quinta-feira, 30 de abril de 2015

Sem Desculpas Para Não Orar




(Transcrito)


LEIA Daniel 6


“[...] três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.” Dn 6.10

Numa época acelerada como a nossa, falta de tempo é a desculpa mais comum para não orar. Antes de utilizá-la, olhe para Daniel. Com cerca de 80 anos, ele era cotado para assumir a administração de todo o reino. Mas, movidos por pura inveja, os demais líderes daquele reino no qual Daniel estava exilado decidiram desqualificá-lo. O plano foi estabelecer um decreto real através do qual Daniel seria proibido de orar durante um mês, sob pena de ser jogado na cova dos leões.

Quando soube da proibição, ele foi fazer o que costumava fazer: orar de joelhos, três vezes ao dia. Além das habilidades que o distinguiam dos demais, Daniel tinha um coração quebrantado, amava investir tempo a sós com o Pai. Era um homem de oração, apesar do cargo de autoridade que possuía e das ameaças que lhe foram feitas para não orar. Ele não arrumou desculpas para deixar de falar com o Senhor. Não se justificou em suas ocupações.

Sempre arrumamos um tempo para aquilo que amamos. Se você está ocupado demais, exclua alguma coisa de sua agenda, e separe momentos a sós com Deus. Primeiro, reconheça que você precisa orar mais. Peça perdão pela sua negligência. Comprometa-se a priorizar e levar a sério sua vida de oração.




quarta-feira, 29 de abril de 2015

Caminhos do Senhor e o Amor




(Transcrito)

LEIA  Deuteronômio 10.12-19

“Por isso amareis o estrangeiro, pois fostes estrangeiros na terra do Egito.” Dt 10.19

Qual o significado de andar nos caminhos do Senhor? A princípio, a resposta é oferecida em termos genéricos. O amor condescendente de Deus em escolher Abraão para ser um veículo especial de bênçãos (Dt 10.14,15). Diante disso, uma resposta de amor e humildade é requerida do povo (Dt 10.16). Mas finalmente a passagem tece mais detalhes sobre o significado de andar nos caminhos do Senhor.

Andar nos caminhos do Senhor, aqui, significa fazer pelos outros o que Deus deseja que lhes seja feito. Mais particularmente, fazer para os outros o que Deus já fez por você (no caso de Israel, em sua experiência de libertação do Egito e provisão de roupa e comida no deserto). Andar nos caminhos do Senhor é espelhar o seu caráter, seguir seus passos.

Andar nos caminhos do Senhor significa, em suma, amar como Deus ama. A lição é simples, quem não ama, quem nutre ódio, quem despreza a justiça social, quem rejeita o oprimido, quem fecha os olhos ao necessitado, quem tampa os ouvidos ao clamor de quem sofre, está afastado dos caminhos do Senhor e do Evangelho; ainda que seja membro assíduo das reuniões de uma comunidade cristã ou ocupe domingo após domingo os bancos de uma Igreja Evangélica.



terça-feira, 28 de abril de 2015

Nossa Oração, O Desejo de Deus


Por

Dave Branon

LEIA II Coríntios 12:7-10


  
"…três vezes pedi ao Senhor que o afastasse [o espinho na carne] de mim". —
II Coríntios 12:8

O pedido de oração escrito a mão partia o coração por sua aparente impossibilidade: “Por favor, orem — tenho esclerose múltipla, fraqueza muscular, dificuldade de deglutição, dor crescente, visão decrescente.” O corpo da mulher estava se decompondo e eu podia notar desespero em seu pedido de intercessão. Então, veio a esperança — a força que triunfa sobre a lesão e degradação física: “…o nosso abençoado Salvador está no total controle. A vontade dEle é de suma importância para mim.” 

