quinta-feira, 24 de abril de 2008

EU TENHO UM CHAMADO

Algumas pessoas comentaram comigo que acharam interessante o título do Blog, disseram que é impactante. Então, resolvi colocar a música que me deu a inspiração, é do Grupo 4 Por 1 e tem por título UM CHAMADO. Uma bela canção que gosto bastante, de mensagem forte e verdadeira, além de uma excelente interpretação do grupo. Eis a letra:

Eu não vou parar
A estrada é muito longa
Vou continuar,
Mesmo em meio às lutas
Eu não estou só, Te sinto aqui.

A vida é mesmo assim
Tantas aflições eu tenho que enfrentar.
Mas o Senhor está
Sempre a me proteger, Te sinto aqui.

Quando o vento sopra contra mim
Os problemas tentam me abater,
Eu me lembro, o Grande Eu Sou me enviou.

Eu tenho um chamado jamais vou me calar
Eu tenho um chamado o evangelho anunciar
Eu fui escolhido no ventre da minha mãe
Eu sei que Deus não abre mão de mim.

Há muito pra fazer não há mais tempo pra olhar pra trás...

Eu tenho um chamado jamais vou me calar
Eu tenho um chamado o evangelho anunciar
Eu fui escolhido no ventre da minha mãe
Eu sei que Deus não abre mão de mim não,
Eu tenho um chamado.



quarta-feira, 23 de abril de 2008

A SUNAMITA, MULHER DE CORAGEM


Em II Reis 4:8-35 encontramos a história da mulher Sunamita. Uma mulher abastada, tinha um marido que era bom para ela, que lhe ouvia, e ela era temente ao Senhor. Só que lhe faltava algo que talvez ela já tivesse até aceitado em seu coração: ela não tinha filhos e seu marido já era idoso. O profeta Eliseu sempre que passava em sua cidade ficava em sua casa, pois ela de bom coração fez um quarto de hóspedes para que ele pudesse descansar da caminhada. Como o profeta queria recompensá-la por esta boa ação começou a pensar o que poderia dar a ela. Perguntando a ela o que desejava, ela respondeu que estava muito bem entre a sua gente. Porém Geazi, seu ajudante, observou que ela já possuía tudo, mas que lhe faltava algo: um filho. Era apenas isso que lhe faltava!

O Senhor, através do profeta, lhe determinou o tempo dela estar com o filho nos braços. A princípio ela não deu muito crédito e pediu ao profeta que não a iludisse. Mas quando Deus fala, Ele cumpre. E no tempo determinado a criança nasceu e um ano após essa palavra, de fato Eliseu pode contemplá-la com o seu filho nos braços. Como aquela mulher deve ter ficado feliz, e o seu esposo como não se sentiu?! Deve ter ficado muito orgulhoso, seus empregados devem ter passado a lhe respeitar mais, pois agora seu patrão era pai. E os familiares como não ficaram?! A alegria agora era completa naquele lar.

Mas certo dia, quando o menino já estava crescido foi ao encontro do pai em seu serviço e começou a se sentir mal, com dor de cabeça, e foi levado para casa e ficou no colo de sua mãe até o meio-dia e morreu. Como não ficou aquele coração de mãe? Ela que nunca tinha sentido a sensação de ter um filho nos braços antes, agora estava com o seu filho no colo, morto. Creio que deve ter passado um filme em sua mente naquele momento: o dia da promessa feita pelo profeta, a gravidez, o nascimento do bebê, seus primeiros balbucios, seus primeiros passinhos, suas primeiras palavras, suas primeiras travessuras, ela deve ter chorado e sorrido ao mesmo tempo com essas lembranças. Mas agora, aquele brilho todo tinha se apagado, ela não ouviria mais ele lhe chamar de “mamãe”, não iria mais correr dentro de casa ou pelos campos onde seu pai trabalhava. Talvez ela naquele momento começasse a pensar como seria o seu futuro sem o seu filhinho e começasse a se entregar à depressão e a tristeza. Mas não, ela não fez isso. Sem fazer escândalos, sem preocupar seu marido foi em busca de quem podia resolver seu problema: o profeta, afinal foi ele quem disse que ela seria mãe. E com muita determinação foi ao seu encontro. O mais importante é que ela não demonstrou a ninguém o que estava passando naquele momento e ao ser indagada por 03 vezes respondeu que estava “tudo bem”, com ela, com seu esposo e com seu filho. O Senhor lhe deu vitória ressuscitando o seu filho com saúde e a felicidade voltou a reinar em seu lar.

