quarta-feira, 22 de outubro de 2008

A MINHA FAMÍLIA TEM DADO QUE TIPO DE EXEMPLO?


Efésios 6:1-4: Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa – “para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra”. Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.

Estamos vivendo numa época em que as famílias estão um tanto quanto desestruturadas. Hoje não temos mais o retrato familiar tradicional: pai, mãe e filhos, e isso alcançou até mesmo o nosso meio evangélico, infelizmente. Muitas famílias hoje são compostas de filhos com padrastos e madrastas. Os filhos de hoje são na maioria rebeldes e não ouvem conselhos dos pais e muito menos os obedecem. Outros pais são brutos e agressores. Ainda há aqueles que são piores: abusam e violentam sexualmente. Mas não podemos nos conformar e aceitar essa situação, é preciso além de muita oração para educar os filhos, também dar exemplo e ensiná-los a trilhar o caminho certo (PV 22:6).

Na Bíblia temos alguns exemplos de atitudes familiares que veremos a partir de agora, que nos mostrarão o quanto é precioso ter uma família em harmonia, principalmente com Deus.

  • Família de Adão (GN 1-16): Caim e Abel, ambos conheciam a liturgia de adoração ao Senhor, pois eles tinham o privilégio de Deus falar diretamente com eles. Um dia Caim resolveu ofertar à sua maneira, achando que agindo assim, Deus receberia a sua oferta. Como Deus recebeu apenas a oferta de Abel, Caim irou-se e passou a odiá-lo e a maquinar dar cabo da vida de seu irmão. E simulou um passeio para tirar seu irmão da vista dos pais para poder matá-lo. Caim além de ter a sua oferta rejeitada por Deus, carregou para o resto da vida a marca de ser homicida. Muitas pessoas hoje têm a mesma atitude de Caim, ofertam a Deus seus louvores ou o seu serviço na Obra do Senhor do jeito que acham que deve ser e Deus não recebe qualquer oferta e nem aceita que O sirvamos de qualquer jeito.

LIÇÃO: Para sermos amados e aceitos por Deus, não precisamos “matar” o nosso irmão. No coração de Deus tem lugar e amor para todos, basta que como filhos, possamos obedecê-Lo e seguir os Seus ensinamentos.

  • Família de Noé (GN 6-8): Na época de Noé não chovia sobre a terra. Quando Deus fala com ele e anuncia o dilúvio, ele não apenas obedece as ordens que Deus deu de como construir a arca, mas envolveu toda a sua família no projeto. Em situações normais os filhos dele poderiam até achar que Noé estava senil, que seria necessário interná-lo, pois como viria um dilúvio se nunca tinham visto cair chuva? Mas o que me chama a atenção é a obediência, respeito e união desses filhos com o seu pai. A Bíblia não registra que eles tenham questionado, dito que não iriam ajudar, mas fala que Noé entrou na arca com sua esposa, seus filhos e suas noras, quer dizer, que mesmo casados, respeitavam e obedeciam ao seu pai.

LIÇÃO: Idade avançada e cabelos brancos não são sinais de demência ou incapacidade, mas sim, sinais de experiência de quem já viveu diversas situações e soube contorná-las.

  • Família de Abraão (GN 22:1-19): Deus havia prometido a Abraão que ele seria pai de multidões quando ele pensava apenas que deixaria toda a sua herança para o seu empregado Eliezer. Após o nascimento de Isaque que era o filho da promessa por meio de quem Abraão iria ter a sua descendência multiplicada, Deus o pede em sacrifício no lugar do cordeiro que era o animal costumeiro que se utilizava para sacrificar. A luta interior de Abraão deve ter sido terrível: obedecer a Deus sacrificando seu filho, ou desistir de tudo e poupar-lhe a vida?! Afinal Deus havia prometido que ele seria pai de multidões e como agora lhe pedia o seu filho? Mas o que chama mais a atenção nessa história, além da fé de Abraão, lógico, pois ele garantiu aos seus servos que voltaria com Isaque após o sacrifício ao Senhor, é a obediência do rapaz. Ao perceber que não havia cordeiro para o sacrifício, Isaque pergunta ao pai onde estava o cordeiro, e ao perceber que ele seria sacrificado não reclamou, não discutiu, não contestou, e nem abandonou o pai no alto do monte e saiu correndo com medo de morrer. Ele demonstrou que mesmo tendo um pai de idade avançada devia-lhe respeito e obediência, afinal o pai sabia o que estava fazendo.

LIÇÃO: Devemos respeitar nossos pais até o fim da vida, nossa ou deles, pois quando respeitamos e obedecemos temos vida longa.

