segunda-feira, 28 de junho de 2010

Um Lugar Para Chamar de Lar


Por


Joy E. Miller (VIRGÍNIA, EUA)

LEIA Salmo 23



Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. • João 14.2



"Eu quero ir para casa", disse minha tia idosa, com voz chorosa. Eu gostaria de poder aliviar a sua dor. Na última vez em que a visitamos, ela tinha preparado uma refeição para a família na casa onde vivia há mais de 50 anos. Agora, mamãe e eu a visitávamos em uma casa de saúde. Em um período de três anos, seu mundo tinha mudado para sempre. Seu marido tinha morrido, sua saúde estava se deteriorando, e seu único filho não podia cuidar dela.

Ao nos prepararmos para partir, minha tia murmurou com tristeza: "Não...". Mamãe a abraçou e orou: "Jesus, obrigada por ficares aqui com ela. Ajuda-a a saber que Tu nunca a abandonarás e que estás preparando um novo lar para ela no céu". Enquanto titia nos acompanhava à saída, senti que a estava abandonando à solidão numa situação que ela não tinha possibilidade de mudar. Como eu me sentiria na sua situação? fiquei pensando. Ao nos afastarmos, acenando, mamãe começou a chorar. Pouco tempo depois da nossa visita, minha tia foi se encontrar com seu Salvador face a face.

Todos nós queremos e precisamos de um lugar para chamar de lar. Nossa vida passa por alterações, causadas talvez por doenças, pela perda do emprego ou da família, ou por mudança. Mas Cristo promete preparar um lugar para nós no céu - um lar permanente a Seu lado.



"Mesmo quando perdemos nosso lar terreno, temos um lugar com Deus."

sábado, 26 de junho de 2010

No Ponto de Ônibus


Por


Colette Williams (AUSTRÁLIA DO SUL, AUSTRÁLIA)

LEIA: 1 Samuel 16.1, 6-12


O Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração.
• 1 Samuel 16.7


Cheguei ao ponto de ônibus com meu filho de três anos e olhei para as outras pessoas que já estavam ali. Uma mulher se destacava por seu rosto austero, aparentemente marcado por rugas permanentes de obstinada severidade. Meu filho, no entanto, não dado a julgamentos precipitados, aproximou-se do banco onde ela estava sentada, olhou em seus olhos e começou a conversar. "Oi. Como é seu nome?", perguntou, colocando sua mãozinha delicada no joelho dela. Diante de meus olhos, seu rosto se dissolveu e seus olhos se abrandaram ao responder ao irresistível encanto de uma criança amigável.

A atitude dele e a reação dela levaram-me a pensar no modo como nós reagimos às pessoas. Com que frequência perdemos a oportunidade de estabelecer relacionamentos preciosos porque não nos esforçamos para conhecer pessoas que não julgamos dignas do esforço?

Jesus aproximava-Se de pessoas a quem outras evitavam. Ele quer que nós sejamos Suas mãos, Seu coração e Sua voz a pessoas que parecem inalcançáveis ou pouco atraentes. Algumas pessoas reagirão imediatamente, como a mulher no ponto de ônibus. Outras podem exigir cultivo ao longo do tempo. Mas todas valem o esforço. Afinal de contas, Deus agiu sobre nós ao longo do tempo e ainda está agindo.

PENSAMENTO:


"Uma palavra delicada pode produzir uma simpatia inesperada".


domingo, 20 de junho de 2010

A dor do outro lado das câmeras

Ultimamente temos sido bombardeados com notícias trágicas a respeito de pais que perderam seus filhos para as drogas, principalmente pelo crack.
Outros ainda sofrem a privação de liberdade em seus próprios lares por causa da atitude desesperada de suas mães que com medo de perder seus filhos os acorrentam em casa.

Neste vídeo, você verá o triste retrato de quem é vítima dessa infelicidade que é ter um filho viciado e ao mesmo tempo, a prova de quem nem sempre os sorrisos que vemos dos artistas na TV são o reflexo de suas vidas reais.
Por trás de tantos sorrisos existem vidas amarguradas e cheias de problemas pessoais que as luzes e as câmeras da TV não conseguem captar.

Assista ao vídeo e tire as suas próprias conclusões, se possível, passe para seus amigos.

Lembre-se: “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” Atos 20.35c

terça-feira, 15 de junho de 2010

Vaso Limpo

Por
Débora Taisi Xavier Basse
(Santana do Livramento -RS -Brasil)


Leia Jeremias 18.1-10



"Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? - diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." • Jeremias 18.6



Nesta manhã, após ter limpado um vaso em minha casa, pensei: "Gosto de ver esse vaso limpo". Logo me veio à lembrança da passagem acima. Penso na semelhança entre o barro nas mãos do oleiro e nossas vidas nas mãos de Deus.

Penso em quanto o Senhor nos molda, nos limpa, nos prepara para sermos usados por Ele. Creio que Ele nos olhe e, assim como eu, diga: "Gosto de ver esse vaso limpo".

