvez possamos ter perdido, podemos agradecer a Deus pelo muito que recebemos".




Um comentário:

Nalva Mesquita disse...

Ninguém gosta de perder, nem 5 centavos! Mas, tenho a impressão que muitos não ligam se perdem um amigo, um colega, ou até mesmo um parente! Como todo mundo, detesto perdas! Mas, elas nos ajudam a valorizar o que ficou e até mesmo entender que tudo é passageiro (menos o cobrador e motorista). Porém, para mim, perder alguém, seja de que forma for, é terrivelmente triste... mas, às vezes, é inevitável, necessário. Perder e ganhar são faces de uma mesma moeda, a moeda da vida. Só não vale perder a Salvação! Bjs!