A lição que aprendemos com essa passagem bíblica é que em meio aos problemas, não devemos perder a razão e nem sair contando tudo o que acontece conosco e em nosso lar a quem não pode nos ajudar em oração ou nos dar uma palavra amiga. E ainda que a situação pareça irreversível, Deus muda o quadro, pois Ele É o dono da vida!

Que a cada dia possamos confiar mais no Senhor e descansar nEle, como diz em I Pedro 5:7: "Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós".

Angela Vauthier


quarta-feira, 16 de abril de 2008

Últimos Dias, Tempos Difíceis

Por
Angela Vauthier
II TIMÓTEO 3:1-7

1- SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
2 - Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3 - Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4 - Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 - Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
6 - Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
7 - Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

A cada dia que passa, passamos por transformações em nossa vida. O mundo em que vivemos hoje é muito diferente da época de nossos pais e avós, e isto em todos os sentidos: tecnológico, emocional, educacional, etc. A cada minuto que se passa são feitas novas descobertas científicas que têm colaborado para uma melhor qualidade de vida do ser humano, a tecnologia tem facilitado a comunicação de muitas pessoas, a informação chega muito rápido ao ser humano. Porém, não devemos nos esquecer que da mesma maneira que a tecnologia avança, o mundo também desanda para uma falta de amor e moralidade em proporções ainda maiores.

Mas como servos do Senhor devemos nos lembrar que somos um povo diferente (I Pe 2:9 “Vocês porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”.)
e portanto, nosso padrão de vida deve ser um padrão cristão (Rm 12:2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que seja capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.).

Estamos vivendo numa época que as pessoas não se preocupam mais com a felicidade dos outros, para essas pessoas o mais importante é a sua própria felicidade a qualquer custo. Já não se sabe mais o sentido da palavra fidelidade, ou companheirismo. O pior é que os programas televisivos que muitos de nossos jovens acompanham mostram justamente esse mau exemplo, de um tirar proveito do outro, e que a vitória pessoal tem que ser conseguida a qualquer custo, mesmo que o próximo se ofenda, se prejudique (Ex. BBB). A escala de valores hoje é: 1º EU, 2º EU e depois EU. Essa regra também é seguida em alguns ambientes de trabalho, para se dar bem no emprego algumas pessoas preferem ser promovidas não por competência, mas por “puxar o tapete” dos colegas de trabalho. Existe também o amante de si mesmo que não tem o mínimo de respeito pelo familiar, são pais que matam seus filhos, espancam, torturam, incestam, estupram, abandonam, pois para estes nada mais importa a não ser a sua satisfação pessoal. Interessante é que no meio animal se vê o contrário, os bichos defendem e protegem suas crias.
Mas ainda tem uma outra maneira de se ser amante de si mesmo: adiar os planos de ter filhos por causa da realização profissional. Muitas mulheres têm feito isso em nossa geração, e o que vemos hoje são mulheres que engravidam após os 40 anos, tendo uma gravidez de risco devido à idade e privando os filhos de ter a sua companhia na juventude, pois o que mais vemos hoje são mulheres e homens quase na terceira idade com filhos na infância que não serão acompanhados em todas as suas fases com a mesma intensidade de pais mais jovens.
Desobedientes a pais e mães e ingratos é o que mais vemos em nossos dias. Infelizmente o diabo tem levado milhares de vidas a cada dia que passa por não obedecerem aos pais. Acham-se donos de suas próprias vidas, não querem ouvir conselho e o seu final é trágico (Ex. viciados e traficantes). Todos os dias sobem os números das estatísticas da violência por falta de obediência aos pais.
Profanos a cada dia que passa é o que mais vemos. Infelizmente até mesmo em nosso meio cristão. Já não se tem mais o mesmo padrão familiar que víamos há 15 ou 20 anos atrás. Hoje a promiscuidade está exacerbada. Somos bombardeados todos os dias com informações e opiniões de psicólogos, sexólogos, e até mesmo educadores que não se pode reprimir os desejos sexuais dos jovens e muito menos suas opções ou orientações sexuais, e sobre a orientação sexual quem for de encontro pode até ser processado por preconceito. O que mais se vê nos dias atuais são garotas que mal saíram da infância sendo mães, crianças gerando outras crianças. Garotas que nem passaram direito pela puberdade e já carregam em seus ombros a responsabilidade de criar um filho quando nem ela mesma sabe se cuidar. Garotos que não sabem nem o que querem para o seu futuro e já estão com vida sexual ativa engravidando as garotas e abandonando a sorte o resultado de suas aventuras. Outros jovens vivem em total fornicação pois hoje é muito raro de ser ver (até mesmo dentro de nossas Igrejas) os jovens se respeitarem e casarem-se virgens. A moda hoje é ficar, e esse ficar é tão irresponsável que não medem as conseqüências deste ato: DTS’s, gravidez indesejada, além da falta de respeito com o seu próprio corpo. A Bíblia nos fala em II Co 6:12,13,18-20: “tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine... O Corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o Corpo... Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, for do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus,e que vocês não são de si mesmo? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” Quem namora hoje já tem uma vida de casado, a diferença é apenas a situação civil, pois não tem o registro de casamento. E o pior é que os artistas que são formadores de opinião, pessoas públicas, têm essa mesma maneira de se comportar e os jovens se espelham neles. As manchetes das revistas de fofoca estão sempre com o mesmo tipo de notícia: “O MAIS NOVO CASAL”; “FULANO, EX DE FULANA ESTÁ NAMORANDO COM A EX DE BELTRANO”, “MAIS UMA SEPARAÇÃO” e há até quem já faça aposta pra ver qual casal se separa primeiro.
Hoje não se vê mais as famílias como eram antes: pai, mãe, filhos e avós. O que mais temos são mães solteiras por abandono ou por opção (produção independente), lares chefiados apenas pelas mulheres, filhos de pais diferentes, confusão psicológica nas crianças e sendo formada uma geração de pessoas sem referências ou raízes e irresponsáveis. Casamento hoje para muitos é uma instituição falida, loteria, hipocrisia, casa mal assombrada, etc., já para outros é uma eterna busca da felicidade pois querem encontrar no casamento a cura de suas carências afetivas, pois não receberam em sua infância ou adolescência e procura no cônjuge a figura paterna ou materna que lhe faltou um dia. Outros não casam porque não querem responsabilidade e não aceitam ser “mandados” pelo outro, e no nosso meio também existem moças com esse tipo de pensamento: “não vou obedecer a homem nenhum”, quando a Palavra nos diz em Ef 5: 22:Pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da Igreja...”. O diabo a cada dia que passa tem influenciado nas vidas de maneira tal que tudo o que estamos vendo hoje tem sido entendido como “normal e natural”, é a famosa “evolução dos tempos”.

Não podemos deixar que o inimigo de nossas almas faça de nós suas marionetes, mas que façamos como diz a Palavra em Tg 4:7 “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo e ele fugirá de vocês”. Que a cada dia possamos tomar posse das palavras de Jesus (Jo 17:16-17) : “Eles não são do mundo, como eu também não sou. Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade”.