quarta-feira, 16 de abril de 2008

Últimos Dias, Tempos Difíceis

Por
Angela Vauthier
II TIMÓTEO 3:1-7

1- SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
2 - Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3 - Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4 - Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 - Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
6 - Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
7 - Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

A cada dia que passa, passamos por transformações em nossa vida. O mundo em que vivemos hoje é muito diferente da época de nossos pais e avós, e isto em todos os sentidos: tecnológico, emocional, educacional, etc. A cada minuto que se passa são feitas novas descobertas científicas que têm colaborado para uma melhor qualidade de vida do ser humano, a tecnologia tem facilitado a comunicação de muitas pessoas, a informação chega muito rápido ao ser humano. Porém, não devemos nos esquecer que da mesma maneira que a tecnologia avança, o mundo também desanda para uma falta de amor e moralidade em proporções ainda maiores.

Mas como servos do Senhor devemos nos lembrar que somos um povo diferente (I Pe 2:9 “Vocês porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.)
e portanto, nosso padrão de vida deve ser um padrão cristão (Rm 12:2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que seja capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.).

Estamos vivendo numa época que as pessoas não se preocupam mais com a felicidade dos outros, para essas pessoas o mais importante é a sua própria felicidade a qualquer custo. Já não se sabe mais o sentido da palavra fidelidade, ou companheirismo. O pior é que os programas televisivos que muitos de nossos jovens acompanham mostram justamente esse mau exemplo, de um tirar proveito do outro, e que a vitória pessoal tem que ser conseguida a qualquer custo, mesmo que o próximo se ofenda, se prejudique (Ex. BBB). A escala de valores hoje é: 1º EU, 2º EU e depois EU. Essa regra também é seguida em alguns ambientes de trabalho, para se dar bem no emprego algumas pessoas preferem ser promovidas não por competência, mas por “puxar o tapete” dos colegas de trabalho. Existe também o amante de si mesmo que não tem o mínimo de respeito pelo familiar, são pais que matam seus filhos, espancam, torturam, incestam, estupram, abandonam, pois para estes nada mais importa a não ser a sua satisfação pessoal. Interessante é que no meio animal se vê o contrário, os bichos defendem e protegem suas crias.
Mas ainda tem uma outra maneira de se ser amante de si mesmo: adiar os planos de ter filhos por causa da realização profissional. Muitas mulheres têm feito isso em nossa geração, e o que vemos hoje são mulheres que engravidam após os 40 anos, tendo uma gravidez de risco devido à idade e privando os filhos de ter a sua companhia na juventude, pois o que mais vemos hoje são mulheres e homens quase na terceira idade com filhos na infância que não serão acompanhados em todas as suas fases com a mesma intensidade de pais mais jovens.
Desobedientes a pais e mães e ingratos é o que mais vemos em nossos dias. Infelizmente o diabo tem levado milhares de vidas a cada dia que passa por não obedecerem aos pais. Acham-se donos de suas próprias vidas, não querem ouvir conselho e o seu final é trágico (Ex. viciados e traficantes). Todos os dias sobem os números das estatísticas da violência por falta de obediência aos pais.
Profanos a cada dia que passa é o que mais vemos. Infelizmente até mesmo em nosso meio cristão. Já não se tem mais o mesmo padrão familiar que víamos há 15 ou 20 anos atrás. Hoje a promiscuidade está exacerbada. Somos bombardeados todos os dias com informações e opiniões de psicólogos, sexólogos, e até mesmo educadores que não se pode reprimir os desejos sexuais dos jovens e muito menos suas opções ou orientações sexuais, e sobre a orientação sexual quem for de encontro pode até ser processado por preconceito. O que mais se vê nos dias atuais são garotas que mal saíram da infância sendo mães, crianças gerando outras crianças. Garotas que nem passaram direito pela puberdade e já carregam em seus ombros a responsabilidade de criar um filho quando nem ela mesma sabe se cuidar. Garotos que não sabem nem o que querem para o seu futuro e já estão com vida sexual ativa engravidando as garotas e abandonando a sorte o resultado de suas aventuras. Outros jovens vivem em total fornicação pois hoje é muito raro de ser ver (até mesmo dentro de nossas Igrejas) os jovens se respeitarem e casarem-se virgens. A moda hoje é ficar, e esse ficar é tão irresponsável que não medem as conseqüências deste ato: DTS’s, gravidez indesejada, além da falta de respeito com o seu próprio corpo. A Bíblia nos fala em II Co 6:12,13,18-20: “tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine... O Corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o Corpo... Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, for do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus,e que vocês não são de si mesmo? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” Quem namora hoje já tem uma vida de casado, a diferença é apenas a situação civil, pois não tem o registro de casamento. E o pior é que os artistas que são formadores de opinião, pessoas públicas, têm essa mesma maneira de se comportar e os jovens se espelham neles. As manchetes das revistas de fofoca estão sempre com o mesmo tipo de notícia: “O MAIS NOVO CASAL”; “FULANO, EX DE FULANA ESTÁ NAMORANDO COM A EX DE BELTRANO”, “MAIS UMA SEPARAÇÃO” e há até quem já faça aposta pra ver qual casal se separa primeiro.
Hoje não se vê mais as famílias como eram antes: pai, mãe, filhos e avós. O que mais temos são mães solteiras por abandono ou por opção (produção independente), lares chefiados apenas pelas mulheres, filhos de pais diferentes, confusão psicológica nas crianças e sendo formada uma geração de pessoas sem referências ou raízes e irresponsáveis. Casamento hoje para muitos é uma instituição falida, loteria, hipocrisia, casa mal assombrada, etc., já para outros é uma eterna busca da felicidade pois querem encontrar no casamento a cura de suas carências afetivas, pois não receberam em sua infância ou adolescência e procura no cônjuge a figura paterna ou materna que lhe faltou um dia. Outros não casam porque não querem responsabilidade e não aceitam ser “mandados” pelo outro, e no nosso meio também existem moças com esse tipo de pensamento: “não vou obedecer a homem nenhum”, quando a Palavra nos diz em Ef 5: 22:Pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da Igreja...”. O diabo a cada dia que passa tem influenciado nas vidas de maneira tal que tudo o que estamos vendo hoje tem sido entendido como “normal e natural”, é a famosa “evolução dos tempos”.

