terça-feira, 7 de julho de 2020

Contamine!


"O rei da Síria tinha uma grande admiração por Naamã, chefe do seu exército. Tinha conduzido as suas tropas a muitas e gloriosas vitórias. Por isso era considerado um grande herói e muito respeitado. No entanto, havia um lado negativo - era leproso. 

As tropas da Síria tinham invadido, certa vez, a terra de Israel; entre os cativos que levaram, encontrava-se uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.

Um dia a menina disse à sua senhora: 'Bem gostaria que o meu senhor fosse ver o profeta, na Samaria. Havia de curá-lo da lepra!'." (II Reis 5:1-3)✝️





Antigamente em Israel, as pessoas que sofriam com a lepra eram afastadas do convívio social por causa do contágio, e só podiam voltar ao seio familiar após ser constatado de que estivesse totalmente limpo. 

Porém na Síria era diferente, Naamã, embora leproso, continuava exercendo a sua função de capitão do exército e vivia na mesma casa com a sua famíia. A Bíblia não relata o nível da lepra que ele sofria, mas que era algo que lhe trazia grande incômodo, pois apesar de todos os destaques ao seu respeito de que era um homem de valor, há uma ressalva: "porém, leproso". 

A garota que ele levou como cativa para a sua casa, passou a trabalhar para a sua esposa e embora tenha sido tirada do seu lar, da sua terra, tinha uma fé firmada em Deus e um coração íntegro. Ela deve ter ouvido ou visto a tristeza de Naamã por causa da lepra, ou quem sabe, da sua esposa e por isso ela fala da possibilidade de cura caso ele fosse ao encontro do profeta em Israel. 

Mesmo estando longe do seu povo, num lugar que não professava a sua fé, aquela menina (anônima para nós) foi capaz de "contagiar" seus patrões para buscarem a cura. Não importa o lugar, não importa quem exerça autoridade sobre você, não se "contamine" com o meio, seja luz, faça a diferença e seja um canal de bênção para que as pessoas possam encontrar a cura. 

A lepra hoje em dia tem um tratamento mais eficaz, não precisa mais se isolar da sociedade como antes, mas a lepra do pecado continua nos afastando de Deus e essa precisa ser erradicada. Ele nos quer limpos. Pense nisso!  

Nenhum comentário: