" 'Juro pelo nome do Senhor, o teu Deus', ela respondeu, 'não tenho nenhum pedaço de pão; só um punhado de farinha num jarro e um pouco de azeite numa botija. Estou colhendo uns dois gravetos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos e depois morramos.'
Elias, porém, lhe disse: 'Não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho. Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra’ .
Ela foi e fez conforme Elias lhe dissera. E aconteceu que a comida durou todos os dias para Elias e para a mulher e sua família".
(I Reis 17:12-15) ✝️
Não existe nada mais preocupante e difícil para uma pessoa do que não ter como prover o sustento de sua casa. Aluguel, alimentação, contas e outras despesas, tudo sob a sua responsabilidade, e de repente você olha para todos lados e não encontra mais como manter tudo isso. É desesperador!
O profeta Elias após dizer ao rei Acabe que sob a sua palavra não iria chover e nem cair orvalho naquele lugar, Deus mandou ele se esconder junto ao riacho de Querite e dele iria beber água e os corvos lhe trariam pão e carne. Mas como não chovia, algum tempo depois o riacho secou.
E agora? O que seria de Elias? Deus é o Deus da provisão, e antes mesmo que Elias
viesse a passar privação, o Senhor lhe disse para ir até a cidade Sarepta, pois Ele já
havia ordenado a uma viúva para cuidar dele. Interessante é que Elias ainda não tinha chegado ao lugar, não tinha encontrado a tal viúva, mas no reino do espírito tudo já estava traçado.
Elias obedece ao que Deus lhe diz e quando chega na entrada da cidade encontra a viúva pegando uns gravetos para cozinhar. Elias lhe pede água e ela vai buscar de pronto, mas quando ele também pede comida, a viúva declara que o alimento que tem em casa só dá pra mais uma refeição para ela e o filho e depois esperar para morrerem.
Mas Deus havia dito a Elias que ela iria fornecer comida para ele. Então Elias diz para ela fazer comida primeiro para ele, e depois fizesse para ela e o filho, pois Deus estava falando que não iria faltar azeite e nem farinha naquela casa até o dia em que voltasse a chover naquele lugar.
A viúva obedeceu ao que o profeta lhe disse e se cumpriu a palavra do Senhor: não faltou comida em seu lar! Talvez se a mulher não desse ouvidos ao profeta, o milagre não acontecesse na casa dela, mas Deus iria providenciar outra viúva para cumprir o Seu propósito.
Podemos passar por um período de dificuldade, mas de alguma forma Deus suscita "viúvas" para cuidar de nós até que a "chuva" volte a cair e assim haja fartura na terra. O segredo é ter fé no Deus que mesmo em meio à escassez, faz com que até os corvos virem garçons para nos servir. Ele não nos abandona, o Seu cuidado é ímpar. Creia nisso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário