quarta-feira, 1 de julho de 2020

Perder Para Arrumar

Por Angela Vauthier

"Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la?

E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida’." (Lucas 15:8,9) ✝️






Não tem sensação melhor para uma dona de casa do que ficar admirando a casa limpa e arrumada, após uma faxina pesada. Sensação de dever cumprido. Mas há também dona de casa que não se importa muito com isso. Limpeza e arrumação não estão na sua agenda do dia e com isso, muitas vezes a desorganização vai se acumulando ao ponto de até mesmo não encontrar algumas coisas. 

Jesus contou aos Seus discípulos uma parábola sobre uma dracma, ela pertencia a uma mulher que possuía 10 iguais, que provavelmente eram usadas como um adorno. Mas uma delas se perdeu e a mulher tinha certeza que a perdeu dentro de casa, pois a sua atitude foi de procurar ali mesmo.

A casa era um pouco escura, devido ao estilo de construção da época, então ela acendeu uma lamparina para enxergar melhor mas não foi suficiente. Mesmo com toda a sua dedicação na procura, não encontrou. Talvez nessa procura ela tenha percebido que a casa não estava tão limpa, pois era piso de terra batida, então ela decide varrer e logo após isso a dracma é encontrada. 

Quantas vezes a nossa vida está igual a casa dessa mulher: escura, precisando varrer e arrumar?! Caímos numa zona de conforto e nem nos apercebemos que estamos acumulando coisas nos "cantos da casa" como por exemplo: o desânimo. Mas quando passamos por uma perda é que percebemos que a nossa casa estava precisando de luz e arrumação.

 Às vezes perdemos dentro de nós (casa) a nossa autoestima, a alegria de viver e até mesmo a fé, e quando começamos a "arrumar e varrer" encontramos o que era tão valioso. A felicidade toma conta e queremos contagiar a todos, pois de repente a tristeza não faz mais parte da nossa realidade, encontramos o que estava perdido. 

Que não nos acostumemos com a limpeza superficial, com a penumbra, ou com o acúmulo das coisas para "arrumar depois", que deixemos a nossa casa sempre iluminada e limpa, exalando o bom perfume de Cristo. Pense nisso!


Nenhum comentário: