terça-feira, 29 de março de 2011

Luan Santana e a Música Gospel


Luan Santana, Jamily e Flordelis (cartaz do filme)

Parece que esse assunto não chega a um ponto final. A cada dia descubro mais “novidades”, desta vez em visita ao site Pátio Gospel me deparei com essa matéria:


"Luan Santana grava música gospel (26/03/2011)


A música Conquistando o Impossível da cantora Jamily faz parte do novo CD e DVD de Luan Santana gravado no Rio de Janeiro. A canção de Jamily também conhecida como Campeão, fez parte da trilha sonora do filme Flordelis – Basta uma Palavra para Mudar na voz de Beno e Solange Cesar, além de ser a trilha motivacional do Flamengo na luta pela conquista do Campeonato Brasileiro de 2009. O cantor teen deu uma nova interpretação à música, no vídeo que caiu na rede, ainda não oficial, a platéia acompanha o cantor com a letra na ponta da língua. Realmente essa canção belíssima caiu no gosto popular."




Até quando vamos ter que ver esse tipo de cena: nossas canções sendo cantadas em todo lugar sem que as pessoas tenham um mínimo de respeito? Enquanto o Luan canta uma letra tão forte sobre fé as fãs estão enlouquecidas gritando por ele invadindo o palco pra agarrá-lo. Na verdade não estão nem prestando a atenção devida ao que ele canta, caso contrário não se comportariam desse jeito. Estamos vivendo uma fase em que o “gospel” caiu no gosto popular e a coisa está perdendo o rumo.


Quando eu era criança quem se dizia ser evangélico, naquela época se usava o termo crente, era rotulado de fanático, alienado, ignorante, além de ser vítima de várias brincadeiras ofensivas no colégio ou ambiente de trabalho. Hoje graças a Deus a situação mudou, passamos a ser respeitados, os cantores têm sido admirados por todos, são convidados para participar em programas de TV mas temos visto que essa popularidade tem trazido junto com ela o lado negativo. Ninguém sabe mais diferenciar o que é música evangélica da música secular. Mas o que eu acho interessante é que os católicos sabem fazer muito bem isso com as músicas deles, porque quando tem a festa dos padroeiros, dos santos, eles não cantam na Igreja: “Meteoro”, “Fugidinha”, “Rebolation” ou qualquer outra. Pelo contrário, quando a programação da festa é anunciada fica bem clara a divisão: o lado sagrado e o lado profano da festa. E o lado profano não acontece dentro ou na frente da Igreja é em outra área bem distante.


Porém, o que as pessoas têm feito com nossos hinos? A música Faz um Milagre em Mim do Regis Danese foi regravada por quase todos os estilos musicais, é cantada em tudo quanto é lugar, até em enterro e bloco carnavalesco, enfim, a música já tocou tanto que fica difícil até de cantar na Igreja porque já não se sabe se ela é ou não uma música cristã.

Não vou me admirar se a qualquer momento lançarem uma versão gospel da música "Meteoro". Já imagino a letra: "Me entreguei naquela cruz pra te dar a salvação; você é jóia preciosa, coroa da criação; tudo aquilo que sofri foi somente por te amar; Ah! Eu como eu quero te salvar!


Olha só como é fácil compor, até eu consegui escrever esses versos!!! Mas com certeza não foi por inspiração divina. É apenas uma suposição, mas do jeito como as coisas estão se encaminhando, não duvido que gravem.



Confira o vídeo postado no Youtube em 12/12/2010 do Luan Santana cantando a música Conquistando o Impossível:



quinta-feira, 24 de março de 2011

Ao Chamado de Quem Devo Atender?

Pastora Ludmila Ferber, Banda Imortal, Padre Fábio de Melo, Cantora Celina Borges


Por




Angela Vauthier


Continuando com o tema musical, estou aqui mais uma vez para falar sobre os rumos que estão tomando a música secular e a música evangélica.

Visitando o site Efrata Music do compositor Elvis Tavares (http://www.efratamusic.com.br/) me deparei com algo surpreendente e constrangedor: a notícia de que a Pastora Ludmila Ferber teve uma de suas canções plagiada por uma banda de forró baiana.

“A música Ouço Deus me chamar, de Ludmila Ferber, também dá nome a um CD que ela lançou por sua própria gravadora, em 2003. Na versão da Banda Imortal, o título original foi transformado em Ouço você me chamar, mas em alguns sites e em um vídeo no YouTube a canção é chamada de Eu Vou (Alta Madrugada). Segundo a base cadastral do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), a autoria de Ouço você me chamar é de Sebastiana Freires do Nascimento.

De acordo com o site Pátio Gospel (http://www.patiogospel.com.br/), além de trocar o nome da música, a Banda Imortal fez algumas modificações na letra para se adaptar ao público secular. Ainda segundo o site, Ludmila Ferber falou em seu Twitter (http://twitter.com/pastoraludmila) que já tomou providências sobre o caso, que agora estaria nas mãos dos advogados de sua gravadora.”

Fonte: http://www.efratamusic.com.br/conteudo.php?id=380&id_secao=1

Significado de Plágio: s.m. Ação do plagiário; cópia, mais ou menos disfarçada, de obra alheia. (http://www.dicio.com.br/plagio/)

Confira os vídeos das duas canções e compare:






Me chama a atenção a pessoa ter a coragem de modificar uma canção que fala de um encontro espiritual com o Senhor durante a madrugada, para se ter um momento de oração, pois a Bíblia diz: “Eu amo aos que Me amam, e os que de madrugada Me buscarem, Me acharão” Provérbios 8:17, e transformá-la numa canção erotizada. "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" Gálatas 6:7.

Após ver esse absurdo, fui buscar um pouco mais de informações sobre a banda e pude descobrir que eles não apenas plagiaram a música da Ludmila, mas também regravaram sem modificar nem mesmo os arranjos vocais, a canção Um Verso de Amor gravada pela Pâmela e o Alex Gonzaga, cantores da MK Music. Nesse caso eu não sei se os autores Davi Fernandes e Dereck permitiram a regravação ou se situação é a mesma da música da Ludmila.

Confira os vídeos:





Por outro lado fico me perguntando se essas coisas não estão acontecendo por culpa nossa mesmo?! Quando digo nossa, me refiro aos evangélicos, que ao longo do tempo foram mudando um pouco o foco de suas composições além de permitir que as mesmas fossem regravadas por pessoas que não são evangélicas. No caso da Ludmila sua música foi regravada sem autorização. Mas, quantas de nossas canções foram acompanhadas por dançarinas semi-nuas nos programas dominicais na TV?! Alguns compositores, pensando em se beneficiar financeiramente, pois quanto maior a vendagem de CD’s maior o retorno financeiro com os direitos autorais, permitem que suas canções sejam regravadas, outros alegam que através da canção regravada por uma pessoa “famosa” a Palavra de Deus terá um maior alcance. Até em trilha sonora de novelas já tivemos músicas evangélicas, tanto românticas como de adoração. Enfim, será que não demos espaço para façam com nossas músicas o que temos visto: confusão, bagunça?!

Desde o início dos anos 90 começou a “febre” das canções românticas evangélicas, não que eu não goste do estilo, mas acho que é preciso dosar um pouco, pois algumas não têm como diferenciar de uma música evangélica para uma música popular. Antes, as canções que falavam de amor eram executadas apenas em casamentos e tinham uma letra que mais parecia uma oração pedindo a bênção de Deus para o casal, que uma declaração de amor. Hoje, é raro o CD que não contenha pelo menos uma música romântica, algumas gravadoras já lançaram até coletâneas porque a procura é grande. E tem música pra todo gosto: quem está esperando encontrar um amor, quem já encontrou, quem encontrou e perdeu, enfim, pra cada situação uma música que combine. Já que para muitos ouvir uma boa música popular romântica é pecado, então, temos as nossas não é verdade? Só lembrando que até o fim dos anos 80 ninguém chamava de música evangélica, mas de hino, justamente para diferenciar do meio secular. E o que dizer das inúmeras versões que foram feitas de músicas internacionais conhecidíssimas com letras evangélicas? Temos versão da Mariah Carey, Whitney Houston, Celine Dion, U2, e outras que no momento não lembro, enfim, quando ouvimos a versão não tem como não lembrar da original não é verdade?

Outra mudança nas composições atuais é o tema, quase todas têm o mesmo teor: exaltação após um período de humilhação ou perseguição, reivindicação por bens materiais ou posições privilegiadas por ser filho (a) do Rei, ou declaração de amor apaixonada por Cristo. Vale salientar que algumas são extremas, como o verso de uma que diz mais ou menos assim: “estou enfermo de amor, Amado meu, estou aqui, vem pra mim, Te esperando com saudade no jardim, pois me arrebatas-te o coração... eu estou apaixonado, eu estou desesperado, me diga o que fazer, me diga aonde ir”. Estranho não?!!! Desde quando sentir amor pelo Senhor Jesus nos deixa enfermo ou desnorteado? Pedro disse a Jesus: “Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna” João 6:6. Também tem algumas músicas que mais parecem mantras, porque são 04 frases e quase 05 minutos repetindo a mesma coisa. Parece que faltou inspiração pra completar a música e precisa repetir diversas vezes pra completar o tempo da faixa no CD. Não esquecendo também de comentar sobre a novidade que tomou conta das gravações de DVD’s de cantores seculares que são as participações dos cantores evangélicos cantando juntos uma música sua. “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus”. I Coríntios 10:31.

Enquanto as nossas canções estão perdendo o rumo, os católicos estão gravando belas canções com letras baseadas na Palavra de Deus. Com toda sinceridade, prefiro algumas músicas do Padre Fábio de Melo a certas músicas evangélicas da atualidade. O que dizer desses versos: “Filho do Céu, Filho do Céu, Teu amor me faz viver, Teu amor me faz dizer: sou filho do Céu. Revestido de Tua glória, consagrado a Ti Senhor, território santo eu sei que sou, viverei pra proclamar: do Céu eu sou” ?!. A cantora católica Celina Borges compôs uma canção que diz: “Posso, tudo posso naquEle que me fortalece, nada e ninguém no mundo vai me fazer desistir. Quero, tudo quero, sem medo entregar meus projetos, deixar-me guiar nos caminhos que Deus desejou pra mim e ali estar ... Vou persistir, continuar a esperar e crer e mesmo quando a visão se turva e o coração só chora, mas na alma, há certeza da vitória eu vou sofrendo, mas seguindo enquanto tantos não entendem, vou cantando, minha história, profetizando: que eu posso, tudo posso... em Jesus!”. Quanta diferença não é mesmo?

Confesso que sinto saudades do tempo em que:

* As músicas evangélicas eram hinos;
* Os cantores eram chamados de irmãos e não artistas gospel;
* Cantar pra Jesus era um ministério e não uma boa opção no mercado fonográfico;
* As composições eram cedidas e não vendidas;
* As músicas eram para deleite espiritual e não para “curtir”;
* A mensagem central era o amor de Deus para com o ser humano e não o amor do homem para a mulher.

Sei que o mundo muda, as coisas evoluem mas não podemos permitir que as nossas canções sejam profanadas e nem tão pouco que o mercado fonográfico nos obrigue seguir “a moda atual”, devemos seguir o que nos diz a Palavra de Deus: “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos” Malaquias 3:6. “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. Hebreus 13:8.

terça-feira, 15 de março de 2011

Superman e Mulher-Maravilha Convertidos


Por


Angela Vauthier




Se você, assim como eu, achou que se tratava dos atores que interpretam esses personagens terem se convertido ao Evangelho, engana-se!

No carnaval desse ano uma banda secular chamada “Leva Noiz” fez uma música onde manda a Mulher-Maravilha fugir com o Superman que na verdade a letra não tem muito o que se ver, ou melhor, se ouvir. Fiquei pasma quando me deparei com o vídeo no Youtube de uma Banda Gospel baiana de Camaçari, chamada Lemirah que resolveu mudar o destino dos dois personagens.

Aqui está letra da música:

“Jauá, Arembeque, Guarajuba, a Lemi chegou viu?
E esse é o sucesso do verão: SUPERMAN SE CONVERTEU.”

Olha aê pra Glória de Deus Superman se converteu
Vou lhe contar como foi que isso aconteceu
Mulher-Maravilha e Superman fugiram do mundo e foram pra Igreja
A Liga da Justiça aceitou a Jesus. “Simbora”!

Só quer orar, só quer orar, só quer orar, só quer orar,
Só quer orar, só quer louvar, pro o mundo não quer voltar
“Eles não querem mais voltar para o mundo, as coisas velhas se passaram!”
Só quer orar, só quer orar, só quer orar, só quer orar,
Só quer orar, só quer louvar, pra o mundo não quer voltar

A Mulher-Maravilha desapareceu aonde foi que ela se meteu?
Fugiu do mundo com Superman se converteu.
A Liga da Justiça aceitou a Jesus. Agora!

Só quer orar, só quer orar, só quer orar, só quer orar,
Só quer orar, só quer louvar, pro o mundo não quer voltar

Em consulta a uma matéria sobre a banda no site (http://soukareta.com/blog/?p=181 ) encontrei essas declarações:
soukareta.com: Qual mensagem vocês querem levar com essa música?
Zé Groove Produtor – Baterista: A música é Profetizando que o Superman e a Mulher-Maravilha se converteram, que eles não fugiram e sim se acharam com Cristo.
soukareta.com: Banda “Lemirah” qual seu significado?
Zé Groove Produtor – Baterista: Lemirah significa Libertar. E esse é o nosso propósito de libertar e ganhar almas para Cristo através desse ritmo que escolhemos para louvar a Deus.
soukareta.com: O estilo musical “groove arrastado” claramente sofre discriminação no meio evangélico como vocês encaram isso?
Zé Groove Produtor – Baterista: Hum citou o assunto-chave rsrs. Sofremos muito preconceito por ser Groove arrastado, mas nenhum tipo de preconceito vai nos tirar da visão de adorar a Deus com esse ritmo, quanto mais preconceito, mais vontade nós temos de tocar.
soukareta.com: Os membros da banda congregam em que Igreja? E vocês são de que região?

Zé Groove Produtor: A banda tem integrantes de várias denominações. A banda é de Camaçari.

Neste mesmo site algumas pessoas se posicionaram quanto à letra e o ritmo da música e o Zé Groove respondeu alguns comentários. Aqui estão apenas as respostas aos comentários da maneira como ele escreveu:

Zé Groove disse:
31 de janeiro de 2011 às 16:27

Resposta a Aos Albert ! rsr Queridos Boua Tarde , Estou aqui para esclarecer , se os arranjos ou a letra estar ruim éee eu poderia te conhecer antes pra vc por um melhor td bem, agora a musica liga da justiça da banda Leva noiz os arranjos são totalmentes diferente, o nosso não tem nada haver com eles !.
Nós Não gravamos a música pensando em Marketing, Marketing é consequençia, gravamos a música no intuito de uma brincadeira que surgil entre a banda,
Agora Não vamos fazer papeis aqui de criança blz, A liga da justiça são personagem de um desenho animado, no desenho não fala que eles são crentes,ou do candoblé,catolicos – Pra ums ele fugiram e tals! rsrs então o nosso superman e mulher maravilha se converteu, se o deles fugiu o nosso se converteu,
alguem pode fazer outra música e dizer que eles estão no candoblé rsr
Mas agradeço pela opinião dos Albert, pelas irônias .
Mas crente é assim! se é algo bom Fala! se é algo ruimm Fala! quer ser santo pede a Deus Pra Ser Arrebatado.
Zé Groove disse:
1 de fevereiro de 2011 às 15:13
Analisei Todos Os Comentarios, Ums Min disseram que eu não sei escrever,outros min chamaram de crente safado, e etc…. só sei de uma coisa o unico que tem o poder de julgar é Deus, grandes exemplos vcs estão dando aqui, discutindo pq de uma música, ao invés de discutir vc poderia ta pegando um email de um drogado Oo escrever uma carta com a penas uma Frase. JESUS TE AMA.
Isso Vcs N fez concerteza!! A realidade é que hoje em dia os “cristão” não estão pensando mas ganhar almas todos estão querendo adquirir é a sua salvação !.
Temos que entender que estamos dentro de um jogo! O diabo tem seus capangas, Deus Vem com seus servos, e tem as pessoas que estão perdidas essas pessoas perdidas elas tem uma escolha ou diabo ou Deus, Então banda lemirah estar nesse jogo, e quantos mas almas nossa banda conseguir alcançar pra Deus Vamo fazer o Impossivel, não importa como, se uma alma perdida for pra o lado de Deus isso vai ser ótimo!!
A música não é um plagiio, Entendem como quiser! como foi falado o importante foi a intensão que foi feita a música.
Zé Groove disse:
3 de fevereiro de 2011 às 3:28
Ola Mas UMa Vez Ao Mano Albert, NOssa!! Não Penseii Que A música Fosse criar essa polemica Toda! rsrsrrs
Estou Muito Feliz Por Cada Comentario, Serio mesmo. Não estou Aqui Pra Descutir, Mas sim pra dar um basta nesse debate. ((OPINIÃO)) Todo mundo Tem A sua, Eu nunca Vou poder botar Na Cabeça de todos Que A música é boua. todos vão ter sua opinião,
Então Gente Vamo Fazer O seguinte? Quem Gostou Da Música Escuta, quem não gostou Não escuta, Simples Assim.
E Todo Mundo Aqui Sabe Que Ja estamos no fim Dos Tempos, Não Precisa Aparecer uma música desse tipo Pra Falar Sobre isso, Então Vamo entrar em Outro Acordo Aqui? Vcs Falam que é Fim dos tempo que apareceram falsos profetas e tals, no popular chamando a banda de falsos profetas nehh isso? então pronto axem o que quiser Salvação é individual se a banda vai pro inferno é problema nosso, cada um sabe do seu coração.
Enquanto Ao Albert, Mano Ja deu Pra Vc nehh? Nem ta parecendo que a banda quer se promover com a música, mas ta parecendo que vc ta aproveitando a ocasião de muitos acessos pra se alto promover, ((Eu Fasso e Aconteço tals)) Ahhhhh!!
E Temos sim video com a musica, sendo tocada em uma igreja qudrangular aqui em camaçari! O video estar sendo editado pela produção da banda e breve estará aqui no site Sou Kareta. Valeu
Um Abraço A todos.

Bom após ler a entrevista e o posicionamento do produtor pude confirmar o que eu já imaginava: a composição na verdade foi fruto de uma brincadeira e que os componentes da Banda não têm nenhum compromisso com o Reino de Deus.

Infelizmente já se foi o tempo em que alguns cantores evangélicos, hoje chamados de cantores ou artistas gospel, buscavam a inspiração para suas composições após muitos dias de oração, jejum e leitura da Bíblia para que seus hinos (como eram chamados antigamente) pudessem tocar a vida daqueles que ouvissem. Outros cantores até mesmo para realizar a gravação do seu disco (na era do Long-Play) entravam em estúdio em jejum para que Deus abençoasse o trabalho. Para estes, o compromisso em primeiro lugar era com o Reino de Deus, levavam a sério o significado do que é louvar. (Louvar: v.t: Exaltar, glorificar: louvar a Deus. Dispensar elogios a alguém, decantar-lhe os méritos).

Com o passar do tempo as coisas foram evoluindo e novos cantores surgiram. Com o advento do CD a tecnologia passou a fazer parte das gravações, mixagens de alta qualidade, o mercado fonográfico começou a ser mais exigente e com isso as gravações ficaram mais “profissionais” que espirituais. Alguns cantores optaram por músicos mesmo que não sejam evangélicos para compor a ficha técnica de seus discos, mas que sejam profissionais. Nas capas dos LP’s, era comum vermos o Pastor do cantor apresentando-o ao público, falando do seu chamado para o ministério do louvor. Hoje tem alguns casos que a gente não sabe nem se o cantor faz parte de alguma Igreja, quanto mais se tem um Pastor que lhe apresente. A preocupação com as capas dos discos hoje é a qualidade das fotos, é um verdadeiro book de modelo fotográfico, são tantas poses e roupas diferentes que enchem o encarte do CD. Sem falar no abuso de photoshop em alguns, que quando os vemos pessoalmente achamos que é uma outra pessoa de tanta diferença que o recurso fez na capa do CD. Não sou contra que se faça o melhor pra Deus, afinal Ele merece. E se no mercado secular a qualidade é excelente, por que não fazer para Deus também com excelência? Mas que não se esqueça que o intuito maior é de glorificar o nome do Senhor.

Mas uma outra “onda” começou a surgir no final dos anos 80, discretamente começaram a aparecer os “covers” dos cantores seculares. Os primeiros que eu tenho lembrança foram de Roberto Carlos e Agnaldo Timóteo, era interessante quando se questionava a semelhança e eles afirmavam que era mera semelhança vocal. De lá pra cá já temos cover de: Roupa Nova, Roberta Miranda, Zezé di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó, Legião Urbana; além de ter um cantor ou grupo que adote o estilo musical que lhe agrade: samba, pagode, forró, axé, rock and roll, funk, enfim, todos os ritmos pra todos os gostos.

O que me incomoda não é o ritmo escolhido, mas no meu entendimento, a razão da escolha. Os que optam pelo ritmo que lhe agrada, defendem as palavras do apóstolo Paulo: “Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns”. I Coríntios 9:22 . Mas convenhamos que o mesmo apóstolo Paulo diz: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam”. I Coríntios 10:23.


E falando em edificação, no sentido de acrescentar alguma coisa ao espírito, gostaria de saber qual a edificação que nos traz a letra dessa canção do Superman e a Mulher-Maravilha?! A letra já começa dizendo que é o “sucesso do verão”, então não é algo duradouro, mas de uma temporada, quando o próprio Jesus declarou: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar”. Lucas 21:33 . Música pra louvar a Deus tem que ter embasamento bíblico. Na verdade essa música foi feita só pra se dançar mesmo, e não é uma dança de louvor a Deus como fez Davi: “E sucedeu que, chegando a arca da aliança do SENHOR à cidade de Davi, Mical, a filha de Saul, olhou de uma janela, e, vendo a Davi dançar e tocar, o desprezou no seu coração”. I Crônicas 15:29 , mas pra satisfazer a carne mesmo.

E desde quando personagem de história em quadrinhos pode ser tema de música evangélica? E o cúmulo, é a afirmação do produtor em dizer que a música é uma profecia de conversão dos personagens e não que eles tenham fugido. De acordo com o dicionário, profetizar é: v.t. Predizer o futuro por inspiração divina. Então, como pode o que é divino interagir com o fictício? Qual a mente sã pode aceitar isso como louvor profético? Se continuar assim, em breve vamos ter alguma canção que fale que o Hulk não fica mais verde porque o sangue de Jesus o libertou e agora ele está mais alvo que a neve. Sinceramente!

Agora vejamos um pouco as características de cada personagem:

Superman é uma personagem, cujas histórias em quadrinhos são publicadas pela editora dos Estados Unidos DC Comics, uma empresa subsidiária do grupo Time Warner. Superman é um super-herói foi criado pela dupla de autores de quadrinhos Joe Shuster e Jerry Siegel. Sua primeira aparição foi apresentada na revista Action Comics #1 em 1938, nos Estados Unidos.
Superman nasceu no fictício planeta Krypton e foi chamado pelos seus pais de Kal-El (que significaria Filho das Estrelas no idioma kryptoniano). Foi mandado à Terra por Jor-El, seu pai, cientista, momentos antes do planeta explodir. O foguete aterrissou na Terra na cidade de Smallville (por alguns anos, foi traduzida no Brasil como Pequenópolis), onde o jovem Kal-El foi descoberto pelo casal de fazendeiros Jonathan e Martha Kent. Conforme foi crescendo, ele descobriu que tinha habilidades diferentes dos humanos. Quando não está atuando com o tradicional uniforme azul e vemelho, ele vive como Clark Kent, repórter do Planeta Diário. Clark trabalha com Lois Lane, com quem hoje é casado.
Habilidades: Força sobre-humana, velocidade, resistência, invulnerabilidade, sopro congelante, super audição, poderes extra-sensoriais e visuais, longevidade, vôo, inteligência, raio laser ocular e regeneração.
A suposta origem dos poderes do Superman é o Sol amarelo da Terra. Em Krypton o astro é vermelho, e essa diferença de frequência eletromagnética entre ambos os astros faria com que, de alguma forma, as células do corpo de Kal-El fossem "carregadas" como verdadeiras baterias vivas, enrijecendo seus músculos.
Na Série Smallville que conta a história do Superman enquanto jovem, existem alguns tipos de kryptonita:
• Verde - letal para o Superman
• Vermelha - aflora uma personalidade rebelde do Superman
• Preta - divide (ou une) o lado bom e o lado mal do Superman
• Prateada - cria ilusões na mente do Superman
• Azul - Inibe os poderes dos kriptonianos sob o Sol amarelo

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Superman )

A Mulher-Maravilha é uma super-heroína de histórias em quadrinhos e desenhos animados da DC Comics. Ela é a princesa de Themyscira (às vezes chamada de Ilha Paraíso), filha da rainha das amazonas, Hipólita. Sua mãe a criou a partir de uma imagem de barro, à qual cinco deusas do Olimpo deram vida e presentearam com superpoderes. Já adulta, foi enviada para o "mundo dos homens" para espalhar uma missão de paz, bem como lutar contra o deus da guerra, Ares. Tornou-se integrante da Liga da Justiça, assim como Superman e Batman. Ela foi a primeira heroína a ser criada, em 1941, pela DC Comics. Estreou em All Star Comics #8 (Dez. 1941).
No início dos anos 1940, a DC Comics era dominada pelos personagens masculinos com superpoderes tais como Lanterna Verde, Batman, e o principal deles, Superman. Atribui-se à esposa de Marston, Elizabeth Holloway Marston, a idéia de se criar uma super-heroína:
“ William Moulton Marston, um psicólogo já famoso por inventar o polígrafo (precursor mecânico do laço mágico), teve a idéia para um tipo novo do super-herói, um que triunfaria não com punhos ou poderes, mas com amor. "Bom", disse Elizabeth. "Mas faça-lhe uma mulher."
Marston apresentou a idéia à Max Gaines, co-fundador (junto com Jack Liebowitz) de All-American Publications. Marston desenvolveu a Mulher-Maravilha junto com Elizabeth. Para criar a Mulher-Maravilha, Marston foi inspirado também por Olive Charles Byrne, uma mulher que viveu com ele em situação de poligamia. Para escrever as aventuras em quadrinhos da nova super-heroína, Marston usou o pseudônimo de Charles Moulton, combinando seu nome do meio com o de Olive.
Os poderes da Mulher-Maravilha são enormes: Força física sobre-humana (capaz de rivalizar com seres poderosos como Superman), grande velocidade e agilidade e grande resistência física. A resistência dela, no entanto, é confusa, dado que pode suportar rajadas de seres poderosos, mas não resiste a balas, flechadas e tiros, e usa seus braceletes para desvia-los. É dito que tem a força de Herácles, a sabedoria de Atena, a beleza de Afrodite e a velocidade de Hermes.

A Mulher-Maravilha, além dos poderes, recebeu dos deuses presentes que ajudam a aumentar suas habilidades: dois braceletes indestrutíveis, que usa para desviar projéteis e raios, uma tiara que pode ser usada como bumerangue e um laço mágico inquebrável que faz com que as pessoas tocadas digam a verdade. O laço também fez o deus Ares enxergar a loucura de seus atos, pois se destruísse todos os humanos, não teria mais adoradores. Em histórias posteriores, escritas por Joe Kelly (o arco "Paraíso Imperfeito", na revista em quadrinhos/banda desenhada da Liga da Justiça) foi explicado que este laço (às vezes apelidado de laço da verdade) é um símbolo da verdade em nosso mundo, cabendo a Mulher-Maravilha, portanto, o papel de guardiã da verdade. A Mulher-Maravilha possuia uma espécie de rádio receptor/emissor de ondas telepáticas, com os quais podia se comunicar com as Amazonas que estavam em Themiscyra.

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mulher-Maravilha)

Eu pergunto, como personagens com esse histórico de criação pode ser tema de uma música para o louvor do nome do Senhor e mais ainda, ser canal de salvação para as almas sedentas por Cristo? Idolatria, ocultismo, feitiçaria fazem parte da história deles e com toda força sobrenatural que eles possuem cada um deles tem o seu ponto fraco que pode ser destruído. Super herói que pode ser destruído, como pode?! Meu Jesus sim é um Herói, porque venceu até mesmo a morte!!!

O verdadeiro louvor é aquele que transforma e liberta, mas para que isso aconteça é preciso que a pessoa que louva seja cheia do Espírito Santo, a exemplo de Davi quando Saul vivia atormentado por um espírito mau: “Então disse Saul aos seus servos: Buscai-me, pois, um homem que toque bem, e trazei-mo. Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele. E sucedia que, quando o espírito mau da parte de Deus vinha sobre Saul, Davi tomava a harpa, e a tocava com a sua mão; então Saul sentia alívio, e se achava melhor, e o espírito mau se retirava dele”. (I Samuel 16:17,18,23). A principal referência sobre Davi não foi que ele era um músico profissional, mas que o Senhor era com ele. Sem a presença do Senhor ele podia tocar até fazer calos nos dedos, não surtiria nenhum efeito na vida de Saul.

Não se louva ao Senhor de qualquer jeito e nem com qualquer música. O rei Manassés depois de pedir perdão ao Senhor por todos os seus erros tomou uma providência importantíssima: “E reparou o altar do SENHOR e ofereceu sobre ele sacrifícios de ofertas pacíficas e de louvor; e ordenou a Judá que servisse ao SENHOR Deus de Israel.” II Crônicas 33:16. A palavra “reparou” aqui significa fazer reparos, consertos, então podemos entender que o altar do Senhor não podia continuar do mesmo jeito, contaminado. É preciso que tenhamos zelo pelas coisas do Senhor e não fazer de qualquer jeito ou do nosso agrado, porque devemos agradar é ao Senhor: “Louvai ao SENHOR, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus, porque é agradável; decoroso é o louvor”. Salmos 147:1

O louvor é tão forte e impactante que o Rei Jeosafá venceu uma guerra por causa do louvor: “Então Jeosafá se prostrou com o rosto em terra, e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o SENHOR, adorando-o. E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao SENHOR Deus de Israel, com voz muito alta. E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis; E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o SENHOR, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao SENHOR porque a sua benignidade dura para sempre. E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados”. (II Crônicas 20: 18-22)

Costumo dizer que hoje temos mais cantores querendo viver da venda dos seus discos do que pessoas para comprar, a demanda é enorme e a facilidade para gravar também, mas que fiquemos atentos e ao convidar algum destes cantores para participar de um culto em nossas Igrejas ou evento evangélico que possamos ter deles a mesma referência de Davi: “prudente em palavras e o Senhor é com ele”.

Confira o vídeo da música da Banda Lemirah.

terça-feira, 8 de março de 2011

Rebeca: Um Exemplo de Mulher


Ainda em clima de comemoração ao Dia Internacional da Mulher, gostaria de compartilhar um pouco a respeito de uma personagem bíblica que admiro por sua conduta como mulher: Rebeca.

Abraão estava viúvo, bastante velho e sentindo que seus dias estavam chegando ao fim. Preocupado com o futuro do seu filho Isaque chama o seu servo, homem de confiança, para que possa ir buscar no meio de sua parentela uma esposa para Isaque.

O que me chama a atenção nessa missão é que o servo de Abraão além de obedecê-lo indo buscar uma moça no meio de sua parentela, ele tem uma preocupação em trazer uma esposa especial:


“E disse: O SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão! Eis que eu estou em pé junto à fonte de água e as filhas dos homens desta cidade saem para tirar água; Seja, pois, que a donzela, a quem eu disser: Abaixa agora o seu cântaro para que eu beba; e ela disser: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; esta seja a quem designaste ao teu servo Isaque, e que eu conheça nisso que usaste de benevolência com meu senhor.” (Gênesis 24.12-14).


O servo de Abraão havia saído com uma caravana de 10 camelos, e um camelo consegue beber em média 120 litros de água em dez minutos. Então imagine o trabalho que é matar a sede de 10 camelos apenas por um simples gesto de educação!!!


Acredito que a intenção do servo de Abraão era descobrir uma esposa para o seu senhor que tivesse disposição para o trabalho. A Bíblia não cita que ele tenha pedido uma mulher linda, que o seu senhor pudesse ter orgulho da beleza de sua esposa, mas pediu uma mulher trabalhadora.


“E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro. E a donzela era mui formosa à vista, virgem, a quem homem não havia conhecido; e desceu à fonte, e encheu o seu cântaro e subiu. Então o servo correu-lhe ao encontro, e disse: Peço-te, deixa-me beber um pouco de água do teu cântaro.
E ela disse: Bebe, meu senhor. E apressou-se e abaixou o seu cântaro sobre a sua mão e deu-lhe de beber. E, acabando ela de lhe dar de beber, disse: Tirarei também água para os teus camelos, até que acabem de beber. E apressou-se, e despejou o seu cântaro no bebedouro, e correu outra vez ao poço para tirar água, e tirou para todos os seus camelos. E o homem estava admirado de vê-la, calando-se, para saber se o SENHOR havia prosperado a sua jornada ou não.”
(Gênesis 24.15-21)


Percebe-se aqui que o servo de Abraão não pediu para ela dar de beber aos camelos, mas foi uma iniciativa dela. Isso mostra que Rebeca era uma moça acostumada a ajudar além do que lhe era pedido. Hoje é algo tão difícil de se encontrar: pessoas dispostas a ajudar pelo simples prazer de ver o outro feliz. O egoísmo está imperando, e muitas pessoas só querem ajudar se receberem algo em troca. Sem falar no modo errôneo de algumas mães que criam as suas filhas sem lhes ensinar a cuidar da casa porque esperam que elas se casem com um homem rico que poderá proporcionar luxo e conforto numa casa cheia de empregadas.

Depois de dar de beber aos camelos do servo de Abraão, ela ganhou alguns presentes dele e ambos se identificaram e aí o servo de Abrão certificou-se que ela era a moça escolhida para casar com o seu senhor Isaque. Mas ele com muita sabedoria não lhe revelou nada, apenas pediu pousada para aquela noite.

Chegando na casa de Rebeca, conheceu a família dela e só então foi que ele revelou o que o trazia àquele lugar.


“Então veio aquele homem à casa, e desataram os camelos, e deram palha e pasto aos camelos, e água para lavar os pés dele, e os pés dos homens que estavam com ele. Depois puseram comida diante dele. Ele, porém, disse: Não comerei, até que tenha dito as minhas palavras. E ele disse: Fala.
Então disse: Eu sou o servo de Abraão. E o SENHOR abençoou muito o meu senhor, de maneira que foi engrandecido, e deu-lhe ovelhas e vacas, e prata e ouro, e servos e servas, e camelos e jumentos. E Sara, a mulher do meu senhor, deu à luz um filho a meu senhor depois da sua velhice, e ele deu-lhe tudo quanto tem. E meu senhor me fez jurar, dizendo: Não tomarás mulher para meu filho das filhas dos cananeus, em cuja terra habito; Irás, porém, à casa de meu pai, e à minha família, e tomarás mulher para meu filho. Então disse eu ao meu senhor: Porventura não me seguirá a mulher. E ele me disse: O SENHOR, em cuja presença tenho andado, enviará o seu anjo contigo, e prosperará o teu caminho, para que tomes mulher para meu filho da minha família e da casa de meu pai; Então serás livre do meu juramento, quando fores à minha família; e se não te derem, livre serás do meu juramento.
E hoje cheguei à fonte, e disse: O SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, se tu agora prosperas o meu caminho, no qual eu ando, Eis que estou junto à fonte de água; seja, pois, que a donzela que sair para tirar água e à qual eu disser: Peço-te, dá-me um pouco de água do teu cântaro; E ela me disser: Bebe tu e também tirarei água para os teus camelos; esta seja a mulher que o SENHOR designou ao filho de meu senhor. E antes que eu acabasse de falar no meu coração, eis que Rebeca saía com o seu cântaro sobre o seu ombro, desceu à fonte e tirou água; e eu lhe disse: Peço-te, dá-me de beber. E ela se apressou, e abaixou o seu cântaro de sobre si, e disse: Bebe, e também darei de beber aos teus camelos; e bebi, e ela deu também de beber aos camelos. Então lhe perguntei, e disse: De quem és filha? E ela disse: Filha de Betuel, filho de Naor, que lhe deu Milca. Então eu pus o pendente no seu rosto, e as pulseiras sobre as suas mãos;
E inclinando-me adorei ao SENHOR, e bendisse ao SENHOR, Deus do meu senhor Abraão, que me havia encaminhado pelo caminho da verdade, para tomar a filha do irmão de meu senhor para seu filho. Agora, pois, se vós haveis de fazer benevolência e verdade a meu senhor, fazei-mo saber; e se não, também mo fazei saber, para que eu vá à direita, ou à esquerda.
Então responderam Labão e Betuel, e disseram: Do SENHOR procedeu este negócio; não podemos falar-te mal ou bem. Eis que Rebeca está diante da tua face toma-a, e vai-te; seja a mulher do filho de teu senhor, como tem dito o SENHOR
”. (Gênesis 12.32-51)

Betuel e Labão permitiram que Rebeca seguisse com o servo de Abraão, não por ele ter dado jóias de presente, mas sim, pela prova que ele havia feito com o Senhor para escolher a esposa ideal. O servo de Abraão precisava encontrar uma esposa com qualidades nobres para o seu senhor e Rebeca era a pessoa certa.

Após se despedir de seus familiares, Rebeca seguiu com o servo de Abraão ao encontro do seu futuro marido.


“E Rebeca se levantou com as suas moças, e subiram sobre os camelos, e seguiram o homem; e tomou aquele servo a Rebeca, e partiu. Ora, Isaque vinha de onde se vem do poço de Beer-Laai-Rói; porque habitava na terra do sul. E Isaque saíra a orar no campo, à tarde; e levantou os seus olhos, e olhou, e eis que os camelos vinham.
Rebeca também levantou seus olhos, e viu a Isaque, e desceu do camelo. E disse ao servo: Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? E o servo disse: Este é meu senhor. Então tomou ela o véu e cobriu-se”. (Gênesis 24.61-65)


Essa é a melhor parte, diferente de hoje, ao avistar de longe o seu futuro marido, Rebeca cobriu-se. Para algumas mulheres atualmente, quanto mais se mostrar, melhor. Outras dizem que “o que não é visto, não é desejado”, mas Rebeca nos dá o exemplo de que não precisa se expor tanto para conquistar o coração de um homem.


“E Isaque trouxe-a para a tenda de sua mãe Sara, e tomou a Rebeca, e foi-lhe por mulher, e amou-a”. (Gênesis 24.67a)


Embora para alguns esse seja um padrão ultrapassado, para mim a conduta de Rebeca ainda é um belo exemplo a se seguir.

Angela Vauthier





Dia Internacional da Mulher


Neste dia tão especial, quero dedicar a todas as mulheres
esse poema belíssimo que retrata o significado da mulher
em relação ao homem.

Parabéns a todas as mulheres por este dia!



O HOMEM E A MULHER (Victor Hugo)


O homem é a mais elevada das criaturas.
A mulher é o mais sublime dos ideais.
Deus fez para o homem um trono;
Para a mulher um altar.

O trono exalta; o altar santifica.
O homem é o cérebro; a mulher o coração, o amor.
A luz fecunda; o amor ressuscita.
O homem é o gênio; a mulher o anjo.

O gênio é imensurável; o anjo indefinível.
A aspiração do homem é a suprema glória;
A aspiração da mulher, a virtude extrema.
A glória traduz grandeza; a virtude traduz divindade.

O homem tem a supremacia; a mulher a preferência.
A supremacia representa força.
A preferência representa o direito.
O homem é forte pela razão; a mulher invencível pelas lágrimas.

A razão convence; a lágrima comove.
O homem é capaz de todos os heroísmos;
A mulher de todos os martírios.
O heroísmo enobrece; os martírios sublima.

O homem é o código; a mulher o evangelho.
O código corrige; o evangelho aperfeiçoa.
O homem é o templo; a mulher, um sacrário.
Ante o templo, nos descobrimos;

Ante o sacrário ajoelhamo-nos.
O homem pensa; a mulher sonha.
Pensar é ter cérebro;
Sonhar é ter na fronte uma auréola.
O homem é um oceano; a mulher um lago.
O oceano tem a pérola que embeleza;
O lago tem a poesia que deslumbra.
O homem é a águia que voa; a mulher o rouxinol que canta.

Voar é dominar o espaço; cantar é conquistar a alma.
O homem tem um fanal; a consciência;
A mulher tem uma estrela: a esperança.
O fanal guia, a esperança salva.

Enfim...
O homem está colocado onde termina a terra;
A mulher onde começa o céu...



segunda-feira, 7 de março de 2011

Uma Lousa Limpa


Por

William Louis Dike (Flórida, EUA)


LEIA Lucas 15.11-32



"Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas". II Coríntios 5.17


Um colega contou-me um sonho que o fez sentir o perdão de Deus. No sonho, ele disse a Deus que desejava ser perdoado pelos erros que havia cometido. Deus respondeu pedindo-lhe para fazer uma lista de seus erros num quadro-negro. Ele começou a escrever uma lista do que considerava serem "pecados menores". Para sua surpresa, tão logo ele escrevia, Deus apagava as palavras. Espantado, meu amigo ficou imaginando o que aconteceria com os "grandes" pecados. Começou a adicionar o que ele considerava serem ofensas mais sérias. Quase sem acreditar, ele viu que os erros também eram apagados. O que quer que ele escrevesse, Deus rapidamente apagava.

Quando acordou do sonho, ele pensou no versículo bíblico acima, sobre tornar-se uma nova criação e sobre o amor de Deus, que é como o do pai pelo filho pródigo. Meu amigo acredita que Deus nos acolhe e apaga nossas transgressões tal como ele viu no sonho.

Podemos confessar todas as más ações e pecados, tanto os grandes como os pequenos, pedir perdão e saber que Deus não somente os perdoa, mas os apaga como se nunca tivessem existido.

Com nossa lousa limpa, somos novas criaturas.



PENSAMENTO:


"Deus promete nunca mais Se lembrar do nosso pecado".

Felicidade Por Quem Somos


(Transcrito)

“Bem aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo.” Ap 1.3



O Salmo 1 diz ainda que aqueles que são felizes são como árvore plantada junto à fonte, que no devido tempo dá o seu fruto, sua folhagem não murcha e tudo o que ele faz será bem-sucedido. Quando nossa felicidade está em Deus, nossa vida lança suas raízes em lugares férteis. Quando a Palavra de Deus é a fonte do nosso prazer, somos como uma árvore junto à fonte, sempre verde e carregada de frutos.

Quando nosso prazer jorra do trono de Deus o mundo à nossa volta pode estar seco como um deserto, mas estaremos florescendo e frutificando como uma árvore plantada junto à fonte. O ímpio, aquele que despreza a Deus, porém, é como palha que o vento dispersa. Esse não tem vida nem estabilidade. Quando chega a tempestade, ele é desarraigado e levado pelo vendaval. A verdadeira felicidade não é tanto uma questão do ter, mas, sobretudo, fruto do ser. Essa fonte de vida é o próprio Deus e quem está plantado em Deus é verdadeiramente feliz!


domingo, 6 de março de 2011

Carnaval: diversão ou perversão?


“Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Até no riso o coração sente dor e o fim da alegria é tristeza.” Provérbios 14:12,13


Para muitas pessoas essa é a melhor época do ano: carnaval, diversão, folia... Mas analisando bem, a origem e o resultado dessa festa, não vejo nada de bom.

“O termo carnaval é de origem incerta, embora seja encontrado já no latim medieval, como carnem levare ou carnelevarium, palavra dos séculos XI e XII, que significava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne.


A própria origem do carnaval é obscura. É possível que suas raízes se encontrem num festival religioso primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas há quem diga que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos césares, ligadas às famosas saturnálias, de caráter orgíaco. Contudo, o rei Momo é uma das formas de Dionísio — o deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo, e isto faz recuar a origem do carnaval para a Grécia arcaica, para os festejos que honravam a colheita. Sempre uma forma de comemorar, com muita alegria e desenvoltura, os atos de alimentar-se e beber, elementos indispensáveis à vida.