Não podemos deixar que o inimigo de nossas almas faça de nós suas marionetes, mas que façamos como diz a Palavra em Tg 4:7 “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo e ele fugirá de vocês”. Que a cada dia possamos tomar posse das palavras de Jesus (Jo 17:16-17) : “Eles não são do mundo, como eu também não sou. Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade”.


12 comentários:

Unknown disse...

Ainda bem que Deus tem levantado pessoas para falar sobre assuntos que infelizmente, tem sido usado para degredir os jovens, destruindo principalmente a família.
Sabemos que o fim está próximo, porque as escrituras estão se cumprindo... Agradeça a Deus se vc tem filhos compromissados com a palavra de Deus, através da dedicação à igreja e suas atividades; Com seu casamento alicerçado no amor e temor a Deus;
etc...
Isso é reconhecer o amor incondicional de Deus pela nossa vida.

max disse...

Deus continue te abençoando muito pastora...

José Linaldo de Oliveira Junior disse...

estamos em dias patéticos, onde o essencial foi trocado pelo periférico, e infelizmente estamos de fato vivendo em um momento onde até os ataques do inimigo tem ganhando força, pela fraqueza nítida de alguns valores que estão estabelecidos e são copiados, pregados e vividos, patrocininados pela mídia, alguns ue lucram com isto, pelo inimigo e pasmem, até mesmo por muitos cristãos e igrejas... o certo é mesclado com o errado, o errado virou o correto, e chegou o tempo em que o homem tem vergonha de ter vergonha... o pior é que tudo isto ocorrendo num dos maiores países cristãos do mundo, na "nação" evangélica... Deus tenha misericóridia, e nos ajude a aceitar tal misericórdia... PAZ!!!!

Dionízio Costta Jr disse...

BOM SOU PRIVILEGIADO, POIS ASSISTI AO VIVO A PALESTRA DE ANGELA VAUTHIER ( NA INTIMIDADE TIA ANGEL RSRSRSR)NO DOMINGO A NOITE, COMO SEMPRE TRASPARECE DO SEU DISCURSO INTELECTO E CONHECIMENTO DE ALTO NÍVEL, TANTO HISTÓRICO COMO SOCIOLÓGICO, E PRINCIPALMENTE TEOLÓGICO, SEMPRE ESCLARECENDO AOS OUVINTES OS COMPLEXOS DA CONVIVÊNCIA CRISTÃ, DA VIDA RESPAUDADA PELA PALAVRA DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.

ANGELA COMO DIGO SEMPRE É BOM OUVI-LA, E SEMPRE É BOM LÊ-LA RSRSRSRS.

DIONÍZIO COSTTA JR.

Neto Gomes disse...

BOM,PELO Q EU PERCEBI VC TEM UM CHAMADO EXTRAORDINÁRIO.
TE CONHEÇO A POUCO TEMPO MAS JÁ TE ADMIRO.CONTINUE SENDO ESTA PESSOA MARAVILHOSA.
EU CREIO Q DEUS TEM ALGO MARAVILHOSO PARA REALIZAR NA TUA VIDA.
PORQUE VC É ESCOLHIDA DELE.

Cleia Katiucya disse...

Gostei do blog a começar pelo título - Impactante !!!!

Deus te abençoe , bendita do Senhor !!!

Unknown disse...

Angela o texto é EXCELENTE, me fez lembrar agora da Izabela que foi arremessada pelo pai, que coisa HORRÍVEL, o brasil todo está se perguntando porque um pai e sua madrasta enforcariam e jogariam do 6º andar uma menina de 5 anos.
Só pode ser o final dos tempos.
vou divulgar o blog.

Brilho da Lua disse...

Parabéns Vau por seu blog esta super lindo e maravilhoso!
Possa Deus te abençoar no seu chamado para servi-lo.
Um grande abraço direto de Carolina do Norte USA!
Beijinhos,

Fatima Charlton

Unknown disse...

Angela, que Deus continue te usando em sua obra e sejas uma benção na vida de todos que te cercam.
Parabéns pelo blog, com certeza será de grande utilidade na vida de quem tiver o privilégio em acessá-lo.

Unknown disse...

blz to muito feliz por vc

Kennedy Jeremias - Depois dos 30! disse...

Oi Angela! Tudo bem? Estou por aqui e marcando minha passagem com este comentário. Gostaria de dizer que gostei da forma que você escreve, um texto limpo, claro e direto... Como você costuma ser, né?
Um bj e fica com Deus!

Unknown disse...

OLÁ AMADA GOSTEI MUITO DO BLOG, QUE O SENHOR TE USE SEMPRE POR MUITOS ANOS A FALAR DO SEU AMOR
EM TODOS OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
BJOS E MUITA PAZ!