Essa pessoa pode ter necessitado de minhas orações, mas eu necessitava de algo que ela tinha: a inabalável confiança em Deus. Ela parecia apresentar um perfeito retrato da verdade que Deus ensinou a Paulo quando este pediu por alívio de sua dificuldade — aquilo que ele chamava seu “espinho na carne” (II Coríntios 12:7). Sua busca por alívio acabou sendo não apenas uma aparente impossibilidade; seu pedido foi simplesmente rejeitado por seu Pai celestial. A luta contínua de Paulo, que evidenciava claramente a vontade de Deus, foi uma valiosa lição. Por meio de sua fraqueza, a graça de Deus pôde ser demonstrada e o poder de Deus foi “aperfeiçoado” (v.9). Quando expusermos nossos corações a Deus, preocupemo-nos ainda mais em buscar a Sua vontade do que em receber a resposta que desejamos. É daí que vêm a graça e o poder.


PENSE:

"Não oramos para realizar nossa vontade no céu, 
mas para que a vontade de Deus se realize na terra."




segunda-feira, 27 de abril de 2015

O Espírito da Época



Por

Dennis Fisher

LEIA Efésios 2:1-10



  

 "Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo…" —Efésios 2:1-2

  Cada época tem seus próprios pensamentos, ideias e valores que influenciam a cultura; o “espírito da época”. É o tipo de consenso que cresce a cada dia e moralmente nos embala para dormir, fazendo-nos aceitar pouco a pouco os mais novos valores da sociedade. 

O apóstolo Paulo denominou essa atmosfera corruptora o “curso deste mundo”. Ao descrever as vidas dos cristãos de Éfeso antes de eles encontrarem Cristo, afirmou que eles estavam mortos em “delitos e pecados” e andavam “segundo o curso deste mundo” (Efésios 2:1-2). 

Esta é a pressão que o mundo exerce — um sistema de valores e ideias satanicamente inspirado que cultiva um estilo de vida independente de Deus. Jesus deseja que vivamos no mundo (João 17:15) e nessa condição é quase impossível escapar da influência mundana. Mas, Ele nos deu Sua Palavra para permear de tal maneira nosso pensamento, que não temos de nos conformar aos valores do mundo (Romanos 12:1-2). Em vez disso, Deus nos ajuda a caminhar em Sua luz (Efésios 5:8), no Espírito (Gálatas 5:25), em amor (Efésios 5:2), em verdade (3 João 4) e em Cristo (Colossenses 2:6). À medida que andamos no poder de Deus e dedicamos tempo em Sua Palavra, Ele nos dá a força para vivermos segundo valores do reino e não do espírito da época.




domingo, 26 de abril de 2015

O Criador dos Céus e da Terra



(Transcrito)


LEIA  Colossenses 1.13-17


“Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele, nada do que foi feito se fez”
Jo 1.3

Aquela tenra criança nascida em Belém e envolta em panos, não é outro senão o próprio criador do universo. Foi Ele quem lançou os fundamentos da terra, mediu as águas na concha de Sua mão e pesou o pó da terra em balança de precisão. Foi Ele quem mediu os céus a palmo e espalhou as estrelas no firmamento. Foi Ele quem colocou limite nas águas do mar e fez separação entre as águas e a terra seca.

Este vastíssimo e insondável universo com mais de noventa e dois bilhões de anos-luz de diâmetro foi criado por Ele e é sustentado pela palavra de Seu poder. Sem matéria preexistente, o Filho de Deus trouxe à vida este colossal universo. Do nada Ele tudo criou. Não apenas criou, mas também sustenta toda a obra da criação. Ele é quem nos dá vida, respiração e tudo o mais. Dele vem a chuva e o sol. Ele é quem dá vida à semente e pão ao que tem fome.

Nele vivemos, nos movemos e existimos. Ele é a fonte de todo o bem. Ele é o dono e o governador do universo. Dele emana todo o poder. Ele é tudo em todos. Sem Ele nada podemos fazer. Jesus é o dom precioso de Deus para nós, pois, por amor de nós, pecadores, deixou a glória e veio ao mundo a fim de se identificar conosco, carregar sobre Si os nossos pecados, morrer em nosso lugar, e nos dar a vida eterna.



sábado, 25 de abril de 2015

O Médico Por Excelência




(Transcrito)

LEIA   Mateus 4.23-25

“Percorria Jesus toda a Galileia, ensinando..., pregando… e curando toda sorte de doenças e enfermidades entre o povo”
Mt 4.23

O ministério de Jesus foi dedicado à pregação, ao ensino e à cura e libertação. Movido por profunda compaixão, socorreu os aflitos, enxugou as lágrimas dos enlutados, libertou os cativos e curou os enfermos. Tratou cada pessoa de forma diferente, usando metodologias diferentes, demonstrando Sua sensibilidade e Sua misericórdia aos aflitos. Jesus abriu os olhos aos cegos, deu audição aos surdos e voz aos mudos. Jesus purificou os leprosos, fez os paralíticos andarem e ressuscitou os mortos.

Jesus nunca mudou. Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. Ele tem o mesmo poder e a mesma autoridade. Ele pode tudo quanto quer. Para Ele não tem doença incurável nem vida irrecuperável. Ele curou um paralítico em Betesda que estava há trinta e oito anos prostrado em uma cama. Ele curou uma mulher hemorrágica que durante doze anos sofria sem ver nenhuma esperança de alívio por parte dos médicos.

Ele curou um homem sentenciado à morte, totalmente tomado de lepra. Nem mesmo a morte pôde desafiar o Seu poder. Jesus ressuscitou a filha de Jairo, o filho da viúva de Naim e o seu amigo Lázaro. Jesus pode, também, curar suas enfermidades, perdoar seus pecados e dar a você a vida eterna. Ele é o Médico dos médicos, o único que pode curar nossas doenças físicas, emocionais e espirituais.



sexta-feira, 24 de abril de 2015

O Perdoador de Pecados




(Transcrito)


LEIA Marcos 2.1-12


“Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados...”
Mc 2.10,11

O teólogo C. S. Lewis disse que só podemos olhar para Jesus sob três perspectivas: ou Ele é um mentiroso, ou é um lunático, ou é Deus. Se Jesus não é quem disse ser, então, é mentiroso. Se Jesus não é quem pensou ser, então, é lunático. Se Jesus é quem disse ser, então, é Deus.

Uma prova incontestável da divindade de Cristo é que Ele perdoou pecados. Os fariseus quando viram Jesus perdoando pecados, acusaram-no de blasfêmia, porque só Deus tem autoridade para perdoar pecados. Eles estavam certos. De fato, só Deus pode perdoar pecados. 
Porém, erraram em não reconhecer a divindade de Cristo. Nenhuma religião tem autoridade para perdoar pecados. Nenhum sacerdote pode cancelar a dívida dos pecadores. Somente Jesus tem esse poder e essa autoridade. 

Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus morreu pelos nossos pecados segundo as Escrituras. Nele temos copiosa redenção. Seu sangue nos purifica de todo o pecado. 
Até mesmo o ladrão, crucificado à Sua direita, encontrou em Jesus uma fonte inesgotável de perdão, pois, arrependido, clamou misericórdia na undécima hora da vida. Ali mesmo Jesus lhe disse: “Em verdade te digo que hoje estarás Comigo no paraíso”. De igual modo, Jesus pode, agora mesmo, perdoar todos os seus pecados e dar a você a vida eterna.


quinta-feira, 23 de abril de 2015

Nascimento do Filho do Altíssimo



(Transcrito)


LEIA Lucas 2.1-7


“Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai” 
Lc 1.32


O nascimento de Jesus foi planejado na eternidade. Na plenitude dos tempos, em cumprimento às profecias, Deus enviou o anjo Gabriel à pequena cidade de Nazaré, para anunciar a Maria, jovem prometida para o carpinteiro José, a auspiciosa notícia de que ela seria a mãe do Salvador. Maria ficou perplexa e quis saber como esse fato extraordinário se daria. O anjo lhe explicou que desceria sobre ela a sombra do Altíssimo e ela conceberia por obra do Espírito Santo e daria à luz a Jesus, o Filho do Altíssimo.

Maria era virgem porque nunca tinha se relacionado ainda com homem algum. A concepção do Filho do Altíssimo, portanto, foi um milagre extraordinário. Aquele que nem o céu dos céus pode contê-lo, esvaziou-se. O Pai da Eternidade entrou no tempo. O Verbo eterno encarnou-se. Maria carregou em seu ventre o criador do universo. Deus revelou a José, noivo de Maria, através de um sonho, que o menino seria chamado Jesus, pois salvaria o seu povo de seus pecados.

Na plenitude dos tempos, Jesus, o Pão da vida, nasceu em Belém, a casa do pão. Ele veio para salvar o Seu povo do pecado e libertá-lo da escravidão do diabo. Todo aquele que crê em Jesus, o Filho do Altíssimo, tem a vida eterna. Porém, aqueles que se mantêm rebeldes contra Ele, jamais verão a vida.



O Crescimento do Filho de Deus




(Transcrito)

LEIA Lucas 2.41-52

“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens”
.
Lc 2.52


Jesus ia anualmente com Seus pais a Jerusalém para participar da Festa da Páscoa. Aos doze anos de idade, durante essa festa, Jesus ficou no templo conversando com os doutores. Todos os que O ouviam ficavam admirados de Sua inteligência. Ele tinha plena consciência de Sua divina filiação, embora fosse submisso aos Seus pais terrenos. 

O crescimento de Jesus pode ser examinado em três áreas distintas.
Primeiro, Seu crescimento físico: Ele crescia em estatura. Cresceu da infância à maturidade. Foi plenamente homem sem deixar de ser plenamente Deus. Nele habitou corporalmente toda a plenitude da divindade. Exceto no pecado, foi em tudo semelhante a nós. 

Segundo, Seu crescimento intelectual: Ele crescia em sabedoria. Sua sabedoria era notória desde Sua infância. Suas respostas aos doutores no templo, quando tinha apenas doze anos, produziram grande admiração em todos.

Terceiro, Seu crescimento espiritual: Ele crescia em graça diante de Deus e dos homens. Jesus foi um homem cheio do Espírito Santo. Sua humildade, compaixão, coragem e plena submissão ao Pai revelam-nos quão revestido da graça Ele estava. Jesus crescia tanto diante de Deus como diante dos homens. Ele é o nosso supremo modelo. Ele é nosso exemplo, nossa vida, nosso Salvador.

terça-feira, 21 de abril de 2015

O Maravilhoso Conselheiro



(Transcrito)

LEIA  Isaías 9.1-7

“... e o Seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”
 (Is 9.6)

O Profeta Isaías, conhecido como o profeta messiânico, abriu as cortinas do tempo, e mostrou com grande clareza, a identidade do Filho de Deus. Apresentou-O como Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz. 

Jesus é Maravilhoso Conselheiro porque Suas palavras são espírito e vida. Todo aquele que ouve Suas palavras e nEle crê, tem a vida eterna. Jesus é Maravilhoso Conselheiro porque os aflitos encontram nEle uma fonte inesgotável de paz, os enfermos a cura completa, e os perdidos o caminho de volta para Deus.

Jesus é Maravilhoso Conselheiro porque restaura os caídos, e devolve a esperança aos que vivem atormentados pelo medo e pela culpa. Por intermédio de Seu poder os cegos veem, os mudos falam, os surdos ouvem, os paralíticos andam, os leprosos são purificados e os mortos ressuscitam. Suas palavras quebram os endurecidos e restauram os quebrantados. 
Seus ensinos iluminam as mentes entenebrecidas e Suas obras manifestam seu excelente poder. 

Jesus é Maravilhoso Conselheiro porque Seu ensino foi exemplificado pela Sua vida. Sua vida foi a avalista de Suas palavras. Pregou com sabedoria e com poder. Falou aos ouvidos e aos olhos. Pregou e demonstrou. Agora mesmo Ele pode restaurar sua alma, curar suas feridas e fazer tudo novo em sua vida.



segunda-feira, 20 de abril de 2015

O Príncipe da Paz


(Transcrito)

LEIA João 14.16-27

“... e o Seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (
Is 9.6)


O mundo está em guerra desde que o homem rebelou-se contra Deus. Só no século passado, mais de noventa milhões de pessoas foram mortas em duas sangrentas guerras mundiais. O homem sem Deus não conhece paz, pois para o ímpio não há paz. As nações falam de paz, mas se preparam para a guerra. Constroem monumentos à paz, mas investem em armas de destruição. Os rumores patentes de guerra no mundo mantêm o alerta ligado, avisando-nos que a suposta paz não passa de um conflito latente. O homem só conhece a paz quando é governado pelo Príncipe da Paz. Jesus é o Príncipe da Paz. 