O entrudo, importado dos Açores, foi o precursor das festas de carnaval, trazido pelo colonizador português. Grosseiro, violento, imundo, constituiu a forma mais generalizada de brincar no período colonial e monárquico, mas também a mais popular. Consistia em lançar, sobre os outros foliões, baldes de água, esguichos de bisnagas e limões-de-cheiro (feitos ambos de cera), pó de cal (uma brutalidade, que poderia cegar as pessoas atingidas), vinagre, groselha ou vinho e até outros líquidos que estragavam roupas e sujavam ou tornavam mal-cheirosas as vítimas. Esta estupidez, porém, era tolerada pelo imperador Pedro II e foi praticada com entusiasmo, na Quinta da Boa Vista e em seus jardins, pela chamada nobreza... E foi livre até o aparecimento do lança-perfume, já no século XX, assim como do confete e da serpentina, trazidos da Europa.”

(Fonte: http://www.miniweb.com.br/cidadania/dicas/carnaval.html)

Lembro-me quando criança dessa brincadeira de mau gosto de molhar as pessoas, muitas vezes além da água, molhavam as pessoas com lama, tinta, isso gerava muita confusão, bate-boca e muitas vezes os mais “esquentadinhos” partiam para as vias de fato. Do quintal de minha casa dava pra ver os meus vizinhos entrando nesse tipo de confusão. Naquele tempo eu não entendia muito bem o que significava aquela festa, só sabia que era uma semana sem ir pra escola, e que era a época de tomar banho com água limpa ou suja, caso saísse de casa.

Com o passar do tempo essa festa foi mudando (para pior) e o que se vê hoje é uma verdadeira vitrine de nudismo, as escolas de samba escolhem a dedo a mulher mais escultural pra ser a rainha da bateria e claro, que use o mínimo de roupa possível pra chamar mais atenção na avenida. Algumas ostentam apenas pinturas no corpo ou adesivos e as sandálias. É tanta carne exposta que você pensa que está numa praia de nudismo.

A bebida rola solta, inclusive existe disputa pra ver qual a cervejaria que consegue trazer mais “celebridades” para os seus camarotes ou qual a celebridade TOP fará a propaganda do seu produto. E independente de carnaval o resultado de misturar bebida e direção é fatal! O prejuízo é maior que a curtição, são famílias enlutadas e outras que carregarão temporariamente ou para sempre um ente querido dependente de cuidados médicos por causa da irresponsabilidade de dirigir embriagado.

E o que dizer da maneira um tanto quanto estranha de se divertir: beijar qualquer um na boca, sem nem saber quem é a pessoa e dependendo do caso rolar até sexo?!!! Que tipo de diversão é essa? E o cúmulo do absurdo é o Governo distribuir preservativos para que as pessoas brinquem o carnaval com segurança. Brincar? Que tipo de brincadeira é essa? Já imaginou você fazer uma festinha em sua casa, e os seus familiares e amigos ganharem “camisinhas” pra se divertir com segurança? Estranho não?!!

O “saldo” depois dessa folia toda, onde ninguém é de ninguém, são garotas provocando aborto, outras grávidas sem nem saberem quem as engravidou, além de muitos contaminados com DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis), porque se preocuparam mais com números de relações sexuais do que preservar seu corpo.

E as músicas? Já se foi o tempo das “marchinhas de carnaval”, dos blocos líricos, agora quanto mais duplo sentido e coreografias sensuais melhor. A cada ano nasce um novo hit pra embalar o carnaval, que está muito distante do que se pode chamar de uma canção poética. Teve um ritmo legal que faça rebolar, está aprovado pelo povão.

Não posso deixar de comentar que nessa época a droga se prolifera com mais intensidade. Aqui em PE, somente nesse trimestre, a apreensão de drogas foi 08 vezes maior que o ano inteiro de 2010, e esse mês a “promoção” para o carnaval estava enorme. Que tipo de festa é essa que você precisa se drogar pra poder se divertir? E infelizmente por mais que se mostre qual é o resultado de quem entra nas drogas, cada dia mais cresce o número de jovens que resolvem seguir por esse caminho.

Nunca vi uma festa pra ter um saldo tão negativo como esta. Todos os anos, os programas policiais ficam “recheados” de notícias na 4ª feira de cinzas. É briga, acidentes, assaltos, tanta morte e tanta prisão que não dá pra entender se foi resultado de uma festa ou de uma rebelião. Os governantes defendem que essa festa traz recursos para o país, atrai o turismo, gera renda, mas com certeza os prejuízos causados durante esse período também é grande.

Mas o que me deixa mais intrigada é que uma festa onde o seu significado já deixa bem claro que o que vale mesmo é a carne, que diga-se de passagem, nos dias de hoje não se tem mais o sentido de aproveitar esse alimento antes do início da abstinência durante a Quaresma, mas sim, o que vale é a carnalidade, a sensualidade e a sexualidade à flor da pele, e o que a carne quer nesses dias é que se satisfaça os seus desejos. Pois bem, essa festa é que determina quando se deve celebrar a morte de Cristo.

Dependendo do mês do Carnaval é que se sabe quando será a Sexta-feira da Paixão. Sabemos muito bem que a Bíblia não revela datas do nascimento nem da morte de Cristo, mas eu acho um absurdo que uma festa tão profana seja o parâmetro para a celebração de um ato tão sublime e redentor: a morte de Jesus Cristo!

Por essas e outras razões que eu não vejo nenhum motivo para me alegrar com o Carnaval.



Angela Vauthier



sábado, 5 de março de 2011

Do Desempenho à Paixão


Por


Elaine L. Bridge (Ohio, EUA)



LEIA Salmo 150



"Entoai [ao Senhor] novo cântico, tangei com arte e com júbilo". Salmo 33.3


Durante meus anos de escola, minha vida era dedicada a tocar violino. De dia eu tocava na orquestra da escola e à noite eu praticava em casa.

Passava os verões em acampamentos para músicos ou no poço da orquestra ensaiando em produções teatrais locais. Por isso foi algo surpreendente que, após terminar a escola, eu tenha largado o instrumento, aparentemente para sempre.

Eu estava exausta da prática constante só para conquistar uma posição mais destacada na seção de violinos ou uma melhor classificação no concurso seguinte.

Não voltei a pegar no violino senão quase 15 anos depois, quando nossa igreja estava procurando músicos para tocarem num grupo de louvor. Para minha surpresa, dessa vez a experiência de tocar foi totalmente diferente. Utilizar meu instrumento para expressar meu amor e paixão por Deus fez com que tocar o violino fosse uma alegria, e não uma ocupação.

Muitas vezes nós tratamos o que fazemos para Deus da maneira como eu inicialmente tocava o violino, com ênfase no desempenho. Ficamos tão concentrados no resultado de nossos esforços que simplesmente perdemos a alegria simples de servir a Deus da melhor maneira possível com os dons que recebemos. Quando permitimos que a paixão em nosso coração nos motive, em vez de procurarmos a aprovação humana, o que fazemos pode verdadeiramente trazer a glória ao Deus a que servimos.


PENSAMENTO:


"Servir a Deus deve ser uma alegria, não uma ocupação."





