quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Transformador de Histórias



(Transcrito)


“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. II Co 5.17


O Saulo perseguidor tornou-se o Paulo perseguido. Desde sua conversão entregou-se de corpo e alma à pregação do evangelho. Como um mártir tombou na terra, mas como um príncipe de Deus foi recebido no céu. Ainda hoje, nenhum rei, nenhum filósofo, nenhum pensador jamais teve a mesma projeção na terra. Sua vida ainda inspira milhões de pessoas e, mesmo morto, ainda fala e fala com poderosa eloquência aos ouvidos da história.

A vida desse bandeirante do cristianismo nos mostra que não há casos perdidos para Deus. Revela-nos que Deus pode transformar o pior inimigo no maior aliado. Demonstra-nos que quando Deus age, ninguém pode resistir à graça soberana que predestina e glorifica. A vida de Paulo nos encoraja a jamais desistir de esperar a conversão dos nossos entes queridos, ainda que humanamente isso pareça impossível. A vida desse gigante da evangelização nos motiva a crer que Deus reverte as situações mais desesperadoras, transformando-as em cenários de gloriosa esperança!


PENSE:

Paulo se humilhou ao comando do Senhor Jesus e sua vida foi transformada. E você, o que está esperando?



Queixas! Queixas!


Por


Jacqueline Leaycraft (Califórnia, EUA)


Leia Filipenses 2.14-18



"Fazei tudo sem murmurações". • Filipenses 2.14



As filas no supermercado eram longas. Somente dois caixas estavam funcionando, enquanto outros seis estavam fechados. Era o fim de um dia de trabalho para a maioria dos que aguardavam nas filas. A frustração tomou conta e eu fiquei ali me queixando, como as outras pessoas: "É preciso abrir outros caixas!"

"O que aconteceu com o serviço de atendimento ao cliente?"

Relaxando mais tarde, naquela mesma noite, assisti ao noticiário. Uma das histórias era sobre uma ação de solidariedade numa região pobre da cidade onde estavam doando roupas, sapatos e material escolar para crianças necessitadas. Muitos pais sem-teto e de baixa renda haviam acampado durante quatro dias numa calçada, em favor de seus filhos. E eu me queixando de ficar 15 minutos numa fila no supermercado! Que tipo de testemunho cristão eu tinha dado?

Nossa paciência e calma podem brilhar como um farol num mundo sombrio e perverso. Você está brilhando, ou sua luz está toldada por queixas? Cada um de nós pode optar por brilhar para Deus.


PENSAMENTO:


Para cada queixa que fizer, pense em três motivos de gratidão.




Mudança de Rumo


(Transcrito)


“O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”. Pv 28.13


O verdadeiro arrependimento atinge a vontade. É dar meia volta e voltar-se para Deus. Judas deu os primeiros passos do arrependimento. Ele confessou o pecado e sentiu tristeza a ponto de devolver o dinheiro recebido pela traição. Porém, não deu o último passo, não se voltou para Jesus. Apenas a consciência do erro e a correspondente tristeza não são suficientes.

É preciso exercitar a vontade e correr para os braços do Pai. O filho pródigo caiu em si e voltou para a Casa do Pai. Se ele tivesse apenas lamentado sua condição e permanecido na pocilga, ele teria perecido. Mas, voltou e encontrou o abraço da reconciliação e a festa da salvação.

Você já se arrependeu de quem você é e do que você tem feito contra Deus? Você tem produzido frutos dignos de arrependimento? Ou você ainda se deleita naquilo que Deus abomina? Não há fé salvadora sem arrependimento do pecado. A porta do céu jamais se abrirá para aqueles que não entraram, aqui, pela porta do arrependimento.


PENSE:

"Hoje é tempo de se arrepender".




Nos Braços de Deus


Por
Ivelina Karalambeva (Varna, Bulgária)


LEIA Salmo 94.14-24



"[Deus disse:] De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei." • Hebreus 13.5



Nunca pensei que, um dia, eu viveria sozinha, sem meu querido e amado marido. Mas aconteceu; ele morreu jovem e eu tive de me habituar a novas circunstâncias e a um novo rumo em minha vida.

Uma vez, quando me sentia particularmente solitária, abri minha Bíblia, certa de que Deus me consolaria. Não me lembro qual passagem li, mas lembro que me senti como que aninhada nos braços de Deus. Jamais me esquecerei daquele toque amoroso e terno e de como fiquei tomada de uma alegria que somente as pessoas amadas podem sentir.

