terça-feira, 8 de março de 2011

Rebeca: Um Exemplo de Mulher


Ainda em clima de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, gostaria de compartilhar um pouco a respeito de uma personagem bíblica que admiro por sua conduta como mulher: Rebeca.

Abraão estava viúvo, bastante velho e sentindo que seus dias estavam chegando ao fim. Preocupado com o futuro do seu filho Isaque chama o seu servo, homem de confiança, para que possa ir buscar no meio de sua parentela uma esposa para Isaque.

O que me chama a atenção nessa missão é que o servo de Abraão além de obedecê-lo indo buscar uma moça no meio de sua parentela, ele tem uma preocupação em trazer uma esposa especial:


“E disse: O SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão! Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água; Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o seu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor.” (Gênesis 24.12-14).


O servo de Abraão havia saído com uma caravana de 10 camelos, e um camelo consegue beber em média 120 litros de água em dez minutos. Então imagine o trabalho que é matar a sede de 10 camelos apenas por um simples gesto de educação!!!


Acredito que a intenção do servo de Abraão era descobrir uma esposa para o seu senhor que tivesse disposição para o trabalho. A Bíblia não cita que ele tenha pedido uma mulher linda, que o seu senhor pudesse ter orgulho da beleza de sua esposa, mas pediu uma mulher trabalhadora.


“E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro. E a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem homem não havia conhecido; e desceu à fonte, e encheu o seu cântaro e subiu. Então o servo correu-lhe ao encontro, e disse: Peço-te, deixa-me beber um pouco de água do teu cântaro.
E ela disse: Bebe, meu senhor. E apressou-se e abaixou o seu cântaro sobre a sua mão e deu-lhe de beber. E, acabando ela de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber. E apressou-se, e despejou o seu cântaro no bebedouro, e correu outra vez ao poço para tirar água, e tirou para todos os seus camelos. E o homem estava admirado de vê-la, calando-se, para saber se o SENHOR havia prosperado a sua jornada ou não.”
(Gênesis 24.15-21)


Percebe-se aqui que o servo de Abraão não pediu para ela dar de beber aos camelos, mas foi uma iniciativa dela. Isso mostra que Rebeca era uma moça acostumada a ajudar além do que lhe era pedido. Hoje é algo tão difícil de se encontrar: pessoas dispostas a ajudar pelo simples prazer de ver o outro feliz. O egoísmo está imperando, e muitas pessoas só querem ajudar se receberem algo em troca. Sem falar no modo errôneo de algumas mães que criam as suas filhas sem lhes ensinar a cuidar da casa porque esperam que elas se casem com um homem rico que poderá proporcionar luxo e conforto numa casa cheia de empregadas.

Depois de dar de beber aos camelos do servo de Abraão, ela ganhou alguns presentes dele e ambos se identificaram e aí o servo de Abrão certificou-se que ela era a moça escolhida para casar com o seu senhor Isaque. Mas ele com muita sabedoria não lhe revelou nada, apenas pediu pousada para aquela noite.

Chegando na casa de Rebeca, conheceu a família dela e só então foi que ele revelou o que o trazia àquele lugar.