Felicidade Pelo Que Fazemos


(Transcrito)


“Não fosse a tua lei ter sido o meu prazer, há muito já teria eu perecido na minha angústia.” Sl 119.92



A felicidade não tem apenas uma dimensão negativa, mas, sobretudo, um aspecto positivo. Já vimos que somos felizes pelo que evitamos. Agora, veremos que somos felizes pelo que fazemos. O Salmo 1 ainda diz: "Antes o seu prazer está na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite." A Palavra de Deus é a nossa fonte de prazer e alegria. Nela devemos meditar de dia e de noite. Devemos abastecer nossa mente com a verdade de Deus. Devemos alimentar nosso coração com as promessas que emanam da Palavra de Deus.

A Palavra de Deus é melhor do que o ouro depurado e mais doce do que o mel e o destilar dos favos. A Palavra de Deus é o deleite da nossa alma. Nela devemos meditar de dia e de noite. A Palavra restaura a alma e dá sabedoria aos simples. A Palavra é pão que alimenta e água que purifica. Por ela guardamos puro o coração e triunfamos sobre o inimigo. Guardá-la no coração é melhor do que guardar tesouros, pois é a fonte da nossa felicidade!




sexta-feira, 4 de março de 2011

Felicidade Pelo Que Evitamos


(Transcrito)


“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” Sl 1.1



A felicidade é resultado daquilo que evitamos e não apenas daquilo que fazemos. O Salmo 1 inicia assim: "Feliz é o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores nem se assenta na roda dos escarnecedores". Há três progressões neste versículo. A primeira delas é: andar, deter e assentar-se. A segunda é: conselho, caminho e roda. A terceira é: ímpios, pecadores e escarnecedores. Somos felizes na medida em que fugimos de determinados lugares, recusamos determinadas propostas e nos afastamos de determinadas pessoas. Frequentar lugares errados; viver de acordo com padrões errados e andar na companhia de pessoas erradas são o caminho mais rápido para a infelicidade.

A felicidade consiste na coragem de rompermos com determinadas amizades, dizermos um sonoro "não" a determinadas propostas e fugirmos de determinados lugares. Quando deixamos de fazer essas coisas, então, somos felizes, muito felizes!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Felicidade de Ser Cuidado Por Deus


(Transcrito)


“Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador; não te detenhas, ó Deus meu!” Sl 40.17



Uma das verdades mais consoladoras para nossa vida é a providência de Deus. Aquele que é Todo-Poderoso é o mesmo que cuida de nós. O mesmo Deus que nos criou também nos sustenta. Nele vivemos, nos movemos e existimos. Ele é quem nos dá a respiração e tudo o mais. Ele é quem dá vida à semente e multiplica a nossa sementeira. Ele é quem nos dá o pão de cada dia e nos dá saúde para saboreá-lo. Ele é quem dá sabor aos alimentos e a nós o paladar para os saborearmos.

Ele é quem nos preserva a vida e nos livra do mal. Deus é o nosso criador, provedor, protetor, redentor e consolador. O apóstolo Paulo, de forma eloquente, nos pergunta: "Aquele que não poupou a Seu próprio Filho, porventura, não nos dará graciosamente com Ele todas as coisas?" Nossa vida não está solta, ao léu, ao sabor das circunstâncias. Está nas mãos daquEle que está assentado na sala de comando do universo. As mesmas mãos que governam o mundo têm o controle da nossa vida.

A Dádiva da Nova Vida


Por

William O. Paulsell (Kentucky, EUA)



LEIA João 11.28-45



"[Maria disse-Lhe:] Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido". João 11.32


Se Deus tivesse agido, nós não teríamos tido de suportar alguns de nossos próprios problemas. É tentador atribuir nossos problemas à lentidão da ação de Deus.

Quando Jesus começou a chorar pela morte de Lázaro, alguém disse: "Não podia ele, que abriu os olhos do cego, ter impedido este homem de morrer?" Não podia Deus ter impedido que os problemas chegassem à nossa vida? Se Deus nos ama, por que sofremos?

Por amor à multidão que estava à sua volta, Jesus orou e depois gritou para a sepultura: "Lázaro, sai!". Lázaro saiu, com as mãos e os pés envolvidos em panos. Ele encontrou uma vida nova, mas ainda estava constrangido, até que outros, às ordens de Jesus, o libertaram.

Deus age de maneira constante e misericordiosa em nossa vida, embora, muitas vezes, nossa insensibilidade nos impeça de enxergar isso. Remover os "panos" dos nossos olhos requer prestar muita atenção, procurar a presença e a intervenção de Deus mesmo quando parece que nada está acontecendo. Podemos pedir e esperar que Deus atue de maneiras espetaculares, mas a maturidade espiritual vê Deus agindo no comum, no mundano e nos aspectos rotineiros de nossa vida. Quando conseguimos enxergar isso, podemos experimentar a vida nova que Cristo traz.




PENSAMENTO:


"Hoje, procure a presença de Deus em todas as situações. "





terça-feira, 1 de março de 2011

Pedro Também Andou Sobre o Mar


(Transcrito)


“E ele disse: Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus.” Mt 14.29



Na maioria das vezes em que ouvi sobre o episódio em que Jesus andou sobre o mar, observei que a ênfase normalmente se dá em que Pedro teve medo e afundou. É verdade. Só que, antes de afundar, ele andou. Não creio que seja uma visão negativista. O objetivo é abordar o perigo de se perder o foco e a ação salvadora de Cristo. Contudo, observe que antes de afundar ele andou.

Andou por sobre o mar. Nenhum outro discípulo andou. Somente ele. E por que somente ele? Ao ouvir a palavra de Cristo, Pedro foi. Não sei quanto tempo demorou entre o “vem” de Jesus e o primeiro passo de Pedro. Sei é que ele foi. Quantos metros teria andado? Sei lá! Não meço o milagre pelo tempo ou distância.

Deixar o território da dúvida não é fácil. Acreditar e confiar em Deus, sem nenhuma dúvida, não é para qualquer um. Há muita gente que segue Jesus, entretanto não tem a coragem de atender ao “vem”. O maior milagre de Jesus não foi andar sobre o mar, mas permitir que Pedro também andasse.



Obediência Pela Metade


Por

Fred Cloud (Tennessee, EUA)


LEIA Lucas 3.7-17



"[João Batista disse]: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo". Lucas 3.11


Numa noite de inverno, Joe, um dos amigos de meu filho, David, veio à nossa casa para levá-lo a um concerto. Cumprimentei-o e perguntei: "Como você está?". Soprando as mãos, ele disse: "Está um frio terrível esta noite; minhas mãos estão geladas!". "Espere só um minuto", disse. Fui ao quarto buscar um par de luvas e entreguei-lhe. Com um sorriso, disse-lhe: "As Escrituras dizem que “se você tem um par extra de luvas, empreste-as a quem não tem nenhuma”. Fique com elas até o calor retornar.

Depois que eles saíram, fiquei perturbado com o que eu havia dito. João Batista não disse "empreste" - ele disse: "dê". Olhei para a passagem em Lucas e percebi que tinha obedecido ao ensinamento apenas pela metade.

Em tempos de desemprego elevado, em que famílias estão sofrendo a execução das hipotecas de suas casas, Deus nos chama a uma generosidade radical. Fico feliz porque muitas igrejas, incluindo a minha, têm programas de alimentação para os pobres; algumas fornecem roupa grátis ou por preços muito baixos; e algumas se empenham em prover abrigo aos sem-teto.

Na outra vez que vi Joe, disse-lhe: "Fique com as luvas. Citei erroneamente a Bíblia; ela diz para dar, não só emprestar". Fiz isso porque acredito que viver pela palavra de Deus é o caminho para a vida.


PENSAMENTO:

"Deus quer que nós demos generosamente, de mãos abertas".