Todavia, nem sempre nos mantemos limpos e puros diante do Senhor. Às vezes, mal terminamos de orar ou de pedir ao Senhor perdão por nossos pecados e já nos sujamos cometendo algum erro: talvez um gesto ou uma atitude, ou até um pensamento. Então o Senhor nos olha e creio que pense: "Meu filho, por que fizeste isso? Eu estava pronto para usar-te hoje!".


Pense:
"O Senhor quer usar-te, mas como tu estás diante de Deus?"

domingo, 13 de junho de 2010

Dia do Pastor


Sempre admirei essa mensagem,
e hoje Dia do Pastor, dedico-a a
todos os pastores que têm assumido
essa missão tão árdua, mas com muito amor
pelas almas que o Senhor lhes confiou.
Em especial, ao meu pastor Ismael Santos.


(Transcrito)


O pastor que ganha almas precisa ter:

A paciência de Jó, a fé de Abraão,
a integridade de José e a mansidão de Moisés;
A obediência de Samuel, a coragem de Davi,
a amizade de Jônatas e a fidelidade de Elias;
A simpatia de Isaías, a humildade de Jeremias,
a firmeza de Daniel e a sinceridade de Natanael;
A consolação de Barnabé, a pureza de Timóteo,
o amor de João, o espírito evangelístico de Paulo
e a plenitude do Espírito de Estevão.



Porque muitas vezes ele:

Ama e não é amado, exorta, e não é obedecido;
Visita, e é friamente recebido;
Cumprimenta, e é indiferentemente correspondido;
Solicita cooperação e lhe é negada;
Confia em alguém, e é desapontado;
Repreende amorosamente e é desprezado;
Falam-lhe com sorrisos e desacreditam–no na ausência;
Tem bom êxito nas suas obras e é invejado;
Busca a glória de Deus e a salvação das almas, e não é correspondido;
Prega piedade e pureza e vê membros se mundanizando;
Sofre privações e necessidades e vê se desamparado;
Traça planos para o bem da obra, não é coadjuvado;
Consome-se em preparação do melhor alimento espiritual, e não apreciam.

Eis a cruz de um sincero e fiel pastor de almas!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Leia as Instruções

Por

Carolyn Schemahorn (MISSOURI, EUA)

"Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando". • Tiago 1.6


Nosso neto, Camden, ganhou em seu aniversário um helicóptero de brinquedo, que precisava ser montado. Depois que seu avô o montou, o brinquedo não voava. Então, eu tentei, e depois, sua mãe. Mas, ainda assim, o helicóptero não voava.

Enquanto todos nós nos esforçávamos, Camden permanecia ao nosso lado, observando. Finalmente, numa voz calma e prosaica, ele disse:


- "Talvez devêssemos ler as instruções". Ao ouvir suas palavras, todos nós caímos na gargalhada.


Naquele momento, nossa filha lhe assegurou:


- "Quando seu pai chegar em casa, ele montará para você". E foi o que aconteceu.





O que nos leva a tentar fazer algo sem instruções claras? O orgulho e a falsa sensação de autoconfiança podem nos impedir de aproveitar a ajuda disponível.
Meus pensamentos já se voltaram para a Bíblia muitas vezes ao tentar fazer algo por conta própria, sem ler as instruções de Deus que ela oferece. Antes, desejando saber o que Deus quer que eu faça, devo buscar com fé, sem duvidar (Veja Tiago 1.5-6). Quando leio a Palavra de Deus e oro, buscando orientação e sabedoria, Deus as concede graciosamente.


"Admitir que precisamos da ajuda de Deus é sinal de força".


terça-feira, 1 de junho de 2010

Aprendendo com as perdas


Por
Philip Polo (Nairóbi-Quênia)

" Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!" Jó 1.21


A alegria e a empolgação de minha visita aos Estados Unidos ficaram toldadas, de repente, pela ansiedade. Duas de minhas malas de viagem tinham sido perdidas. Estava tomado pela preocupação e tornando-me prisioneiro dela, o que não era saudável nem para mim nem para as pessoas à minha volta.


Então, a declaração de Jó, no versículo acima, veio-me à mente. Jó tinha perdido todos os bens que possuía e sua família fora destruída. Apenas podia imaginar o tumulto emocional em que ele devia estar. No entanto, mesmo depois de ter enfrentado tanto sofrimento, Jó ainda conseguia louvar a Deus.


Compreendi que também tinha chegado a este mundo sem nada e partirei sem nada. Ao contrário de Jó, tinha perdido apenas duas malas e os objetos no seu interior. Minha família está bem e saudável. Tenho recebido muitas bênçãos de Deus pelas quais devo ser grato. Esse pensamento trouxe-me a alegria, a paz de espírito e o conforto de que precisava. Refletir sobre o sofrimento de Jó, o servo de Deus, e sua resposta colocou meu pequeno sofrimento em perspectiva.



"Em vez de nos preocupar com o pouco que talvez possamos ter perdido, podemos agradecer a Deus pelo muito que recebemos".