“Então veio aquele homem à casa, e desataram os camelos, e deram palha e pasto aos camelos, e água para lavar os pés dele, e os pés dos homens que estavam com ele. Depois puseram comida diante dele. Ele, porém, disse: Não comerei, até que tenha dito as minhas palavras. E ele disse: Fala.
Então disse: Eu sou o servo de Abraão. E o SENHOR abençoou muito o meu senhor, de maneira que foi engrandecido, e deu-lhe ovelhas e vacas, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos. E Sara, a mulher do meu senhor, deu à luz um filho a meu senhor depois da sua velhice, e ele deu-lhe tudo quanto tem. E meu senhor me fez jurar, dizendo: Não tomarás mulher para meu filho das filhas dos cananeus, em cuja terra habito; Irás, porém, à casa de meu pai, e à minha família, e tomarás mulher para meu filho. Então disse eu ao meu senhor: Porventura não me seguirá a mulher. E ele me disse: O SENHOR, em cuja presença tenho andado, enviará o seu anjo contigo, e prosperará o teu caminho, para que tomes mulher para meu filho da minha família e da casa de meu pai; Então serás livre do meu juramento, quando fores à minha família; e se não te derem, livre serás do meu juramento.
E hoje cheguei à fonte, e disse: O SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, se tu agora prosperas o meu caminho, no qual eu ando, Eis que estou junto à fonte de água; seja, pois, que a donzela que sair para tirar água e à qual eu disser: Peço-te, dá-me um pouco de água do teu cântaro; E ela me disser: Bebe tu e também tirarei água para os teus camelos; esta seja a mulher que o SENHOR designou ao filho de meu senhor. E antes que eu acabasse de falar no meu coração, eis que Rebeca saía com o seu cântaro sobre o seu ombro, desceu à fonte e tirou água; e eu lhe disse: Peço-te, dá-me de beber. E ela se apressou, e abaixou o seu cântaro de sobre si, e disse: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; e bebi, e ela deu também de beber aos camelos. Então lhe perguntei, e disse: De quem és filha? E ela disse: Filha de Betuel, filho de Naor, que lhe deu Milca. Então eu pus o pendente no seu rosto, e as pulseiras sobre as suas mãos;
E inclinando-me adorei ao SENHOR, e bendisse ao SENHOR, Deus do meu senhor Abraão, que me havia encaminhado pelo caminho da verdade, para tomar a filha do irmão de meu senhor para seu filho. Agora, pois, se vós haveis de fazer benevolência e verdade a meu senhor, fazei-mo saber; e se não, também mo fazei saber, para que eu vá à direita, ou à esquerda.
Então responderam Labão e Betuel, e disseram: Do SENHOR procedeu este negócio; não podemos falar-te mal ou bem. Eis que Rebeca está diante da tua face toma-a, e vai-te; seja a mulher do filho de teu senhor, como tem dito o SENHOR
”. (Gênesis 12.32-51)

Betuel e Labão permitiram que Rebeca seguisse com o servo de Abraão, não por ele ter dado jóias de presente, mas sim, pela prova que ele havia feito com o Senhor para escolher a esposa ideal. O servo de Abraão precisava encontrar uma esposa com qualidades nobres para o seu senhor e Rebeca era a pessoa certa.

Após se despedir de seus familiares, Rebeca seguiu com o servo de Abraão ao encontro do seu futuro marido.


“E Rebeca se levantou com as suas moças, e subiram sobre os camelos, e seguiram o homem; e tomou aquele servo a Rebeca, e partiu. Ora, Isaque vinha de onde se vem do poço de Beer-Laai-Rói; porque habitava na terra do sul. E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham.
Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo. E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então tomou ela o véu e cobriu-se”. (Gênesis 24.61-65)


Essa é a melhor parte, diferente de hoje, ao avistar de longe o seu futuro marido, Rebeca cobriu-se. Para algumas mulheres atualmente, quanto mais se mostrar, melhor. Outras dizem que “o que não é visto, não é desejado”, mas Rebeca nos dá o exemplo de que não precisa se expor tanto para conquistar o coração de um homem.


“E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a”. (Gênesis 24.67a)


Embora para alguns esse seja um padrão ultrapassado, para mim a conduta de Rebeca ainda é um belo exemplo a se seguir.

Angela Vauthier





Um comentário:

Pr. Linaldo Junior disse...

Graça e paz irmã... De fato vivemos em uma época de muitas leviandades e implicitudes deterioradas, que se alastra por um padrão enganoso, ferozmente patrocinado pelo contexto atual. Rebeca é um exemplo bíblico para todos, principalmente dentro da igreja. Deus te abençoe, paz!!!