Nós jamais estaremos verdadeiramente sós, porque Deus nos oferece uma grande dádiva: amor rico e abundante. Esse amor é incondicional e interminável. Nosso Salvador está muito mais próximo de nós do que qualquer pessoa poderia estar neste mundo.


PENSAMENTO:


"Deus nos oferece um conforto que nenhum ser humano consegue igualar".

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Medo


Por

Grupo Minutos com Deus


"O SENHOR dá força ao seu povo, o SENHOR abençoa com paz ao seu povo." (Salmo 29:11)



O medo é um sentimento comum. Aparece nas mais diversas circunstâncias. Tem a ver com o inesperado, o desconhecido, com aquilo que gera ameaça, perigo, com as situações sobre as quais não temos controle. Tem gente que tem medo de altura, medo de escuro, medo de dirigir.

O problema é quando o medo invade a vida e se instala no coração humano sem uma razão aparente. Sem pedir licença ele vai tomando conta de áreas da vida sobre as quais tínhamos todo o controle antes. Ele paralisa, impossibilita a realização de tarefas, causa inquietação, rouba o sono, tira a paz e a alegria de viver.

Provérbios 3:24 diz: "quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo". Puxa, que alívio! Dormir sem medo, viver sem medo. Simplesmente, viver ! O livro de Provérbios é um livro de sabedoria. Ensina a gente a viver a vida da melhor maneira e a ver e antever coisas que podem comprometer a qualidade e tranqüilidade da nossa vida e de nossos relacionamentos.

Viver uma vida com sabedoria começa num relacionamento vivo com Jesus, expressão humana de Deus, cuja vida demonstra o poder da Palavra de Deus. E como obter sabedoria? Peça a Deus (Tiago 2:5 e 6) e a busque de todo coração na comunhão com o Filho e no temor a Deus. (Salmo 111:10) Comece olhar para vida a partir das verdades da Palavra e do amor de Deus por você e não a partir de seus medos e angústias.

Lembre-se do que disse o apóstolo João: "o amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo." (I João 1:18) e veja "como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus." (I João 3:1)

Descanse. No fim do dia, deite e durma sem medo; em paz. Viva com sabedoria. Não se preocupe com o que está além do necessário. Confie no Senhor e substitua o medo pelo amor de Deus em seu coração. Durma bem e viva melhor!

Sinais na Neblina


Por


Brian Gaunt (East Yorkshire, Inglaterra)

LEIA 1 Coríntios 2.6-16



"Andamos por fé e não pelo que vemos". • 2 Coríntios 5.7



Às vezes, jogo golfe com amigos pela manhã, em meio a uma espessa neblina. Nós jogamos mesmo nessas condições, porque apreciamos o jogo e, normalmente, o nevoeiro é temporário. Mas, apesar de acharmos que conhecemos bem o percurso do golfe, no meio da neblina ele pode se tornar confuso e intimidante. Nossa confiança desvanece. Então, ouvimos os jogadores à nossa frente, que gritam em meio ao nevoeiro, informando que o caminho está desimpedido. Encorajados pela direção da voz, fazemos nossas jogadas com mais confiança. Depois, quando somos nós a desaparecer na neblina, gritamos para os que vêm atrás, para orientá-los na direção certa. Essa ajuda prossegue até que o nevoeiro se esvaia e consigamos enxergar claramente o caminho à frente.

Isso se parece muito com nossa jornada cristã! Quando ficamos confusos ou quando deparamos com palavras das Escrituras que não compreendemos, precisamos que nossos amigos cristãos nos assegurem: "Este é o caminho". Nós não desistimos porque amamos a Deus e sabemos que a neblina que turva nosso caminho é apenas temporária. Em breve, o nevoeiro se desvanecerá e, mais uma vez, veremos o caminho à nossa frente.


PENSAMENTO:


"Quando estamos perdidos, Deus Se oferece para nos ajudar a encontrar um caminho. "





Longe do Nosso Alcance


(Transcrito)

"Suportai-vos uns aos outros". Colossenses 3.13



Israel não podia fazer nada a respeito dos seus inimigos. Estes eram muito mais treinados e organizados e estavam estabelecidos na terra. Israel era muito numeroso, mas sem uma estrutura definida. De fato, as coisas deveriam seguir um ritmo menos apressado a fim de que a precipitação não comprometesse todo o projeto de conquista. Por isso, o Senhor declarou: Não os lançarei (os inimigos) de uma só vez. Pouco a pouco os lançarei de diante de ti (Êx 23.29-30).

Na solução de problemas vamos nos deparar com o fato de que nem tudo vai depender de nós. Há outros atores envolvidos e as coisas podem levar bem mais tempo do que o desejável.

Podemos não discernir completamente a realidade, mas os problemas trabalham no sentido de exercitar a nossa paciência, nos ajudando a sermos mais tolerantes. A Palavra de Deus nos ensina que devemos ser pacientes na tribulação (Rm 12.12) e suportarmos uns aos outros (Cl 3.13).


PENSE:

"Há coisas que estão ao nosso alcance; há coisas que não estão ao nosso alcance; o segredo é saber reconhecê-las".

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O Amor Que Celebra


(Transcrito)


“Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida”. Lc 15:6b



Nas três parábolas de Lucas 15: da ovelha perdida, da dracma perdida e do filho perdido encontramos o mesmo desfecho, a celebração festiva pelo encontro do que estava perdido. Há mais alegria por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove que pensam que não precisam de arrependimento (Lc 15.7). Há júbilo diante dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende (Lc 15.10). Há festa na casa do pai, quando o pródigo volta ao lar (Lc 15.23,24). Deus festeja e celebra a nossa volta para ele. Que sublime o amor de Deus!


Você tem um valor infinito para Deus. O pastor perdeu uma ovelha dentre cem; a mulher uma dracma dentre dez e o pai, que tinha dois filhos, viu um abandonar o lar. O pastor não desistiu da ovelha. Ele foi atrás dela até encontrá-la. A mulher não se conformou em perder uma das moedas. Acendeu a candeia, varreu a casa até encontrá-la. O pai jamais desistiu de esperar o filho voltar para seus braços. Deus se importa com você. Ele ama você com amor eterno.


PENSE:

"Deus não cessa de procurar você para perdoá-lo e celebrar a sua volta".



Eleito Para os Desígnios de Deus


Por

Angela Steed (FLÓRIDA, EUA)

LEIA Jeremias 1.4-10


"Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações". • Jeremias 1.5


Quando era criança, você quis ouvir a história de quando nasceu? Esta é a história que minha mãe costumava me contar: em 1975, na Coréia do Sul, um policial me encontrou, abandonada, numa trincheira cheia de gelo. Fui levada para um orfanato, onde, depois, minha mãe adotiva me escolheu, entre muitos e muitos bebês.



Eu detestava essa história e nunca a repetia a ninguém. Sentia-me envergonhada por ter sido abandonada ao acabar de nascer. Não era suficientemente especial para meus pais biológicos me manterem e nem sequer importante o bastante para ser largada à porta de alguém.



Pelas alegrias e mágoas vividas durante meu crescimento, hoje posso refletir sobre meu humilde começo e compreender que Deus me escolheu para a minha família adotiva. Deus sabia que eu precisava deles tanto quanto eles precisavam de mim.



Deus, muitas vezes, usa pessoas que o mundo não escolheria para influenciarem outras. Moisés era "pesado de boca e pesado de língua"; Jeremias "não passava de uma criança"; a mulher do poço era uma rejeitada social; Raabe era uma prostituta. Deus escolhe tais pessoas para no mostrar que, independentemente de onde começamos, se permitirmos que Ele nos forme e nos molde, podemos fazer diferença no Seu mundo.



PENSAMENTO:



"Não importa quem somos nem de onde viemos, Deus pode fazer uso de nós".






O Fim da História


(Transcrito)


“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”. Rm 8.28



O pessimismo é uma marca registrada dos nossos dias. Analistas políticos, cientistas sociais e economistas preveem um fim catastrófico para a humanidade. Os tempos áureos do ufanismo naufragaram diante da realidade inegável das tragédias que desabaram sobre o ser humano no século passado.



Mas será que a história caminha como um trem descarrilado ladeira abaixo? Será que o mal prevalecerá sobre o bem? A resposta das Escrituras é um sonoro não. Deus está no trono. Ele reina. As crises e as contorções da história não abalam o trono do Todo-poderoso. No fim da linha não está o triunfo do mal, mas a vitória de Deus e da sua igreja.



Jesus Cristo vai voltar. Sua segunda vinda será gloriosa e vitoriosa. Jesus virá como Rei dos reis e Senhor dos senhores, como juiz dos vivos e dos mortos. Ele se assentará no trono da sua glória e julgará as nações. Aqueles que engordaram seus corações com os prazeres do pecado e zombaram da graça de Deus, receberão a justa condenação de seus atos.


PENSE:

"Deus conduzirá a sua história para um fim glorioso".



Acionando Nossa Fé


Por


Gabriela Marquez Gomes (DISTRITO FEDERAL, MÉXICO)

LEIA Mateus 17.14-20


E ele lhes respondeu [...] Em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá e ele passará. Nada vos será impossível. • Mateus 17.20


Num começo de tarde, meu filho de nove anos me pediu para fazer hambúrgueres para o jantar. Disse-lhe que podíamos ter hambúrgueres grelhados e ele ficou contente, porque queria ajudar a acender o carvão. Mas, após 30 minutos, ficou frustrado. Ele disse: "Mãe, acho que ainda vai demorar para a gente comer e eu estou com fome".

Eu lhe disse: "Não se preocupe. Tudo que precisamos fazer é acender um pequeno pedaço de carvão para começar. Depois disso, não vai demorar muito".

O ato de acender o pequeno pedaço de carvão me fez lembrar um retiro espiritual de que participei. Refleti sobre todos os problemas que vinha vivendo e que tinham me afastado de Deus, testado minha fé e aniquilado a esperança em meu coração. O retiro foi a fagulha de que precisei para acender minha fé e confrontar as dificuldades de minha vida. Assim como o fogo começa por um pequeno pedaço de carvão, nossa fé pode se acender com uma pequena (mas verdadeira) dose de amor e certeza de que Deus não nos abandonará.


PENSAMENTO:


"A cada dia, mantenha acesa a chama da esperança e da fé. "





sábado, 4 de setembro de 2010

O Amor Que Procura


(Transcrito)


“Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou”. Lc 15.20



Deus é representado pelo pastor que procura a ovelha perdida, pela mulher que procura a dracma perdida e pelo pai que corre para abraçar e beijar o filho que retorna ao lar. O amor de Deus é incansável no propósito de buscar o perdido. Deus nos atrai para si com amor. Ele não abre mão de nos ter para si. Deus não abdica do direito de nos conquistar com seu amor. Deus nos busca mesmo quando não o buscamos.

Se Deus não nos buscasse, jamais poderíamos encontrá-lo. A ovelha desgarrada e caída não poderia salvar-se a si mesma. A dracma perdida não poderia encontrar-se a si mesma. O filho pródigo não poderia ser aceito de volta se o pai não o acolhesse. O pecado nos afastou de Deus. O diabo cegou o nosso entendimento. O erro nos trouxe escravidão e morte. A não ser que Deus nos estenda a mão, jamais poderemos nos levantar. A não ser que Deus nos infunda vida, jamais poderemos levantar-nos dentre os mortos. A nossa esperança está no fato de que Deus nos ama e jamais desistiu de nos procurar.


PENSE:

"Deus nos ama, não por causa de nós, mas apesar de nós".






Oração Intercessora


Por


John Eyberg (Oklahoma, EUA)


LEIA 1 Timóteo 2.1-6


"Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros". • Filipenses 2.4


Quando uma pessoa me pede para orar por alguma necessidade especial em sua vida, prometo com facilidade. No entanto, cumprir a promessa não é assim tão fácil. Outras preocupações e atividades muitas vezes interferem nesse que é o mais sagrado dos compromissos - o de elevar uma pessoa ao canal da graça de Deus. Porém, quando persevero nisso, torno-me um elo na corrente que inclui outros intercessores e intercessoras. Por outro lado, quando negligencio a oração, nego a mim mesmo o privilégio de me ligar a pessoas fiéis, que estão cumprindo sua promessa sagrada.


Por isso, para me ajudar a lembrar de orar pelas pessoas ou por situações particulares, carrego em meu bolso um pequeno elo quebrado de uma corrente. Sempre que coloco a mão no bolso, sinto o elo e me uno a outros em oração. Orar com e por alguém é um grande privilégio e permite uma santa intimidade que não pode ser reproduzida.


PENSAMENTO:


"Orar pelas pessoas nos une a elas com cordões de amor".