terça-feira, 25 de setembro de 2012

A Primavera




Por
Angela Vauthier


“Veja! O inverno passou; acabaram-se as chuvas e já se foram. Aparecem flores na terra e chegou o tempo de cantar”. Cantares 2.11,12


A primavera é a mais bela das estações. É nela que podemos perceber a beleza das flores e sua diversidade de cores, formas, aromas e tipos. É a estação dos românticos, dos enamorados, dos poetas, dos artistas plásticos...

Quem não gosta de admirar a beleza de um jardim bem cuidado, repleto de flores variadas? Quem não gosta de receber um belo buquê de rosas? Quem não gosta de ser comparada a uma rosa, por sua beleza e delicadeza? Ser chamada de flor é um elogio que nos alegra.

Admiramos a Primavera, o que nem sempre paramos para refletir é todo o processo que antecede a essa estação.

Enfrentamos o verão, época quente, muitas vezes faz um calor insuportável que prejudica a nossa pele. Nessa estação é necessário tomar mais líquido que o habitual. No verão, se as plantas, principalmente as flores, não forem bem regadas, murcharão, perderão a beleza e a vida. Se compararmos com a nossa vida espiritual, também passamos por momentos quentes, atribulados, e se não tomarmos da fonte da água viva também morreremos desidratados.  "Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto". (Jeremias 17:7-8.)

Em seguida vem o outono, época de ventania. O tempo começa a esfriar e as plantas começam a perder as suas folhas, flores e a beleza de antes vai se acabando aos poucos, mas algumas plantas de raízes profundas permanecem firmes. Na nossa vida espiritual também passamos por momentos de ventanias e algumas quedas, as assim como as plantas que resistem ao vento, nós continuamos firmes e de pé.

Chega o inverno com suas chuvas fortes, muitas vezes verdadeiras tempestades. Com as chuvas também vêm o frio e a ventania, causando desastres, enchentes, deslizamentos de barreiras. Mas quando chove na medida certa, abastece os reservatórios e irriga as plantações.  No mundo espiritual também passamos por tempestades, há momentos que achamos que é um inverno sem fim, mas o Senhor acalma a tempestade e o vento (Mt 8.23-27) e a chuva de bênçãos sem medidas irriga a nossa fé nos fazendo entender que a tempestade não é eterna e que em breve virá a bonança.

E todo esse processo resulta na primavera, e nós como rosas no jardim do Senhor, podemos exalar o Seu perfume, "porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo" (II Coríntios 2:15) , mostrar ao mundo a nossa beleza e dizer que temos um jardineiro que não nos desampara em nenhuma das estações. Que mesmo no calor, na ventania e na tempestade, Ele, como um jardineiro cuidadoso, está nos protegendo e cuidando para que tenhamos o calor, a brisa e a chuva na medida certa para o nosso crescimento e o resultado Lhe deixa feliz ao ver um colorido tão perfeito de Suas flores no mundo todo: várias nacionalidades e denominações Lhe servindo e seguindo os Seus ensinamentos.

“Porque o Senhor consolará a Sião; consolará a todos os seus lugares assolados, e fará o seu deserto como o Éden, e a sua solidão como o jardim do Senhor; gozo e alegria se achará nela, ação de graças, e voz de melodia”. (Isaías 51.3)

Nenhum comentário: