sábado, 31 de março de 2012

Espiritualidade na Adoração!


(Transcrito)


“Pois misericórdia quero, e não sacrifício, e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.” Os 6.6.



O teólogo Russel Shedd afirma que “a maneira como uma Igreja adora reflete a teologia da comunidade”. O principal propósito do homem, segundo a Confissão de Fé de Westminster, é glorificar a Deus e alegrar-se nEle eternamente. Portanto, toda vez que o culto se concentra no homem, e não em Deus, “cria-se a noção falsa de que Deus é um simples espectador que acompanha nossa atividade, como um avô que se diverte com as brincadeiras de seus netos”, diz Shedd.

Na maioria das vezes atentamos mais para as expressões externas do culto e esquecemos que a atitude do coração do adorador deve ser fundamentalmente interna. Deus tem muito mais preocupação com o coração do que com a forma.

Há pelo menos dois grandes perigos na vida de adoração de cada cristão e da Igreja: o formalismo, que engessa o modo de adorar, e a espontaneidade exagerada, que absolutiza a liberdade e promove a confusão. Assim, o ideal é a junção entre a forma e a expressão interna do coração. Adorar a Deus significa a percepção da riqueza que Deus representa para o adorador.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Espiritualidade na Família


(Transcrito)


“[...] Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Js 24.15.



Um dos grandes desafios familiares é a convivência. Em nossos dias, onde as relações tornaram-se ainda mais superficiais e descartáveis, o desafio é ainda maior. Precisamos investir mais em nossas relações familiares. Vejamos o que eu e você podemos fazer para melhor conviver em família.

Família como ninho onde a afetividade seja desenvolvida sadiamente. Somos desafiados a sentarmos à mesa, estarmos juntos, ouvindo e sendo ouvidos, imprimindo e recebendo emoções e sentimentos que constroem uma “mente” equilibrada e apta para enfrentar a vida. Precisamos desenvolver mais encontros familiares.

Família como escola, onde se aprende condutas e costumes apropriados. A família deve ser um lugar de integração da personalidade. Lugar para formação do caráter. É no ambiente do lar que forjamos os mais altos valores da existência humana.

Família: um altar da presença constante de Deus. A família pode e precisa ser altar através do culto doméstico, não domesticado, e do culto pessoal de cada membro de uma casa. Deus nos abençoe!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Amor Reciclado


Por

Anizia D. Chagas Von-Held (Rio de Janeiro - Brasil)



LEIA Mateus 25.31-46



"Então, lhes responderá: Em verdade vos digo que, sempre que o deixastes de fazer a um destes mais pequeninos, a Mim o deixastes de fazer". Mateus 25.45



Uma mulher vem frequentemente à nossa casa, nas tardes de domingo, pedindo jornais e revistas velhos. Uma semana depois de entregá-los a ela, perguntei: "Você os vende?" Ela respondeu: "Não, dona; eu os dou. Levo os jornais para um senhor idoso, para que ele possa cobrir suas paredes e deixar seu quarto mais quente". Perguntei mais: "E as revistas?" "São para uma moça paraplégica cujos dias ficam mais agradáveis quando ela tem algo para ler", respondeu. Olhei para o rosto daquela mulher carregando sacos pesados de revistas e jornais. "Não é peso demais para você?", perguntei. Mas ela respondeu: "Ah, não! Ainda vou pegar mais!”.

Eu aprendi uma linda lição com aquela mulher. Com poucos bens materiais próprios, ela estava cuidando de pessoas mais necessitadas do que ela. Um exemplo do modo como Jesus nos ensinou a viver!



PENSAMENTO:



"Nós encontramos vida quando vivemos para as outras pessoas".

quarta-feira, 28 de março de 2012

Um Belo Momento


Por

Julie Ackerman Link

LEIA - Isaías 40:6-11

…"Toda a carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva" — Isaías 40:6.



Um click e lá estava… um belo momento capturado no tempo para sempre. O sol tardio de verão refletia na quebra da onda e fazia a água parecer ouro líquido respingando sobre a costa. Se meu amigo não estivesse lá com sua câmera, a onda teria passado despercebida, como muitas outras que vieram e recuaram, e que foram vistas apenas por Deus.

Quem pode imaginar quantas ondas os lagos já impulsionaram para as margens? No entanto, cada uma delas é sempre única. Como em cada onda, Deus cria a beleza extravagante a partir de coisas aparentemente mundanas. Usando água e ar, Ele cria maravilhosas obras de arte; e nós desfrutamos de Sua galeria nos altos céus, na terra e nos mares. Mas a maioria da beleza da terra permanece invisível para nós; é vista apenas por Deus.

Deus usa outra galeria para expor Sua glória: os seres humanos. Nós também somos feitos de algo comum — o pó da terra (Gênesis 2:7), mas em nós Ele adicionou um ingrediente extraordinário — Seu próprio fôlego (v.7). Como as ondas do mar e as flores do campo (Isaías 40:6), nossas vidas são breves e poucos as veem. Porém, cada vida é um belo “momento” criado por Deus para dizer ao mundo, “… Eis aí está o vosso Deus!” cuja Palavra permanecerá para sempre (v.8).

terça-feira, 27 de março de 2012

Nada de Artificial


Por


Marvin Williams

LEIA - 1 João 2:3-11

"Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nEle, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nEle". —I João 2:5



Certa Igreja em Illinois, EUA, está deleitando-se com os novos sinos na torre acima do santuário. Quando a Igreja foi primeiramente construída, não havia dinheiro para comprar os sinos, mas no aniversário de 25 anos os membros da Igreja conseguiram arrecadar fundos para pendurar três sinos no espaço vago. E apesar de serem espetaculares, há um problema: a congregação nunca ouvirá os sinos tocarem. Apesar de aparentarem ser verdadeiros, não o são.

O apóstolo João escreveu sua primeira carta para encorajar os cristãos a não apenas aparentarem ser cristãos verdadeiros, mas a provar que o são pela maneira de viver. O indício de que a fé de uma pessoa é verdadeira não se encontra em algum tipo de experiência mística com Deus. A prova de que as pessoas realmente conhecem e amam a Deus está em submeter-se à Sua autoridade e à Sua Palavra. João afirma: “Aquele, entretanto, que guarda a Sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nEle: aquele que diz que permanece nEle, esse deve também andar assim como Ele andou” (1 João 2:5-6).

Se declararmos que fomos transformados pelo Evangelho e que conhecemos a Deus intimamente e O amamos, devemos validar essa afirmação com a nossa obediência à Sua Palavra.


sábado, 24 de março de 2012

Fico com Ele


Por

David H. Roper

LEIA - Salmo 27:1-10



"Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me acolherá". — Salmo 27:10



Anos atrás, quando ainda estudava na Universidade da Califórnia, desenvolvi uma amizade com um colega que havia sofrido uma perda terrível. Seu filho tinha morrido e sua esposa o abandonara por não conseguir lidar com a dor.

Certo dia, enquanto meu amigo e eu caminhávamos pela rua, nos encontramos parados atrás de uma mãe descabelada segurando a mão de um menininho que estava sujo. Ela estava brava com a criança e caminhava rápido demais, arrastando-a num ritmo que suas perninhas não conseguiam acompanhar.

Chegamos a um cruzamento movimentado onde a criança parou subitamente e sua mão se soltou da mão de sua mãe. E a mãe virou-se, praguejou e continuou caminhando lentamente. O menininho sentou-se no meio-fio e irrompeu em lágrimas. Sem hesitar por um momento sequer, meu amigo sentou-se ao lado da criança e envolveu o pequeno em seus braços.

A mulher virou-se e, olhando para a criança, começou a praguejar novamente. Meu amigo suspirou e olhou para cima. “Senhora,” disse suavemente, “se você não o quer, fico com ele.”.

Acontece o mesmo com nosso Pai no céu. Ele também vivenciou uma grande perda e nos ama da mesma maneira afetuosa. Mesmo que nossos amigos e família nos abandonem, nosso Deus jamais o fará (Salmo 27:10). Estamos sempre sob o Seu cuidado.

sexta-feira, 23 de março de 2012

A Espiritualidade do Perdão


(Transcrito)


“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará.” Mt 6.14



Quando pensamos no perdão devemos nos perguntar sobre o que devo fazer para aprender a perdoar e como me fazer perdoável nas relações. Bem sabemos que as nossas relações, sejam familiares, conjugais, eclesiásticas, profissionais, fraternas etc., são marcadas, aqui e acolá, por desajustes e fraturas, que necessitam do exercício do perdão como chave para desmantelar os mecanismos de destruição da alma e do coração, sem o que a nossa existência fica absolutamente comprometida.

Jesus Cristo, que viveu debaixo de intenso sofrimento, que bebeu o cálice da dor, da humilhação, não sucumbiu ante todo o sofrimento porque aprendeu a liberar perdão aos seus inimigos, como expressão da graça do Pai. Jesus Cristo é o caminho para vencer todo tipo de falta, de desvio, de pecado, de violência doméstica etc. Perdão é as pegadas da graça que deixamos na estrada da vida. O perdão nos habilita a prosseguir segundo a misericórdia com que fomos alcançados. Eis um tremendo conforto!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Você Oraria Por Mim?


Por


Julio R. Vargas Vidal (Porto Rico)

LEIA 1 Tessalonicenses 5.12-18



"E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados". Tiago 5.15



Estava telefonando a uma mulher famosa, para lhe pedir para falar durante um almoço do Dia de Ação de Graças. Por muitos anos, ela trabalhou em Porto Rico como diretora de programas infantis de televisão. Minha geração cresceu assistindo aos oportunos conselhos que ela dava e aprendendo com todas as coisas que ela ensinava, desde valores do dia-a-dia até matemática simples. Sua vida deu uma guinada de 180 graus em 1975. Um dia, quando estava na praia, ela decidiu mergulhar, sem se dar conta de que a maré tinha baixado e que as rochas agora estavam muito próximas à superfície. O impacto com elas deixou-a tetraplégica. No entanto, sua vida profissional continuou. Agora, eu a estava convidando para partilhar seus pensamentos sobre a gratidão.

Quando nossa conversa chegou ao fim, ela pediu: "Pastor, em alguns dias eu farei alguns exames médicos. O senhor poderia orar por mim?" Passamos mais alguns momentos ao telefone enquanto eu orava por aquela personalidade da televisão nacional. Após o telefonema, abri El Aposento Alto (a edição de língua espanhola do No Cenáculo) para ler a meditação do dia 10 de novembro de 2010. Orar pelos outros é mais que uma oportunidade; é um privilégio que Deus nos dá. Naquele dia aprendi que quando nos pedem para orar por alguém, devemos fazê-lo. Deus cuidará do resto.



PENSAMENTO:



"Orar por alguém é uma dádiva para quem recebe a oração e um privilégio para quem ora".

quarta-feira, 21 de março de 2012

Exemplo de Espiritualidade

John Knox
(Transcrito)


“[...] Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.” Tg 5.16.



A história da Igreja Cristã nos fala de um homem chamado John Knox, conhecido como o pai do Puritanismo, que viveu no século 16. Ele sofreu perseguições da grande sanguinária rainha Maria Stuart, que perseguia todos os reformadores. O mais interessante é que esse homem se tornou num grande homem de oração.

Até mesmo Maria Stuart chegou a dizer: “Eu temo muito mais a oração de John Knox do que a todos os exércitos da Inglaterra”. Esse homem quando orava dizia: “Senhor, dá-me a Escócia para Jesus, senão eu morro”. John Knox, antes de ter sua vida radicalmente transformada, vivia uma religiosidade inócua, sem relação íntima com Deus.

Nos dias de hoje, muitos acham que a oração é o símbolo de impotência humana. Só se ora quando não se pode fazer nada mais prático. Mas não existe seguimento de Jesus Cristo sem relacionamento sério com Deus. Lembremo-nos de uma coisa: quando entramos numa vida de oração passamos a conhecer, de verdade, quem é Deus.

terça-feira, 13 de março de 2012

Espiritualidade & Discipulado


(Transcrito)


“Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me.” Mc 10.21



Jesus Cristo ao chamar seus discípulos não só os chama, mas também os desafia a assumirem compromisso com o seu Reino e, a aceitar, incondicionalmente, seu senhorio. Certa ocasião um jovem se aproximou de Jesus (Mc 10.17-22), para indagá-lo acerca da vida eterna, pensando ser um excelente cristão. Mas ele não havia compreendido ainda o significado e as implicações do verdadeiro discipulado (v. 21).

O jovem fazia quase tudo certo. Mas o seu coração estava dividido entre Deus e as riquezas. O jovem foi desafiado por Jesus à liberalidade. Ou seja, a abrir mão dos valores materiais. Seria o destronar das riquezas e o entronizar Jesus Cristo no coração. O jovem foi desafiado a um novo redirecionamento de vida. “... vem, e segue-me”.

Seguir a Jesus Cristo implica em confiar inteiramente na providência de Deus. Lamentavelmente, o jovem não aceitou o desafio de Jesus: “Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades” (v. 22). Que não aconteça assim comigo e com você.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Carregado no Caminho


Por
William Malmsten (Michigan, EUA)

LEIA Provérbios 3.5-6



"Humilhai-vos na presença do Senhor, e Ele vos exaltará". Tiago 4.10



Quando minha filha Becky tinha aproximadamente dois anos, nossa família foi passear de canoa em Michigan. Na viagem de volta, minha esposa e meu filho começaram a descer a trilha; mas quando tentei pegar Becky no colo, ela não quis. Ela tinha estado na canoa ou no colo o dia todo; por isso, agora ela queria andar. Sabia que Becky não conseguiria andar os 600 metros de trilha acidentada à nossa frente, mas decidi deixá-la tentar. Quando ela se cansasse, eu a pegaria. Becky se recusou a andar à minha frente; por isso, foi cambaleando atrás de mim; e começamos a descer lentamente pela trilha. Após cerca de 15 minutos, ouvi Becky gritar. Virei rapidamente e a vi sentada no meio da trilha, chorando. Ela não estava machucada; apenas cansada demais para continuar. Ao tomá-la nos braços, disse-lhe: "Você não precisa chorar, Becky; apenas peça para o papai carregá-la".

Ao seguir pelo caminho com Becky nos braços, pensei em nosso relacionamento com Deus. Assim como eu e Becky, Deus sabe que não podemos seguir sozinhos pelo caminho da vida. Assim como eu estava de olho em Becky, esperando que ela pedisse para ser carregada, Deus olha por nós, para nos carregar quando não pudermos mais prosseguir.



PENSAMENTO:



"Deus nos carrega quando o caminho é difícil demais para nós".

domingo, 11 de março de 2012

Antropocentrismo


(Transcrito)

“ Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.” Lc 9.23



Assistimos e, muitas vezes, praticamos uma espiritualidade centrada no conceito do individualista. Desde a queda de Adão, nada mudou e o homem fora de Cristo se acha independente, livre de Deus. Uma face do nosso tempo afirma o antropocentrismo, na qual o homem traz dentro de si todas as potencialidades para resolver todos os seus problemas.

Ele não precisa mais de Deus. Em nossos dias, inclusive em alguns setores evangélicos, Deus apenas “cumpre ordens”, uma espécie de agenda humana. Trata-se, na verdade, de uma espiritualidade do tipo: o homem é quem decide, determina, e, “pobre” de Deus, apenas obedece. Temos uma espiritualidade pragmática, utilitarista, na verdade, consumista.

No entanto, não há espiritualidade sem a cruz de Jesus Cristo. Ou seja, sem a negação de nós mesmos para seguir a Cristo. Na cruz entregamos o nosso eu e assumimos o senhorio de Jesus Cristo. Declaramos nossa absoluta e contínua dependência de Deus, na mediação de Jesus Cristo, nosso salvador, e pela força do Espírito Santo.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Uma Bebida Longa e Fresca


Por


Sherree G. Funk (Pensilvânia, EUA)


LEIA João 4.5-15



"No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". João 7.37-38



Toda primavera, gosto de ver minhas jardineiras carregadas de flores coloridas: petúnias vermelhas, lobélias azuis, centáurias. O momento em que as jardineiras ficam mais belas é logo que coloco as novas plantas. Eu as rego bem a cada dia, por uma semana ou duas e fico feliz nos dias de chuva, quando Deus faz o trabalho por mim. Mas logo me distraio e me esqueço de regá-las. Após uns poucos dias quentes e secos, cada talo de flor pende e a folhagem tomba na lateral da jardineira. Temo pelo pior. Felizmente, se o solo não estiver completamente seco, posso regar as plantas e vê-las reviver.

Isso me faz perceber que preciso da água da Palavra de Deus tão desesperadamente quanto minhas flores precisam de água. Quando me esqueço de ler a Bíblia e orar, logo fico abatida. As tensões da vida podem me oprimir, assim como minhas flores murcham no calor. Mas as pessoas que creem em Cristo têm acesso a um suprimento interminável de água. Jesus prometeu que se O buscarmos e crermos Nele, rios de água viva fluirão de nós. Quando eu reservo um tempo para ler minha Bíblia a cada manhã, sinto-me mais forte, mais capaz de sobreviver ao dia. Quando vejo as minhas flores tombando por falta de água, corro atrás da mangueira. Mas também paro e penso: Tenho buscado a Cristo recentemente para uma bebida fresca?



PENSAMENTO:



"Como as flores que precisam de água, nós precisamos de alimento espiritual para nos vicejar".

segunda-feira, 5 de março de 2012

Espiritualidade é Oração


(Transcrito)


“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação.” Mt 26.41.



O grande teólogo da esperança, Jürgen Moltmann, comentando sobre a experiência de Jesus no Getsêmani, afirma que a oração só ganha verdadeiro sentido na vigilância. Jesus mesmo pediu aos discípulos: “permanecei aqui e vigiai”. Se de um lado Jesus luta intensamente com Deus, o Pai querido, por outro, os discípulos dormem indiferentes, mesmo sob o pedido da vigilância. Estavam num estado de torpeza, de falta de esperança. Eis a falta de vigilância. Ao invés do enfrentamento do perigo iminente, como Jesus o fez, caíram no sono mórbido.

A grande questão é que o sono dos discípulos continua atual, presente entre muitos de nós. Não sabemos orar e muito menos vigiar. No entanto, o grande desafio para os discípulos de então e para hoje é compreender que vigiar nos faz descobrir o perigo. Qual o perigo? Sobretudo o de não fazermos a vontade de Deus. Mas quando vigiamos entramos na realidade de Deus, quebrando a couraça da apatia que nos sufoca. Portanto, juntos, oração e vigilância nutrem a expectativa de que Deus vem ao nosso encontro, sempre.

domingo, 4 de março de 2012

A Igreja de Portas Abertas


(Transcrito)


“... coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar.” Ap 3.8.



Algum tempo atrás tive oportunidade de visitar a Capela Sistina. Famosa por sua arquitetura, ela foi inspirada no templo de Salomão. Seus afrescos são de uma beleza inigualável. Como essa capela, existem lindas catedrais espalhadas ao redor do mundo que nos cativam pela sua exuberância e esplendor. Esses templos normalmente ficam abertos para a visitação pública. E como resultado, se transformam muito mais em um lugar de turismo do que propriamente um esconderijo seguro para almas que buscam a presença de Deus. As igrejas sempre deveriam ter suas portas abertas, como as catedrais mais famosas do mundo. Não para serem tão somente visitadas, mas para acolherem homens e mulheres sedentos da água da vida, Jesus.

No seu propósito de perseverar diante das perseguições e nunca negar o nome de Jesus, a Igreja em Filadélfia, registrada por João, recebe uma palavra do Senhor que declara que havia colocado “uma porta aberta que ninguém poderia fechar” (Ap 3.8). Sua Igreja tem as portas abertas diuturnamente para receber todos aqueles que buscam desesperadamente a Deus?


sábado, 3 de março de 2012

A Missão da Comunidade


(Transcrito)

“Para que todos sejam um, Pai, como Tu estás em Mim e Eu em Ti.” Jo 17.21.