Quando somos governados por Jesus temos três tipos de paz. 
Primeiro, paz com Deus. Somente por intermédio de Cristo somos reconciliados com Deus e temos paz com Deus. Jesus é o novo e vivo caminho que nos conduz ao Pai.

Segundo, paz com o próximo. A violência urbana, as guerras dentro da família, as guerras tribais, os conflitos armados, tudo isso, provêm da malignidade do pecado, que brota como uma fonte contaminada do nosso coração. Somente Jesus pode nos reconciliar com o próximo, transformando-nos para amá-lo e perdoá-lo.

Terceiro, paz com nós mesmos. Somos um ser em conflito, uma verdadeira guerra civil ambulante até que Cristo transforme nossa vida e nos dê um novo coração e uma nova vida.

domingo, 19 de abril de 2015

O Vencedor da Morte


(Transcrito)

LEIA Apocalipse 1.9-20

“... Eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos...”
Ap 1.17,18

A morte de Cristo não foi uma tragédia, pois Sua ressurreição é um fato incontestável. Jesus morreu e ressuscitou segundo as Escrituras. Sua morte não foi um acidente nem Sua ressurreição uma surpresa. A morte não pôde retê-Lo. Jesus venceu a morte e arrancou seu aguilhão. Ressuscitou fisicamente, poderosamente, triunfantemente. Ele se levantou dos mortos como primícias de todos aqueles que dormem.

Quanto ao passado, Sua ressurreição é um fato histórico inegável, quanto ao presente Sua ressurreição é um artigo de fé inabalável e quanto ao futuro Sua ressurreição é uma esperança bendita. Porque Ele vive, temos esperança do amanhã. A morte foi tragada pela vitória. A morte é o último inimigo a ser vencido. A morte será lançada no lago de fogo, mas nós teremos um corpo incorruptível, imortal, glorioso, poderoso, espiritual e celestial, semelhante ao corpo da glória de Cristo.

Vamos brilhar como o firmamento. Vamos resplandecer como as estrelas para sempre e eternamente. Porque Jesus venceu a morte, caminhamos não para um túmulo escuro, mas para a luz aurifulgente do céu. Porque Jesus triunfou sobre a morte, viveremos com Ele para sempre, onde não haverá mais dor, nem luto nem pranto. Porque Jesus venceu a morte, nossos olhos serão enxugados de toda a lágrima!



sábado, 18 de abril de 2015

A Esperança dos Desesperançados




(Transcrito)

LEIA Marcos 5.1-43

“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança” 
I Tm 1.1

O Apóstolo Paulo diz que Jesus é a nossa esperança e o Evangelho de Marcos registra quatro episódios para destacar essa verdade. 

Primeiro, Jesus é a nossa esperança porque Ele tem poder sobre a natureza. Quando Seus discípulos estavam atravessando o Mar da Galiléia, foram surpreendidos por uma terrível tempestade. Aflitos, recorreram a Jesus, Ele acalmou o mar e aquietou o vento. Jesus pode acalmar também os vendavais da nossa alma.

Segundo, Jesus tem poder sobre os demônios. Jesus libertou o gadareno, possuído por uma legião de demônios. Esse homem já havia sido enjeitado pela família e pela sociedade. Vivia entre os sepulcros, nu, furioso, perturbado, ferindo-se com pedras. Jesus o liberta, o salva e o envia como portador de boas novas para sua família.

Terceiro, Jesus tem poder sobre a enfermidade. Imediatamente, Jesus curou uma mulher que sofria há doze anos com uma hemorragia. Aquela doença desafiava a medicina, mas não a Jesus. Ele pode curar toda sorte de enfermidade. 

Finalmente, Jesus tem poder sobre a morte. Ele vai à casa de Jairo e ressuscita sua filha única com doze anos de idade. A morte precisa bater em retirada diante daquEle que é a ressurreição e a vida. Jesus tem todo o poder nos céus e na terra. Ele já é a sua esperança?