  • Família de Jacó (GN 47): Apesar de ter crescido sendo invejado e até odiado por seus irmãos, José não tinha o mesmo sentimento por eles. Sofreu a covardia de ser vendido por eles para servir como escravo em terra estranha, com isso foi-lhe negado o direito de conviver com o seu pai e seu irmão caçula Benjamin, como também o direito de ser amado por eles. Que situação! Um adolescente, em terra estranha, trabalhando como empregado, dado como morto em seu lar, sem ter nenhum contato com o seu pai para desmentir toda essa farsa. Não podia mandar uma carta, uma mensagem, nenhum sinal que provasse que estava vivo. Quantas noites em sua cama, não lhe passou pela cabeça o porquê de tudo aquilo, quantas vezes não sentiu saudade de sua liberdade, do carinho de seu pai, e agora estava privado de tudo isso. Mas José em momento algum abandonou seus princípios cristãos e familiares, não resolveu esquecer tudo o que aprendeu com seu pai só porque estava longe de seus olhos, pois sabia que onde ele estivesse tinha um Deus olhando e cuidando dele. E o pagamento que José deu foi acolhendo seus irmãos na mesma terra pra onde o haviam mandado como escravo, mas que ele os acolheu com honra. E José proporcionou um final de vida tranqüilo para seu pai, bem como atendeu ao seu último pedido: enterrá-lo no mesmo local de seus antepassados e assim José o fez.

LIÇÃO: Quando Deus é o centro de nossa vida, por mais que nos machuquem e tentem impedir os planos que Ele tem pra nós de nada adianta, pois Ele sempre cumpre o que planeja. Ele É Soberano!

Poderíamos mostrar muitos outros exemplos bíblicos, porém o que gostaríamos de enfocar com esses aqui citados é a maneira como os filhos se comportam com relação aos seus pais e familiares. Hoje o que vemos, são filhos que pouco se importam com a opinião ou conselhos de seus pais, não têm respeito nem mesmo quando estes estão em idade avançada. Mas também existe uma grande parcela de culpa dos próprios pais em tudo isso que está acontecendo, hoje, a maioria das crianças estão sendo criadas por terceiros: avós, tios, babás, em creches, porque ou os pais estão trabalhando fora, ou apenas a mãe. Quando estes chegam em casa após um dia de trabalho exaustivo, já não têm paciência para cuidar dos filhos, aí as crianças ao invés de receberem amor, carinho atenção são tratados com brutalidade, indiferença ou espancamento.

Existem também aqueles que tentam recomeçar as suas vidas conjugais tão depressa que nem conhecem bem quem é que estão colocando dentro de suas casas e o que vemos são crianças que estão perdendo a infância e quem sabe até a vida inteira por serem vítimas de traumas que carregarão para sempre após terem sido abusadas e/ou violentadas sexualmente, outras sofrendo torturas físicas e psicológicas que nunca serão apagadas de suas mentes e/ou corpos.

É preciso que nós possamos pedir sabedoria ao Senhor para que nossas crianças sejam educadas no temor de Sua palavra e tornem-se cidadãos que façam a diferença neste mundo que jaz no pecado. Amor, carinho, dedicação e limites são os ingredientes para que tenhamos filhos emocionalmente saudáveis, fazer comparações entre filhos, ou ter predileção por algum trará conseqüências amargas.

Pais, lembrem-se que o tempo passa depressa e se você não acompanhar o crescimento de seu filho ficará uma lacuna que nunca será preenchida, pois o tempo não volta. De nada adianta trabalhar incansavelmente para dar um conforto maior ao seu filho e perder os seus primeiros balbucios, seus primeiros passos, suas primeiras travessuras; não estar presente em seus momentos de tristeza para dar apoio, ou em compartilhar seus momentos de alegria. Prover o sustento é preciso, mas que não se esqueça de cuidar dos filhos.

Filhos, também é preciso que se repense a maneira como estão se relacionando com os pais. Obedecer e respeitar não vai fazer de você o pior de todos os seres humanos, pelo contrário, só se tem a ganhar: o amor, o carinho, e a admiração de seus pais. O lar onde filhos e pais trocam amor e respeito a harmonia impera. Conflitos de gerações existem, mas só reconhecemos que naquele momento nossos pais estavam corretos quando atingimos a maturidade ou quando nos tornamos pais também. Filhos obedientes se tornam cidadãos exemplares, bons funcionários, e cristãos dispostos a trabalhar para o Senhor. Lembrem-se que Deus não se agrada de rebeldes, e o primeiro a se rebelar foi o diabo, então este não é um bom exemplo a seguir.

Que possamos repensar como está nosso lar. Será que temos sido exemplo? E se temos, qual o exemplo que temos dado? Como nossos vizinhos nos vêem? Cristo tem sido o centro de nosso lar?

Os últimos dias estão chegando, é preciso que nós não nos acomodemos, mas que possamos deixar que a nossa luz resplandeça e que o nosso lar seja um lugar de aconchego, amor e principalmente de adoração ao Senhor. Nossa vida é como um livro aberto para que a humanidade possa ler, então, o que será que temos escrito no livro de nossa existência?

Que arvoremos essa bandeira: a minha família é um exemplo a ser seguido porque Cristo é o centro dela e por isso em nosso meio existe amor e harmonia.

“Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar”. (Bertrand Russel)

Angela Vauthier