Comunidade significa unidade com. Por nos tornarmos cada vez mais individualistas e independentes, passamos a conviver com a unidade (sem o “com”). Vivemos numa sociedade em que não faz mais sentido falar em comunidade. Estamos meditando sobre a oração sacerdotal de Jesus. Nela, o Mestre nos ensina que devemos viver em unidade porque já existe nele. Ou seja, Pai, Filho e Espírito Santo são um e essa é a mais estupenda declaração de unidade que se conhece. Nesse sentido não se cria unidade. Ela já existe. Vive-se a unidade entre os cristãos. Esse é um dos pontos mais críticos enfrentados pela cristandade.

Afirmamos ter uma só fé, um só batismo, um só Senhor, um só Deus e Pai de todos (Ef 4.5), mas isso parece ser retórica. Pessoas olham e nos veem divididos, sozinhos. A missão da comunidade, de se viver juntos em unidade, se alcança somente através do amor que é derramado em nossos corações pelo Espírito. (Rm 5.5). E para que vivemos em comunidade? “Para que o mundo creia que Tu Me enviaste.” (Jo 17.21). Poderia existir uma mensagem mais poderosa do Evangelho do que ver os cristãos vivendo em unidade?

sexta-feira, 2 de março de 2012

Com Um Dia de Atraso


Por
Jan Winston (Kansas, EUA)

LEIA Efésios 3.14-21



"Orai sem cessar". I Tessalonicenses 5.17



Na segunda-feira, acordei ansiosa para orar por minhas netas. Com oito e onze anos, seria para elas o primeiro dia de aulas em uma nova escola. Eu tinha planejado orar para que elas tivessem uma boa experiência, professores dedicados e boas amizades. No momento em que me acomodei para me concentrar em minha oração, dei-me conta de que eu tinha me equivocado com o horário. Minhas netas tinham se mudado com seus pais para Pequim, China, para passarem o próximo ano. Sua escola na China estava num fuso horário 14 horas à frente do meu; portanto, seu primeiro dia na escola há muito já tinha terminado. Elas tinham jantado e já estavam dormindo. Senti-me péssima. Minhas netas tinham estado na escola, mas fui eu quem aprendeu uma lição.

Se eu orasse por elas todos os dias, teria orado em seu primeiro dia na nova escola, independentemente do fuso horário. Deus é constante, e a oração nos está disponível a qualquer hora. Não quero orar apenas quando tiver um pedido especial a fazer; quero estabelecer uma disciplina diária de oração, especialmente por minha família.



PENSAMENTO:



"A oração diária cobre todos os fusos horários".

quinta-feira, 1 de março de 2012

Procura-se: Gente Comum


Por


Sue Tornai (Califórnia, EUA)

LEIA Mateus 14.22-33*



E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.2



O que você faria se Jesus viesse à sua igreja e dissesse: “Estou procurando pessoas comuns”? Por que Jesus estaria interessado em pessoas comuns? No entanto, foram pessoas assim que Ele chamou para serem seus amigos pescadores, um cobrador de impostos, um mestre, uma dona de casa.

Identifico-me com Pedro mais do que com qualquer outro dos seguidores de Jesus. Pedro era impulsivo, como eu. Ao ver Jesus caminhando sobre a água, ele disse: “Se és tu, Senhor, manda-me ir ter Contigo”. Jesus assim fez, e Pedro desceu do barco e caminhou sobre a água, algo que ninguém, além de Jesus, havia feito. Isso não é comum. Então, Pedro olhou ao redor, sentiu o vento e as ondas, e caiu. É o que aconteceria a mim. Isso é comum. Quando Jesus foi preso, o medo tomou conta de Pedro e ele negou conhecê-Lo. Detesto admitir, mas eu provavelmente teria feito o mesmo. Sou grata porque Jesus amou e perdoou Pedro e lhe ordenou: “Alimenta minhas ovelhas (João 21.17)”. Pedro, mais tarde, se tornou um pregador na Igreja Primitiva. Quanto mais Pedro caminhava com Jesus, mais ele se modificava. E quanto mais eu caminho com Cristo, mais me dou conta do quanto Ele quer me ajudar a me tornar a serva que Deus quer que eu seja.



PENSAMENTO:



"Deus chama pessoas comuns para se tornarem servos e servas extraordinários".